Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/172 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem no ensino da disciplina de Informática e Sociedade presente nas diretrizes curriculares da maioria dos cursos de Computação e afins. O objeto de estudo refere-se ao curso oferecido aos discentes da Universidade Federal de Itajubá em 2015. O artigo apresenta uma síntese dos principais tópicos debatidos nas aulas, bem como os resultados obtidos com base em uma investigação realizada junto aos discentes, sendo os mais notáveis sumarizados: (i) 96% dos estudantes relataram que a disciplina contribuiu na aquisição de conhecimento relevante para sua futura prática profissional; (ii) os temas informática na educação, regulamentação da profissão de tecnologia da informação, computação verde, computação ubíqua e evolução dos crimes cibernéticos foram os assuntos de maior destaque quanto aos aspectos sociais envolvidos no uso da informática. Palavras-chave: Ciência da computação. Informática e sociedade. Ensino.AbstractAn approach in teaching of the discipline informatics and society in a computer science course: reporting an experienceThis paper presents a proposal for an approach in the teaching of the discipline Informatics and Society, which is present in the curriculum guidelines of most Computing and related courses. The object of study refers to the course offered to students of the Federal University of Itajubá in 2014. The research presents a summary of the main topics discussed in classes as well as the results obtained with basis on an investigation carried out with the students and the most notably summarized: (i) 96% of the students reported that the discipline contributed to the acquisition of relevant knowledge to their future professional practice; (ii) informatics in education issues, regulation of information technology profession, green computing, ubiquitous computing and evolution of cybercrimes were the most prominent themes regarding the social aspects involved in the use of information technology.Keywords: Computer science. Informatics and society. Teaching. |
id |
IFMG-1_9717bae4426d0f71286595e62df5eb90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/172 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiênciaCiência da ComputaçãoCiência da Computação. Informática e Sociedade. Ensino.Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem no ensino da disciplina de Informática e Sociedade presente nas diretrizes curriculares da maioria dos cursos de Computação e afins. O objeto de estudo refere-se ao curso oferecido aos discentes da Universidade Federal de Itajubá em 2015. O artigo apresenta uma síntese dos principais tópicos debatidos nas aulas, bem como os resultados obtidos com base em uma investigação realizada junto aos discentes, sendo os mais notáveis sumarizados: (i) 96% dos estudantes relataram que a disciplina contribuiu na aquisição de conhecimento relevante para sua futura prática profissional; (ii) os temas informática na educação, regulamentação da profissão de tecnologia da informação, computação verde, computação ubíqua e evolução dos crimes cibernéticos foram os assuntos de maior destaque quanto aos aspectos sociais envolvidos no uso da informática. Palavras-chave: Ciência da computação. Informática e sociedade. Ensino.AbstractAn approach in teaching of the discipline informatics and society in a computer science course: reporting an experienceThis paper presents a proposal for an approach in the teaching of the discipline Informatics and Society, which is present in the curriculum guidelines of most Computing and related courses. The object of study refers to the course offered to students of the Federal University of Itajubá in 2014. The research presents a summary of the main topics discussed in classes as well as the results obtained with basis on an investigation carried out with the students and the most notably summarized: (i) 96% of the students reported that the discipline contributed to the acquisition of relevant knowledge to their future professional practice; (ii) informatics in education issues, regulation of information technology profession, green computing, ubiquitous computing and evolution of cybercrimes were the most prominent themes regarding the social aspects involved in the use of information technology.Keywords: Computer science. Informatics and society. Teaching. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisSeabra, Rodrigo Duarte; Universidade Federal de Itajubá2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/17210.29069/forscience.2017v5n1.e172ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/172/135Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
title |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
spellingShingle |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência Seabra, Rodrigo Duarte; Universidade Federal de Itajubá Ciência da Computação Ciência da Computação. Informática e Sociedade. Ensino. |
title_short |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
title_full |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
