QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral. |
id |
IFRN-3_e93c3ce55807a94481902ac3af9bbdbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3585 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALQualidade de Vida no TrabalhoBem-estar no TrabalhoO presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/358510.15628/holos.2018.3585HOLOS; v. 6 (2018); 171-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Renato Paula LopesMadruga, Lúcia Rejane Da Rosa GamaBeuron, Thiago AntônioÁvila, Lucas Veiga2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3585Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
spellingShingle |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL Vieira, Renato Paula Lopes Qualidade de Vida no Trabalho Bem-estar no Trabalho |
title_short |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_fullStr |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_sort |
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NO TRABALHO: AUTOPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
author |
Vieira, Renato Paula Lopes |
author_facet |
Vieira, Renato Paula Lopes Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Beuron, Thiago Antônio Ávila, Lucas Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Beuron, Thiago Antônio Ávila, Lucas Veiga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Renato Paula Lopes Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Beuron, Thiago Antônio Ávila, Lucas Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de Vida no Trabalho Bem-estar no Trabalho |
topic |
Qualidade de Vida no Trabalho Bem-estar no Trabalho |
description |
O presente estudo tem como objetivo identificar a auto percepção dos servidores de uma Universidade Federal, quanto ao seu bem-estar no trabalho; e ainda, sugerir atividades com abordagens multidisciplinares visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar no trabalho dos servidores. Para a realização deste estudo, optou-se por um levantamento em uma das subunidades acadêmicas, Centro de Artes e Letras (CAL), que possui 43 Servidores Técnico-Administrativos, alocados em níveis de apoio, intermediário e superior e com cargos administrativos e técnicos de nível de área afim, sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Quanto à abordagem de pesquisa, classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento elaborado com base no questionário desenvolvido e validado por Constantino (2007). Os principais achados revelam que os Servidores estão satisfeitos foi possível perceber que o Servidor TAE apresenta satisfação com sua qualidade de vida, o fator mais insatisfatório foi relacionado com atividades físicas o que suscitou a sugestão acerca da ginástica laboral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585 10.15628/holos.2018.3585 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.3585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3585/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2018); 171-184 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1752129795004563456 |