QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renato Paula Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama, Beuron, Thiago Antônio, Ávila, Lucas Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral.
id IFRN-3_e93c3ce55807a94481902ac3af9bbdbb
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3585
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALQualidade de Vida no TrabalhoBem-estar no TrabalhoO presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/358510.15628/holos.2018.3585HOLOS; v. 6 (2018); 171-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Renato Paula LopesMadruga, Lúcia Rejane Da Rosa GamaBeuron, Thiago AntônioÁvila, Lucas Veiga2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3585Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Vieira, Renato Paula Lopes
Qualidade de Vida no Trabalho
Bem-estar no Trabalho
title_short QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_sort QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
author Vieira, Renato Paula Lopes
author_facet Vieira, Renato Paula Lopes
Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama
Beuron, Thiago Antônio
Ávila, Lucas Veiga
author_role author
author2 Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama
Beuron, Thiago Antônio
Ávila, Lucas Veiga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renato Paula Lopes
Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama
Beuron, Thiago Antônio
Ávila, Lucas Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida no Trabalho
Bem-estar no Trabalho
topic Qualidade de Vida no Trabalho
Bem-estar no Trabalho
description O presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585
10.15628/holos.2018.3585
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2018); 171-184
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1752129795004563456