Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança,Inês Ferreira de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima,Rita Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200290
Resumo: Resumo: Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.
id INEP-2_0e649d6b42f3082ddf5934e5c2678df2
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-66812016000200290
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociaisnarrativas de vidatrabalho docenterepresentações sociaisResumo: Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200290Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.246 2016reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEP10.1590/S2176-6681/261628641info:eu-repo/semantics/openAccessBragança,Inês Ferreira de SouzaLima,Rita Pereirapor2016-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S2176-66812016000200290Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbephttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2016-09-08T00:00Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
title Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
spellingShingle Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
Bragança,Inês Ferreira de Souza
narrativas de vida
trabalho docente
representações sociais
title_short Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
title_full Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
title_fullStr Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
title_full_unstemmed Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
title_sort Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais
author Bragança,Inês Ferreira de Souza
author_facet Bragança,Inês Ferreira de Souza
Lima,Rita Pereira
author_role author
author2 Lima,Rita Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança,Inês Ferreira de Souza
Lima,Rita Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv narrativas de vida
trabalho docente
representações sociais
topic narrativas de vida
trabalho docente
representações sociais
description Resumo: Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200290
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-6681/261628641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.97 n.246 2016
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1752129853789831168