A sexualidade nas adolescentes com epilepsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vincentiis,Sílvia de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Febrônio,Marília Vieira, Silva,Clóvis Artur Almeida da, Saito,Maria Ignez, Takiuti,Albertina Duarte, Valente,Kette Dualibi Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000300003
Resumo: OBJETIVO: Mulheres com epilepsia apresentam com maior freqüência alterações relacionadas à sexualidade. O conhecimento adquirido com as adultas tem sido usado para as adolescentes, pressupondo-se que elas também sofram influência semelhante. Este estudo teve como objetivo avaliar aspectos relacionados à sexualidade nas adolescentes com epilepsia. MÉTODOS: Foram estudadas 35 pacientes do sexo feminino, com epilepsia, com idades entre 10 a 20 anos. Os critérios de exclusão foram: pacientes que ainda não apresentaram a menarca, com doença crônica associada, ou deficiência mental moderada a grave. As informações sobre a função sexual das adolescentes foram avaliadas através de um questionário padrão. RESULTADOS: Não foi observada diferença entre a idade da primeira relação sexual, atividade sexual, libido e orgasmo entre as adolescentes com epilepsia e o grupo controle. Observaram-se índices de gravidez superiores entre as adolescentes com epilepsia. CONCLUSÃO: Adolescentes com epilepsia têm vida sexualmente ativa, não apresentando as mesmas disfunções que a mulher adulta. Nesta série, nós observamos freqüência elevada de gestação, sugerindo a falta de aconselhamento adequado. Os aspectos relacionados à sexualidade requerem atenção especial por parte dos profissionais de saúde que atendem adolescentes com epilepsia.
id LBE-1_b646299a2f1af4a737d1e8a04927d876
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-26492007000300003
network_acronym_str LBE-1
network_name_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository_id_str
spelling A sexualidade nas adolescentes com epilepsiaadolescentesepilepsiadoenças crônicassexualidadeOBJETIVO: Mulheres com epilepsia apresentam com maior freqüência alterações relacionadas à sexualidade. O conhecimento adquirido com as adultas tem sido usado para as adolescentes, pressupondo-se que elas também sofram influência semelhante. Este estudo teve como objetivo avaliar aspectos relacionados à sexualidade nas adolescentes com epilepsia. MÉTODOS: Foram estudadas 35 pacientes do sexo feminino, com epilepsia, com idades entre 10 a 20 anos. Os critérios de exclusão foram: pacientes que ainda não apresentaram a menarca, com doença crônica associada, ou deficiência mental moderada a grave. As informações sobre a função sexual das adolescentes foram avaliadas através de um questionário padrão. RESULTADOS: Não foi observada diferença entre a idade da primeira relação sexual, atividade sexual, libido e orgasmo entre as adolescentes com epilepsia e o grupo controle. Observaram-se índices de gravidez superiores entre as adolescentes com epilepsia. CONCLUSÃO: Adolescentes com epilepsia têm vida sexualmente ativa, não apresentando as mesmas disfunções que a mulher adulta. Nesta série, nós observamos freqüência elevada de gestação, sugerindo a falta de aconselhamento adequado. Os aspectos relacionados à sexualidade requerem atenção especial por parte dos profissionais de saúde que atendem adolescentes com epilepsia.Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000300003Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.13 n.3 2007reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)instacron:LBE10.1590/S1676-26492007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessVincentiis,Sílvia deFebrônio,Marília VieiraSilva,Clóvis Artur Almeida daSaito,Maria IgnezTakiuti,Albertina DuarteValente,Kette Dualibi Ramospor2007-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1676-26492007000300003Revistahttp://epilepsia.org.br/publicacoes/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jecnpoa@terra.com.br1980-53651676-2649opendoar:2007-12-07T00:00Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)false
dc.title.none.fl_str_mv A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
title A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
spellingShingle A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
Vincentiis,Sílvia de
adolescentes
epilepsia
doenças crônicas
sexualidade
title_short A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
title_full A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
title_fullStr A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
title_full_unstemmed A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
title_sort A sexualidade nas adolescentes com epilepsia
author Vincentiis,Sílvia de
author_facet Vincentiis,Sílvia de
Febrônio,Marília Vieira
Silva,Clóvis Artur Almeida da
Saito,Maria Ignez
Takiuti,Albertina Duarte
Valente,Kette Dualibi Ramos
author_role author
author2 Febrônio,Marília Vieira
Silva,Clóvis Artur Almeida da
Saito,Maria Ignez
Takiuti,Albertina Duarte
Valente,Kette Dualibi Ramos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vincentiis,Sílvia de
Febrônio,Marília Vieira
Silva,Clóvis Artur Almeida da
Saito,Maria Ignez
Takiuti,Albertina Duarte
Valente,Kette Dualibi Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv adolescentes
epilepsia
doenças crônicas
sexualidade
topic adolescentes
epilepsia
doenças crônicas
sexualidade
description OBJETIVO: Mulheres com epilepsia apresentam com maior freqüência alterações relacionadas à sexualidade. O conhecimento adquirido com as adultas tem sido usado para as adolescentes, pressupondo-se que elas também sofram influência semelhante. Este estudo teve como objetivo avaliar aspectos relacionados à sexualidade nas adolescentes com epilepsia. MÉTODOS: Foram estudadas 35 pacientes do sexo feminino, com epilepsia, com idades entre 10 a 20 anos. Os critérios de exclusão foram: pacientes que ainda não apresentaram a menarca, com doença crônica associada, ou deficiência mental moderada a grave. As informações sobre a função sexual das adolescentes foram avaliadas através de um questionário padrão. RESULTADOS: Não foi observada diferença entre a idade da primeira relação sexual, atividade sexual, libido e orgasmo entre as adolescentes com epilepsia e o grupo controle. Observaram-se índices de gravidez superiores entre as adolescentes com epilepsia. CONCLUSÃO: Adolescentes com epilepsia têm vida sexualmente ativa, não apresentando as mesmas disfunções que a mulher adulta. Nesta série, nós observamos freqüência elevada de gestação, sugerindo a falta de aconselhamento adequado. Os aspectos relacionados à sexualidade requerem atenção especial por parte dos profissionais de saúde que atendem adolescentes com epilepsia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-26492007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.13 n.3 2007
reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron:LBE
instname_str Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron_str LBE
institution LBE
reponame_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
collection Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
repository.mail.fl_str_mv ||jecnpoa@terra.com.br
_version_ 1754734659150807040