A educação física na Era Vargas: a concretização da identidade moral e cívica brasileira e a formação da mão de obra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1942 |
Resumo: | O presente estudo propõe analisar qual o papel exercido pela Educação Física na Era Vargas. Durante a década de 1930 e o início de 1940 o avanço do capitalismo industrial traduzia-se em formas bastante sutis de dominação, no qual, projetava-se o controle até mesmo da subjetividade, do caráter e da personalidade dos indivíduos. Formulada por intelectuais, militares e estudiosos do assunto e assumida pelo Estado a partir de 1937, a Educação Física assumiu o status de disciplina capaz de tornar o povo brasileiro preparado para acompanhar o desenvolvimento do país. Conferiu-se a essa disciplina o papel de auxiliar na construção de uma nação forte. Isto seria alcançado a partir do investimento sobre o corpo, pela regeneração física e moral do povo brasileiro, tornando-o forte, sadio, eugenizado, útil e produtivo. Ao mesmo tempo, seria possível introjetar nos indivíduos valores como ordem, disciplina, respeito e obediência. O Exército, grande ativador da Educação Física naquele momento, procurava liderar a construção nacional e envolvia essa prática em seus objetivos de militarização da sociedade. Com a consolidação do autoritarismo político a partir de 1937, o Estado integrou a Educação Física e sua ação regeneradora na ideologia de construção nacional então formulada, trazendo um contorno novo, de orientação fascista, ao projeto de construção da nacionalidade a partir dessa prática.(AU) |
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A educação física na Era Vargas: a concretização da identidade moral e cívica brasileira e a formação da mão de obraPhysical education in the Vargas Era: the realization of the Brazilian moral and civic identity and the formation of the workforceConstrução da nacionalidade; Educação física; Era VargasConstruction of nationality; Vargas age; Physical EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo propõe analisar qual o papel exercido pela Educação Física na Era Vargas. Durante a década de 1930 e o início de 1940 o avanço do capitalismo industrial traduzia-se em formas bastante sutis de dominação, no qual, projetava-se o controle até mesmo da subjetividade, do caráter e da personalidade dos indivíduos. Formulada por intelectuais, militares e estudiosos do assunto e assumida pelo Estado a partir de 1937, a Educação Física assumiu o status de disciplina capaz de tornar o povo brasileiro preparado para acompanhar o desenvolvimento do país. Conferiu-se a essa disciplina o papel de auxiliar na construção de uma nação forte. Isto seria alcançado a partir do investimento sobre o corpo, pela regeneração física e moral do povo brasileiro, tornando-o forte, sadio, eugenizado, útil e produtivo. Ao mesmo tempo, seria possível introjetar nos indivíduos valores como ordem, disciplina, respeito e obediência. O Exército, grande ativador da Educação Física naquele momento, procurava liderar a construção nacional e envolvia essa prática em seus objetivos de militarização da sociedade. Com a consolidação do autoritarismo político a partir de 1937, o Estado integrou a Educação Física e sua ação regeneradora na ideologia de construção nacional então formulada, trazendo um contorno novo, de orientação fascista, ao projeto de construção da nacionalidade a partir dessa prática.(AU)This study proposes to analyze the role played by Physical Education in the Vargas Era. During the 1930s and early 1940s the advance of industrial capitalism translated into very subtle forms of domination, in which even the subjectivity, character, and personality of individuals were projected to control. Formulated by intellectuals, military and scholars of the subject and assumed by the state from 1937, Physical Education assumed the status of discipline capable of making the Brazilian people prepared to follow the development of the country. This discipline was given the role of aiding in building a strong nation. This would be achieved by investing in the body, by the physical and moral regeneration of the Brazilian people, making them strong, healthy, eugenized, useful and productive. At the same time, it would be possible to introject into individuals values such as order, discipline, respect and obedience. The Army, a major activator of Physical Education at that time, sought to lead the national construction and involved this practice in its objectives of militarization of society. With the consolidation of political authoritarianism from 1937, the State integrated Physical Education and its regenerative action in the ideology of national construction then formulated, bringing a new outline, fascist orientation, to the project of building nationality from this practice. AU)Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoAlmeida, Jane Soares deUvinha, Ricardo RicciDemartini, Zelia de Brito FabriViana, Luiz Roberto Serralheiro2019-10-22T17:47:36Z2009-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfViana, Luiz Roberto Serralheiro. A educação física na Era Vargas: a concretização da identidade moral e cívica brasileira e a formação da mão de obra. 2009. 122 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-10-22T17:47:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1942Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-10-22T17:47:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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