HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843 |
Resumo: | Tendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU) |
id |
METODISTA_f288e0ec8364f16b042b6881e13bb233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/843 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORALComunicaçãomarketing políticoArthur BernardesComunicaciónmarketing políticoArthur BernardesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU)Teniendo en vista la importancia del marketing político y electoral en los días de hoy, esta pesquisa trae elementos que indican su uso en la campaña presidencial de 1922, por el entonces candidato Arthur Bernardes y por su opositor Nilo Peçanha. El objetivo es hacer una comparación entre la campaña electoral desarrollada en la época y los actuales estudios de marketing político a través de la prensa brasileña. Con la pesquisa descriptiva, que usó como metodología la pesquisa histórica, bibliográfica y documental, puede asegurarse que a pesar de hacer casi un siglo, herramientas de propagandas ideológicas eran muy usadas por los candidatos y por la prensa que los apoyaba.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Torrezam, Alexandre2016-08-03T12:30:51Z2011-05-062008-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/843Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
title |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
spellingShingle |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL Torrezam, Alexandre Comunicação marketing político Arthur Bernardes Comunicación marketing político Arthur Bernardes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
title_full |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
title_fullStr |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
title_full_unstemmed |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
title_sort |
HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL |
author |
Torrezam, Alexandre |
author_facet |
Torrezam, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso CPF:94674123412 http://lattes.cnpq.br/2554925339792900 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torrezam, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação marketing político Arthur Bernardes Comunicación marketing político Arthur Bernardes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação marketing político Arthur Bernardes Comunicación marketing político Arthur Bernardes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Tendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-02 2011-05-06 2016-08-03T12:30:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843 |
identifier_str_mv |
TORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997706264576 |