No tempo livre das escolas ocupadas: subversões do presentismo pelo ativismo jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Miriam
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Nayara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3518
Resumo: A frequente proposição do presentismo como característica marcante da juventude na contemporaneidade foi frontalmente desafiada pelas narrativas de jovens ativistas do movimento de ocupação de escolas no estado do Rio de Janeiro, registradas em pesquisa acadêmica que focalizou a diferença e a desigualdade na educação escolar das pessoas jovens. Apresenta-se a síntese da problematização das enunciações relativas ao tempo identificadas nessas narrativas, desenvolvida com base em leituras sobre a desconstrução, em Jacques Derrida, articuladas a contribuições de Leonor Arfuch, sobre a entrevista no trabalho acadêmico, e à proposta da escola como skholé, o espaço do tempo livre, por Jan Masschelein e Marten Simons. Dialoga-se com o historiador François Hartog e com a estudiosa das relações da juventude com o tempo, Carmen Leccardi, para abordar o presentismo, concluindo pela potência criativa do movimento em tela, que nos ensina a sonhar com o futuro mesmo quando não sabemos se o teremos.
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