A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula. |
id |
INEP-2_2263e79415ad1473d41139f74cb94d65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2176-66812016000100046 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogiaprogramas de avaliação educacionalinstituições de ensino superiorcurso de PedagogiaResumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.245 2016reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.1590/S2176-6681/367313975info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcela Mara dos SantosReihn,CarolinaSoares,AndressaSoares,Tufi Machadopor2016-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812016000100046Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2016-09-01T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
spellingShingle |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia Silva,Marcela Mara dos Santos programas de avaliação educacional instituições de ensino superior curso de Pedagogia |
title_short |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_full |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_fullStr |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
title_sort |
A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia |
author |
Silva,Marcela Mara dos Santos |
author_facet |
Silva,Marcela Mara dos Santos Reihn,Carolina Soares,Andressa Soares,Tufi Machado |
author_role |
author |
author2 |
Reihn,Carolina Soares,Andressa Soares,Tufi Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marcela Mara dos Santos Reihn,Carolina Soares,Andressa Soares,Tufi Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
programas de avaliação educacional instituições de ensino superior curso de Pedagogia |
topic |
programas de avaliação educacional instituições de ensino superior curso de Pedagogia |
description |
Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2176-6681/367313975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.245 2016 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1752129853769908224 |