Planos de contingência para derramamento de petróleo no mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilio, Aline Leal
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451540
Resumo: Com o desenvolvimento da globalização, o derramamento de petróleo no mar tem sido muito discutido entre as autoridades e empresas marítimas. Sabe-se que os principais meios de derramamento são oriundos de avarias ou falhas humanas nos navios, ou seja, por má administração da operação, por acidentes, entre outros; sendo isso o motivo para que os armadores e agências marítimas tenham que se munir de meios para prevenção desses ocorridos. Os efeitos do vazamento de petróleo no mar tomam grandes dimensões devido às propriedades do óleo. Elas fazem com que ele se estenda por uma grande área, deste modo, poluindo o mar e causando sérios problemas à vida marinha desse local. Para premeditar esses efeitos,as autoridades criaram várias leis, entre elas a lei do casco duplo OPA 90(Oil Pollution Act of 1990)que foi criada após o acidente do Exxon Valdez(1989), se tornando uma das mais importantes. Além disso foi exigido que todo navio possuísse um plano de contingência. Assim, teriam menos acidentes e respostas de remediações mais rápidas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar os processos de remediação de acidentes marítimos com óleo e derivados, dando ênfase nas técnicas preventivas e capacitação a bordo, a fim de assegurar a segurança marítima e ambiental, além do desenvolvimento sustentável desse setor, que é imprescindível para o comercio mundial. Sem pretensão de esgotar a temática, serão evidenciadas as principais causas do derramamento de petróleo no mar, consequências ambientais e meios de contenção desse óleo, com a finalidade de buscarmos melhor os processos, seja no treinamento a bordo, vistorias, entre outros.
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