Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/203 |
Resumo: | O presente estudo objetivou explorar a relação entre as atitudes (sob a forma de interesse e disposição em relação à Matemática) e o desempenho no que se refere à Matemática em alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 15 estudantes matriculados no Cursinho Pré-IFMG (short course Pre-IFMG), turma de 2015, que estavam presentes na data da aplicação do questionário e que fizeram os dois simulados aplicados durante o curso. Aplicou-se, coletivamente, a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM). A média das notas de Matemática nos simulados foi comparada com o score da EARM a fim de comparar atitudes e desempenho. Os resultados revelaram que, de forma moderada, os alunos com maiores scores na EARM, isto é, os mais satisfeitos e que demonstram atitudes positivas quanto à Matemática, são aqueles que obtiveram maiores notas nos simulados. Ao final, é apresentada a limitação da pesquisa quanto ao tamanho da amostra assim como sugestões para pesquisas futuras.Palavras-Chave: Matemática. EARM. Correlação e Análise Estatística.AbstractAnalysis of relationship between attitudes and performance in math of the students of cursinho pré-ifmgThis study aimed to explore the relationship between attitudes (in the form of interest and disposition towards mathematics) and performance in relation to mathematics of students from 9th grade of elementary education in public schools. The participants were 15 students enrolled in Cursinho Pré-IFMG, class of 2015, who were present at the time of the interview and did the two trial tests applied during the course. The Attitude Scale in Relation to Mathematics (MRSA) was applied collectively. The average math scores on the trial tests were compared to the score of MRSA in order to compare attitudes and performance. The results revealed that, in a moderate way, students with higher scores on MRSA, ie, the most satisfied and demonstrate positive attitudes towards mathematics are those who obtained higher scores on the trial tests. Finally, the limitation of the research is presented as the sample size as well as the suggestions for future research.Keywords: Mathematics. MRSA. Correlation and Statistical Analysis. |
id |
IFMG-1_934c2caf85482d475d6d59f4f5ca6a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/203 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMGEnsino de Ciências e MatemáticaMatemática. EARM. Ensino Fundamental.O presente estudo objetivou explorar a relação entre as atitudes (sob a forma de interesse e disposição em relação à Matemática) e o desempenho no que se refere à Matemática em alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 15 estudantes matriculados no Cursinho Pré-IFMG (short course Pre-IFMG), turma de 2015, que estavam presentes na data da aplicação do questionário e que fizeram os dois simulados aplicados durante o curso. Aplicou-se, coletivamente, a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM). A média das notas de Matemática nos simulados foi comparada com o score da EARM a fim de comparar atitudes e desempenho. Os resultados revelaram que, de forma moderada, os alunos com maiores scores na EARM, isto é, os mais satisfeitos e que demonstram atitudes positivas quanto à Matemática, são aqueles que obtiveram maiores notas nos simulados. Ao final, é apresentada a limitação da pesquisa quanto ao tamanho da amostra assim como sugestões para pesquisas futuras.Palavras-Chave: Matemática. EARM. Correlação e Análise Estatística.AbstractAnalysis of relationship between attitudes and performance in math of the students of cursinho pré-ifmgThis study aimed to explore the relationship between attitudes (in the form of interest and disposition towards mathematics) and performance in relation to mathematics of students from 9th grade of elementary education in public schools. The participants were 15 students enrolled in Cursinho Pré-IFMG, class of 2015, who were present at the time of the interview and did the two trial tests applied during the course. The Attitude Scale in Relation to Mathematics (MRSA) was applied collectively. The average math scores on the trial tests were compared to the score of MRSA in order to compare attitudes and performance. The results revealed that, in a moderate way, students with higher scores on MRSA, ie, the most satisfied and demonstrate positive attitudes towards mathematics are those who obtained higher scores on the trial tests. Finally, the limitation of the research is presented as the sample size as well as the suggestions for future research.Keywords: Mathematics. MRSA. Correlation and Statistical Analysis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisVilela, Nágila Giovanna Silva; Universidade Federal do Paraná (UFPR)Teixeira Rossi, Zélia Terezinha; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Formiga2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/20310.29069/forscience.2016v4n2.e203ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2016v4n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/203/130Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
title |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
spellingShingle |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG Vilela, Nágila Giovanna Silva; Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ensino de Ciências e Matemática Matemática. EARM. Ensino Fundamental. |
title_short |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
title_full |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
title_fullStr |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
title_full_unstemmed |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
title_sort |
