Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde |
Texto Completo: | http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608 |
Resumo: | ResumoNeste comentário discutiremos brevemente a definição, evolução e terminologia do popular 'HIIT' (‘high-intensity intermittent training’), como um exemplo do fenômeno frequente, na educação física, de criar termos novos que, na realidade, se referem a conceitos muito antigos e, às vezes, pouco compreendidos pelos próprios profissionais.Palavras-Chaves: treinamento intervalado; treinamento intermitente; treinamento de alta intensidade; história; epistemologia. AbstractIn this commentary we will briefly discuss the definition, evolution, and terminology of the popular 'HIIT' (high-intensity intermittent training), as an example of the frequent phenomenon, in physical education, of creating new terms which, in reality, refer to very old concepts and, sometimes, poorly understood by the professionals themselves.Keywords: interval training; intermittent training; high-intensity training; history; epistemology. figshare DOI: 10.6084/m9.figshare.8285402 |
id |
ICESP-1_df456d92835102ff4ac7425ce080ffca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icesp.br:article/608 |
network_acronym_str |
ICESP-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’Ciências da Saúde, Educação físicatreinamento intervalado, treinamento intermitente, treinamento de alta intensidade, história, epistemologiaEpistemologiaResumoNeste comentário discutiremos brevemente a definição, evolução e terminologia do popular 'HIIT' (‘high-intensity intermittent training’), como um exemplo do fenômeno frequente, na educação física, de criar termos novos que, na realidade, se referem a conceitos muito antigos e, às vezes, pouco compreendidos pelos próprios profissionais.Palavras-Chaves: treinamento intervalado; treinamento intermitente; treinamento de alta intensidade; história; epistemologia. AbstractIn this commentary we will briefly discuss the definition, evolution, and terminology of the popular 'HIIT' (high-intensity intermittent training), as an example of the frequent phenomenon, in physical education, of creating new terms which, in reality, refer to very old concepts and, sometimes, poorly understood by the professionals themselves.Keywords: interval training; intermittent training; high-intensity training; history; epistemology. figshare DOI: 10.6084/m9.figshare.8285402Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPBoullosa, Daniel; iLOAD Solutions2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde; v. 5, n. 10 (2018): RBPeCS, 5(10);2018; 27-302446-5577reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúdeinstname:Faculdades ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608/526Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T21:37:50Zoai:ojs.icesp.br:article/608Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/oai2446-55772446-5577opendoar:2019-06-17T21:37:50Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde - Faculdades ICESPfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
title |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
spellingShingle |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ Boullosa, Daniel; iLOAD Solutions Ciências da Saúde, Educação física treinamento intervalado, treinamento intermitente, treinamento de alta intensidade, história, epistemologia Epistemologia |
title_short |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
title_full |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
title_fullStr |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
title_full_unstemmed |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
title_sort |
Muitas palavras para poucos conceitos: O caso do ‘HIIT’ |
author |
Boullosa, Daniel; iLOAD Solutions |
author_facet |
Boullosa, Daniel; iLOAD Solutions |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boullosa, Daniel; iLOAD Solutions |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde, Educação física treinamento intervalado, treinamento intermitente, treinamento de alta intensidade, história, epistemologia Epistemologia |
topic |
Ciências da Saúde, Educação física treinamento intervalado, treinamento intermitente, treinamento de alta intensidade, história, epistemologia Epistemologia |
description |
ResumoNeste comentário discutiremos brevemente a definição, evolução e terminologia do popular 'HIIT' (‘high-intensity intermittent training’), como um exemplo do fenômeno frequente, na educação física, de criar termos novos que, na realidade, se referem a conceitos muito antigos e, às vezes, pouco compreendidos pelos próprios profissionais.Palavras-Chaves: treinamento intervalado; treinamento intermitente; treinamento de alta intensidade; história; epistemologia. AbstractIn this commentary we will briefly discuss the definition, evolution, and terminology of the popular 'HIIT' (high-intensity intermittent training), as an example of the frequent phenomenon, in physical education, of creating new terms which, in reality, refer to very old concepts and, sometimes, poorly understood by the professionals themselves.Keywords: interval training; intermittent training; high-intensity training; history; epistemology. figshare DOI: 10.6084/m9.figshare.8285402 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608 |
url |
http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/608/526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde; v. 5, n. 10 (2018): RBPeCS, 5(10);2018; 27-30 2446-5577 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde instname:Faculdades ICESP instacron:ICESP |
instname_str |
Faculdades ICESP |
instacron_str |
ICESP |
institution |
ICESP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde - Faculdades ICESP |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754643170890612736 |