Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Byanca Eugênia Duarte
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Edja Larissa Simão de L., Leite, Dallison Pinheiro, Suassuna, Maria Aparecida Meneses, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Moreira, Henry Witchael Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428
Resumo: A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo.  Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.
id GVAA-2_3639e59b1b46fa735d9da318404bfbd3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4428
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
spelling Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAESatividades lúdicasdesenvolvimentopessoa com deficiênciaA APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo.  Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/442810.18378/rebes.v6i2.4428Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 01 - 04Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 01 - 04Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 01 - 042358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428/3820Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Byanca Eugênia DuarteGomes, Edja Larissa Simão de L.Leite, Dallison PinheiroSuassuna, Maria Aparecida MenesesCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraMoreira, Henry Witchael Dantas2017-12-28T17:05:35ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
title Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
Silva, Byanca Eugênia Duarte
atividades lúdicas
desenvolvimento
pessoa com deficiência
title_short Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
title_full Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
title_sort Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES
author Silva, Byanca Eugênia Duarte
author_facet Silva, Byanca Eugênia Duarte
Gomes, Edja Larissa Simão de L.
Leite, Dallison Pinheiro
Suassuna, Maria Aparecida Meneses
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Moreira, Henry Witchael Dantas
author_role author
author2 Gomes, Edja Larissa Simão de L.
Leite, Dallison Pinheiro
Suassuna, Maria Aparecida Meneses
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Moreira, Henry Witchael Dantas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Byanca Eugênia Duarte
Gomes, Edja Larissa Simão de L.
Leite, Dallison Pinheiro
Suassuna, Maria Aparecida Meneses
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Moreira, Henry Witchael Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv atividades lúdicas
desenvolvimento
pessoa com deficiência
topic atividades lúdicas
desenvolvimento
pessoa com deficiência
dc.description.none.fl_txt_mv A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo.  Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.
description A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo.  Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAESAbstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428
10.18378/rebes.v6i2.4428
url http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v6i2.4428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4428/3820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 01 - 04
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 01 - 04
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 01 - 04
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725009992509030400