Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/154
Resumo: O presente artigo objetiva levar o leitor a uma reflexão da prática docente na área de matemática. Para isso, foram buscadas informações históricas sobre a década de 1970 até o presente, tanto em artigos e obras referentes ao período, como analisando livros didáticos de matemática referentes ao espaço de tempo.  No total, seis livros didáticos, variando o ano de publicação entre 1971 e 2012. Foram consultados autores como Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), para entender melhor cada momento histórico da matemática no Brasil, tendo o período indicado como referência. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de matemática também foram fundamentais para justificar a relação forte entre uma ciência e história. Espera-se que ao final da leitura esteja clara a relação da matemática com sua história, bem como a história do país e ainda, que a educação matemática é dinâmica e acompanha o momento social do país.Palavras Chave: Livro didático. História da matemática. Abordagens contextualizadas.AbstractThis article aims to take the reader to a reflection of mathematics teaching practice. In this purpose, historical information from 1970s to the present was sought, the search was done in articles and works for the period, beyond analyzing textbooks of mathematics related to the time slot, it was a total of six textbooks between the years 1971 and 2012. It was consulted authors as Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), to better understand each historical moment of mathematics in Brazil, having the period set by reference. The National Curriculum Parameters (PCNs) of math were also fundamental to justify the strong relationship between science and history. It is expected that at the end of reading it is clear the relationship of mathematics with its history and the history of the country and also that mathematics education is dynamic and tracks the social moment of the country.Keywords: Textbook. Mathematics’ History. Contextualized Approaches.
id IFMG-1_44677ccd1aa3e8136c02ed99fb406d58
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/154
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemáticaLivro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadasLivro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadasO presente artigo objetiva levar o leitor a uma reflexão da prática docente na área de matemática. Para isso, foram buscadas informações históricas sobre a década de 1970 até o presente, tanto em artigos e obras referentes ao período, como analisando livros didáticos de matemática referentes ao espaço de tempo.  No total, seis livros didáticos, variando o ano de publicação entre 1971 e 2012. Foram consultados autores como Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), para entender melhor cada momento histórico da matemática no Brasil, tendo o período indicado como referência. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de matemática também foram fundamentais para justificar a relação forte entre uma ciência e história. Espera-se que ao final da leitura esteja clara a relação da matemática com sua história, bem como a história do país e ainda, que a educação matemática é dinâmica e acompanha o momento social do país.Palavras Chave: Livro didático. História da matemática. Abordagens contextualizadas.AbstractThis article aims to take the reader to a reflection of mathematics teaching practice. In this purpose, historical information from 1970s to the present was sought, the search was done in articles and works for the period, beyond analyzing textbooks of mathematics related to the time slot, it was a total of six textbooks between the years 1971 and 2012. It was consulted authors as Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), to better understand each historical moment of mathematics in Brazil, having the period set by reference. The National Curriculum Parameters (PCNs) of math were also fundamental to justify the strong relationship between science and history. It is expected that at the end of reading it is clear the relationship of mathematics with its history and the history of the country and also that mathematics education is dynamic and tracks the social moment of the country.Keywords: Textbook. Mathematics’ History. Contextualized Approaches.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisCruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/15410.29069/forscience.2016v4n1.e154ForScience; v. 4, n. 1 (2016): Edição Regular; 102-113ForScience; v. 4, n. 1 (2016): Edição Regular; 102-1132318-635610.29069/forscience.2016v4n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/154/117Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
title Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
spellingShingle Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
Cruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim
Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
title_short Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
title_full Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
title_fullStr Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
title_full_unstemmed Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
title_sort Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
author Cruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim
author_facet Cruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Alan Raniel Borges da; IFMG - Campus Betim
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
topic Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
Livro didático; História da matemática; Abordagens contextualizadas
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo objetiva levar o leitor a uma reflexão da prática docente na área de matemática. Para isso, foram buscadas informações históricas sobre a década de 1970 até o presente, tanto em artigos e obras referentes ao período, como analisando livros didáticos de matemática referentes ao espaço de tempo.  No total, seis livros didáticos, variando o ano de publicação entre 1971 e 2012. Foram consultados autores como Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), para entender melhor cada momento histórico da matemática no Brasil, tendo o período indicado como referência. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de matemática também foram fundamentais para justificar a relação forte entre uma ciência e história. Espera-se que ao final da leitura esteja clara a relação da matemática com sua história, bem como a história do país e ainda, que a educação matemática é dinâmica e acompanha o momento social do país.Palavras Chave: Livro didático. História da matemática. Abordagens contextualizadas.AbstractThis article aims to take the reader to a reflection of mathematics teaching practice. In this purpose, historical information from 1970s to the present was sought, the search was done in articles and works for the period, beyond analyzing textbooks of mathematics related to the time slot, it was a total of six textbooks between the years 1971 and 2012. It was consulted authors as Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), to better understand each historical moment of mathematics in Brazil, having the period set by reference. The National Curriculum Parameters (PCNs) of math were also fundamental to justify the strong relationship between science and history. It is expected that at the end of reading it is clear the relationship of mathematics with its history and the history of the country and also that mathematics education is dynamic and tracks the social moment of the country.Keywords: Textbook. Mathematics’ History. Contextualized Approaches.
description O presente artigo objetiva levar o leitor a uma reflexão da prática docente na área de matemática. Para isso, foram buscadas informações históricas sobre a década de 1970 até o presente, tanto em artigos e obras referentes ao período, como analisando livros didáticos de matemática referentes ao espaço de tempo.  No total, seis livros didáticos, variando o ano de publicação entre 1971 e 2012. Foram consultados autores como Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), para entender melhor cada momento histórico da matemática no Brasil, tendo o período indicado como referência. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de matemática também foram fundamentais para justificar a relação forte entre uma ciência e história. Espera-se que ao final da leitura esteja clara a relação da matemática com sua história, bem como a história do país e ainda, que a educação matemática é dinâmica e acompanha o momento social do país.Palavras Chave: Livro didático. História da matemática. Abordagens contextualizadas.AbstractThis article aims to take the reader to a reflection of mathematics teaching practice. In this purpose, historical information from 1970s to the present was sought, the search was done in articles and works for the period, beyond analyzing textbooks of mathematics related to the time slot, it was a total of six textbooks between the years 1971 and 2012. It was consulted authors as Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), to better understand each historical moment of mathematics in Brazil, having the period set by reference. The National Curriculum Parameters (PCNs) of math were also fundamental to justify the strong relationship between science and history. It is expected that at the end of reading it is clear the relationship of mathematics with its history and the history of the country and also that mathematics education is dynamic and tracks the social moment of the country.Keywords: Textbook. Mathematics’ History. Contextualized Approaches.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/154
10.29069/forscience.2016v4n1.e154
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/154
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2016v4n1.e154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/154/117
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 4, n. 1 (2016): Edição Regular; 102-113
ForScience; v. 4, n. 1 (2016): Edição Regular; 102-113
2318-6356
10.29069/forscience.2016v4n1
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701896929280000