Práticas de leitura literária no ensino de língua espanhola na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Tereza Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1613
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral propor atividades de leitura literária para desenvolver a competência leitora e literária em língua espanhola de alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Natal/RN, através da inserção dos textos literários nas aulas semanais de língua espanhola. Quanto à metodologia, a pesquisa é de cunho exploratório, pois tratou de uma abordagem teórica aliada ao processo de observação do ambiente e dos sujeitos, realizando propostas de intervenção. Os sujeitos participantes foram um grupo de quinze alunos do 1º ano de uma única turma. Os dados foram obtidos entre os meses de fevereiro e maio de 2018. Os instrumentos utilizados foram o questionário e o protocolo de observação de aula. O grupo foi submetido a três propostas de aulas com a leitura de gêneros literários (conto, poesia e fragmento de romance). Estas propostas foram idealizadas a partir do estudo e das orientações de autores como Mendoza (2002, 2004, 2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Aragão (2006), Silva (2016) entre outros estudiosos da área. Os gêneros, dentre os trabalhados, mais aceitos pelos alunos foram o fragmento da novela e a poesia. Ao final da pesquisa, os objetivos foram alcançados e as propostas didáticas com o uso do texto literário contribuíram para a formação crítico-reflexiva dos alunos. Além disso, comprovamos e incentivamos o docente a planejar aulas com leitura literária nas aulas de língua estrangeira para desenvolver a competência leitora e literária dos educandos, neste caso, no contexto da Educação de Jovens e Adultos.