title_fullStr |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
title_sort |
Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência |
author |
Seabra, Rodrigo Duarte; Universidade Federal de Itajubá |
author_facet |
Seabra, Rodrigo Duarte; Universidade Federal de Itajubá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Rodrigo Duarte; Universidade Federal de Itajubá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Computação Ciência da Computação. Informática e Sociedade. Ensino. |
topic |
Ciência da Computação Ciência da Computação. Informática e Sociedade. Ensino. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem no ensino da disciplina de Informática e Sociedade presente nas diretrizes curriculares da maioria dos cursos de Computação e afins. O objeto de estudo refere-se ao curso oferecido aos discentes da Universidade Federal de Itajubá em 2015. O artigo apresenta uma síntese dos principais tópicos debatidos nas aulas, bem como os resultados obtidos com base em uma investigação realizada junto aos discentes, sendo os mais notáveis sumarizados: (i) 96% dos estudantes relataram que a disciplina contribuiu na aquisição de conhecimento relevante para sua futura prática profissional; (ii) os temas informática na educação, regulamentação da profissão de tecnologia da informação, computação verde, computação ubíqua e evolução dos crimes cibernéticos foram os assuntos de maior destaque quanto aos aspectos sociais envolvidos no uso da informática. Palavras-chave: Ciência da computação. Informática e sociedade. Ensino.AbstractAn approach in teaching of the discipline informatics and society in a computer science course: reporting an experienceThis paper presents a proposal for an approach in the teaching of the discipline Informatics and Society, which is present in the curriculum guidelines of most Computing and related courses. The object of study refers to the course offered to students of the Federal University of Itajubá in 2014. The research presents a summary of the main topics discussed in classes as well as the results obtained with basis on an investigation carried out with the students and the most notably summarized: (i) 96% of the students reported that the discipline contributed to the acquisition of relevant knowledge to their future professional practice; (ii) informatics in education issues, regulation of information technology profession, green computing, ubiquitous computing and evolution of cybercrimes were the most prominent themes regarding the social aspects involved in the use of information technology.Keywords: Computer science. Informatics and society. Teaching. |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem no ensino da disciplina de Informática e Sociedade presente nas diretrizes curriculares da maioria dos cursos de Computação e afins. O objeto de estudo refere-se ao curso oferecido aos discentes da Universidade Federal de Itajubá em 2015. O artigo apresenta uma síntese dos principais tópicos debatidos nas aulas, bem como os resultados obtidos com base em uma investigação realizada junto aos discentes, sendo os mais notáveis sumarizados: (i) 96% dos estudantes relataram que a disciplina contribuiu na aquisição de conhecimento relevante para sua futura prática profissional; (ii) os temas informática na educação, regulamentação da profissão de tecnologia da informação, computação verde, computação ubíqua e evolução dos crimes cibernéticos foram os assuntos de maior destaque quanto aos aspectos sociais envolvidos no uso da informática. Palavras-chave: Ciência da computação. Informática e sociedade. Ensino.AbstractAn approach in teaching of the discipline informatics and society in a computer science course: reporting an experienceThis paper presents a proposal for an approach in the teaching of the discipline Informatics and Society, which is present in the curriculum guidelines of most Computing and related courses. The object of study refers to the course offered to students of the Federal University of Itajubá in 2014. The research presents a summary of the main topics discussed in classes as well as the results obtained with basis on an investigation carried out with the students and the most notably summarized: (i) 96% of the students reported that the discipline contributed to the acquisition of relevant knowledge to their future professional practice; (ii) informatics in education issues, regulation of information technology profession, green computing, ubiquitous computing and evolution of cybercrimes were the most prominent themes regarding the social aspects involved in the use of information technology.Keywords: Computer science. Informatics and society. Teaching. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/172 10.29069/forscience.2017v5n1.e172 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/172 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2017v5n1.e172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/172/135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 5, n. 1 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2017v5n1 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701897451470848 |