Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Boaventura , Natália |
Data de Publicação: |
2022 |
Outros Autores: |
Fonseca, Neusa Esméria da Silva |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Scientia Generalis |
Texto Completo: |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223
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Resumo: |
Introdução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos. Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social. |