AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Sindy Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Perfeito, Danielle Godinho de Araújo, Lima, Bárbara Paiva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/961
Resumo: Para a escolha de qual é o melhor edulcorante ou o mais adequado, são necessários vários testes uma vez que, devem ser seguros, compatíveis com o alimento e ao mesmo tempo agradáveis ao paladar do consumidor. A única forma de se avaliar a aceitação de um edulcorante é por meio de testes sensoriais afetivos. Este estudo teve como objetivo, verificar se existe diferença sensorial significativa para o consumidor quanto à aceitação de 6 amostras de compota de abacaxi “Pérola” adoçadas com sucralose, sucralose/sacarose, estévia, estévia/sacarose, acessulfame-K e acessulfame-K/sacarose por testes de aceitação e análises estatísticas uni e multivariada. As amostras foram avaliadas por 120 consumidores do produto. Foram aplicados testes de aceitação com escala hedônica verbal estruturada de 9 pontos, para avaliação dos atributos de aparência, aroma, sabor, textura e impressão global, teste de escala do ideal para avaliar o teor do gosto doce e teste de intenção de compra do consumidor. Os resultados foram analisados pela análise de variância (ANOVA) e pela análise multivariada com a construção do mapa de preferência interno. Pelo teste de Scott-Knott (p > 0,05), a amostra adoçada com sucralose obteve maior aceitação pelos consumidores, e a amostra adoçada com acessulfame-K obteve menor aceitação. O mapa de preferência interno e a intenção de compra dos consumidores confirmaram os resultados do teste de Scott-Knott, indicando maior aceitação pela amostra de compota de abacaxi adoçada com sucralose.
id IFGO-1_511b15a059140ef81d08bde5898e600f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/961
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTESAceitaçãoananascomosusconsumidoresmapa de preferênciaPara a escolha de qual é o melhor edulcorante ou o mais adequado, são necessários vários testes uma vez que, devem ser seguros, compatíveis com o alimento e ao mesmo tempo agradáveis ao paladar do consumidor. A única forma de se avaliar a aceitação de um edulcorante é por meio de testes sensoriais afetivos. Este estudo teve como objetivo, verificar se existe diferença sensorial significativa para o consumidor quanto à aceitação de 6 amostras de compota de abacaxi “Pérola” adoçadas com sucralose, sucralose/sacarose, estévia, estévia/sacarose, acessulfame-K e acessulfame-K/sacarose por testes de aceitação e análises estatísticas uni e multivariada. As amostras foram avaliadas por 120 consumidores do produto. Foram aplicados testes de aceitação com escala hedônica verbal estruturada de 9 pontos, para avaliação dos atributos de aparência, aroma, sabor, textura e impressão global, teste de escala do ideal para avaliar o teor do gosto doce e teste de intenção de compra do consumidor. Os resultados foram analisados pela análise de variância (ANOVA) e pela análise multivariada com a construção do mapa de preferência interno. Pelo teste de Scott-Knott (p > 0,05), a amostra adoçada com sucralose obteve maior aceitação pelos consumidores, e a amostra adoçada com acessulfame-K obteve menor aceitação. O mapa de preferência interno e a intenção de compra dos consumidores confirmaram os resultados do teste de Scott-Knott, indicando maior aceitação pela amostra de compota de abacaxi adoçada com sucralose.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/96110.33837/msj.v2i1.961Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 51-56Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 51-562359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/961/773Copyright (c) 2019 Sindy Barbosa Santana, Danielle Godinho de Araújo Perfeito, Bárbara Paiva de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Sindy BarbosaPerfeito, Danielle Godinho de AraújoLima, Bárbara Paiva de2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/961Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
title AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
spellingShingle AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
Santana, Sindy Barbosa
Aceitação
ananascomosus
consumidores
mapa de preferência
title_short AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
title_full AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
title_fullStr AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
title_sort AVALIAÇÃO SENSORIAL DE COMPOTA DE ABACAXI “PÉROLA” ADOÇADA COM EDULCORANTES
author Santana, Sindy Barbosa
author_facet Santana, Sindy Barbosa
Perfeito, Danielle Godinho de Araújo
Lima, Bárbara Paiva de
author_role author
author2 Perfeito, Danielle Godinho de Araújo
Lima, Bárbara Paiva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Sindy Barbosa
Perfeito, Danielle Godinho de Araújo
Lima, Bárbara Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação
ananascomosus
consumidores
mapa de preferência
topic Aceitação
ananascomosus
consumidores
mapa de preferência
description Para a escolha de qual é o melhor edulcorante ou o mais adequado, são necessários vários testes uma vez que, devem ser seguros, compatíveis com o alimento e ao mesmo tempo agradáveis ao paladar do consumidor. A única forma de se avaliar a aceitação de um edulcorante é por meio de testes sensoriais afetivos. Este estudo teve como objetivo, verificar se existe diferença sensorial significativa para o consumidor quanto à aceitação de 6 amostras de compota de abacaxi “Pérola” adoçadas com sucralose, sucralose/sacarose, estévia, estévia/sacarose, acessulfame-K e acessulfame-K/sacarose por testes de aceitação e análises estatísticas uni e multivariada. As amostras foram avaliadas por 120 consumidores do produto. Foram aplicados testes de aceitação com escala hedônica verbal estruturada de 9 pontos, para avaliação dos atributos de aparência, aroma, sabor, textura e impressão global, teste de escala do ideal para avaliar o teor do gosto doce e teste de intenção de compra do consumidor. Os resultados foram analisados pela análise de variância (ANOVA) e pela análise multivariada com a construção do mapa de preferência interno. Pelo teste de Scott-Knott (p > 0,05), a amostra adoçada com sucralose obteve maior aceitação pelos consumidores, e a amostra adoçada com acessulfame-K obteve menor aceitação. O mapa de preferência interno e a intenção de compra dos consumidores confirmaram os resultados do teste de Scott-Knott, indicando maior aceitação pela amostra de compota de abacaxi adoçada com sucralose.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/961
10.33837/msj.v2i1.961
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/961
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i1.961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/961/773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 51-56
Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 51-56
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1754565906285985792