Análise da relação entre atitudes e desempenho quanto à matemática em alunos do cursinho Pré-IFMG |
author |
Vilela, Nágila Giovanna Silva; Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
author_facet |
Vilela, Nágila Giovanna Silva; Universidade Federal do Paraná (UFPR) Teixeira Rossi, Zélia Terezinha; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Formiga |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Rossi, Zélia Terezinha; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Formiga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Nágila Giovanna Silva; Universidade Federal do Paraná (UFPR) Teixeira Rossi, Zélia Terezinha; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Formiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Matemática Matemática. EARM. Ensino Fundamental. |
topic |
Ensino de Ciências e Matemática Matemática. EARM. Ensino Fundamental. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo objetivou explorar a relação entre as atitudes (sob a forma de interesse e disposição em relação à Matemática) e o desempenho no que se refere à Matemática em alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 15 estudantes matriculados no Cursinho Pré-IFMG (short course Pre-IFMG), turma de 2015, que estavam presentes na data da aplicação do questionário e que fizeram os dois simulados aplicados durante o curso. Aplicou-se, coletivamente, a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM). A média das notas de Matemática nos simulados foi comparada com o score da EARM a fim de comparar atitudes e desempenho. Os resultados revelaram que, de forma moderada, os alunos com maiores scores na EARM, isto é, os mais satisfeitos e que demonstram atitudes positivas quanto à Matemática, são aqueles que obtiveram maiores notas nos simulados. Ao final, é apresentada a limitação da pesquisa quanto ao tamanho da amostra assim como sugestões para pesquisas futuras.Palavras-Chave: Matemática. EARM. Correlação e Análise Estatística.AbstractAnalysis of relationship between attitudes and performance in math of the students of cursinho pré-ifmgThis study aimed to explore the relationship between attitudes (in the form of interest and disposition towards mathematics) and performance in relation to mathematics of students from 9th grade of elementary education in public schools. The participants were 15 students enrolled in Cursinho Pré-IFMG, class of 2015, who were present at the time of the interview and did the two trial tests applied during the course. The Attitude Scale in Relation to Mathematics (MRSA) was applied collectively. The average math scores on the trial tests were compared to the score of MRSA in order to compare attitudes and performance. The results revealed that, in a moderate way, students with higher scores on MRSA, ie, the most satisfied and demonstrate positive attitudes towards mathematics are those who obtained higher scores on the trial tests. Finally, the limitation of the research is presented as the sample size as well as the suggestions for future research.Keywords: Mathematics. MRSA. Correlation and Statistical Analysis. |
description |
O presente estudo objetivou explorar a relação entre as atitudes (sob a forma de interesse e disposição em relação à Matemática) e o desempenho no que se refere à Matemática em alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 15 estudantes matriculados no Cursinho Pré-IFMG (short course Pre-IFMG), turma de 2015, que estavam presentes na data da aplicação do questionário e que fizeram os dois simulados aplicados durante o curso. Aplicou-se, coletivamente, a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM). A média das notas de Matemática nos simulados foi comparada com o score da EARM a fim de comparar atitudes e desempenho. Os resultados revelaram que, de forma moderada, os alunos com maiores scores na EARM, isto é, os mais satisfeitos e que demonstram atitudes positivas quanto à Matemática, são aqueles que obtiveram maiores notas nos simulados. Ao final, é apresentada a limitação da pesquisa quanto ao tamanho da amostra assim como sugestões para pesquisas futuras.Palavras-Chave: Matemática. EARM. Correlação e Análise Estatística.AbstractAnalysis of relationship between attitudes and performance in math of the students of cursinho pré-ifmgThis study aimed to explore the relationship between attitudes (in the form of interest and disposition towards mathematics) and performance in relation to mathematics of students from 9th grade of elementary education in public schools. The participants were 15 students enrolled in Cursinho Pré-IFMG, class of 2015, who were present at the time of the interview and did the two trial tests applied during the course. The Attitude Scale in Relation to Mathematics (MRSA) was applied collectively. The average math scores on the trial tests were compared to the score of MRSA in order to compare attitudes and performance. The results revealed that, in a moderate way, students with higher scores on MRSA, ie, the most satisfied and demonstrate positive attitudes towards mathematics are those who obtained higher scores on the trial tests. Finally, the limitation of the research is presented as the sample size as well as the suggestions for future research.Keywords: Mathematics. MRSA. Correlation and Statistical Analysis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/203 10.29069/forscience.2016v4n2.e203 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/203 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2016v4n2.e203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/203/130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 4, n. 2 (2016): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2016v4n2 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701897537454080 |