Estudo do comportamento de corrosao dos intermetalicos presentes na liga AA2024-T3, por meio de tecnicas de microscopia associadas a tecnicas eletroquimicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, FERNANDA M.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11729
Resumo: A liga de alum??nio AA2024-T3, amplamente utilizada na ind??stria aeroespacial, apresenta elevada resist??ncia mec??nica conferida pela adi????o de elementos de liga, principalmente o Cu, que formam precipitados finamente distribu??dos e coerentes com a matriz, durante o processo de envelhecimento controlado. No entanto, durante este processo, tamb??m se formam intermet??licos (IMs) maiores com composi????o e atividade eletroqu??mica diferentes da matriz, tornando a liga altamente suscet??vel a processos de corros??o localizada. A literatura apresenta diversos trabalhos sobre o estudo da corros??o da AA2024-T3 associada ?? presen??a dos IMs, por??m, o tema ainda ?? bastante controverso, e muitos aspectos precisam ser estudados com mais detalhes ou mesmo ainda desvendados. Nos ??ltimos anos, t??cnicas de microscopia de alta resolu????o, como a microscopia eletr??nica de transmiss??o (TEM) e microscopia eletr??nica de varredura (MEV), associadas ?? espectroscopia por energia dispersiva de raios X (EDS) e a microscopia de for??a at??mica (AFM) bem como t??cnicas eletroqu??micas convencionais e localizadas t??m auxiliado nestas pesquisas. Na presente tese ser??o apresentados os resultados dos estudos realizados sobre a corros??o da liga AA 2024-T3 em solu????es de cloreto de baixa concentra????o. A investiga????o foi realizada aliando as t??cnicas de caracteriza????o anteriormente descritas com t??cnicas eletroqu??micas tradicionais: acompanhamento do potencial de circuito aberto (OCP) com o tempo, curvas de polariza????o (CP) e espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica (EIS) e t??cnicas com elevado poder de resolu????o espacial: como a t??cnica do eletrodo vibrat??rio de varredura (SVET). A caracteriza????o microestrutural confirmou a heterogeneidade dos IMs, e como contribui????es principais, evidenciou a exist??ncia de fases secund??rias (cristalinas ou n??o) no interior dos pr??prios IMs e que a matriz da liga nas proximidades dos IMs apresenta microestrutura vari??vel, todos estes aspectos podendo contribuir de maneira sin??rgica para o complexo comportamento de corros??o exibido pelos IMs. Al??m do mais, mostrou-se que na corros??o os IMs est??o submetidos a ataque eletroqu??mico e qu??mico, este ??ltimo ocasionado por aumento local do pH. Os resultados dos testes eletroqu??micos convencionais mostraram que nas condi????es empregadas no presente estudo a corros??o da liga ?? dominada pelo comportamento de corros??o dos IMs, e que, dentro deste contexto, o transporte de oxig??nio at?? os s??tios cat??dicos formados pelos IMs, ao inv??s da concentra????o de cloretos, parece ser a etapa controladora da velocidade de corros??o. Por outro lado o tratamento da regi??o em altas freq????ncias dos diagramas de EIS se mostrou um importante aliado na compreens??o dos processos que ocorrem na interface quando da corros??o da liga. No que se refere ??s t??cnicas localizadas, a viabilidade do uso da t??cnica do eletrodo vibrat??rio de varredura (SVET) para estudo do in??cio da corros??o na AA2024-T3 foi avaliada e um sistema para aquisi????o de dados experimentais por espectroscopia de imped??ncia localizada (LEIS) foi montado e validado. A SVET confirmou que a atividade eletroqu??mica da liga AA2024-T3 se inicia desde os primeiros instantes de imers??o do material no eletr??lito teste.
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