A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Marcela Mara dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reihn,Carolina, Soares,Andressa, Soares,Tufi Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046
Resumo: Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.
id INEP-2_2263e79415ad1473d41139f74cb94d65
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-66812016000100046
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogiaprogramas de avaliação educacionalinstituições de ensino superiorcurso de PedagogiaResumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.245 2016reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.1590/S2176-6681/367313975info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcela Mara dos SantosReihn,CarolinaSoares,AndressaSoares,Tufi Machadopor2016-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812016000100046Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2016-09-01T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
spellingShingle A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
Silva,Marcela Mara dos Santos
programas de avaliação educacional
instituições de ensino superior
curso de Pedagogia
title_short A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_full A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_fullStr A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_full_unstemmed A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
title_sort A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia
author Silva,Marcela Mara dos Santos
author_facet Silva,Marcela Mara dos Santos
Reihn,Carolina
Soares,Andressa
Soares,Tufi Machado
author_role author
author2 Reihn,Carolina
Soares,Andressa
Soares,Tufi Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Marcela Mara dos Santos
Reihn,Carolina
Soares,Andressa
Soares,Tufi Machado
dc.subject.por.fl_str_mv programas de avaliação educacional
instituições de ensino superior
curso de Pedagogia
topic programas de avaliação educacional
instituições de ensino superior
curso de Pedagogia
description Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000100046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-6681/367313975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.245 2016
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1752129853769908224