UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, ângela Soares Louzada
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1195
Resumo: Nesta pesquisa de dissertação de mestrado, priorizamos valorizar ações educativas participativas, nas quais tanto educador como educando aprendem e ensinam simultaneamente, por meio do diálogo, da reflexão em grupo, do exercício da criatividade, buscando enxergar relações de trabalho que envolvam a participação de agentes ou atores e demais coadjuvantes, que representam a realidade circundante. Essa pesquisa pode ser caracterizada como pesquisa de pesquisa. Num procedimento de recuperação dos dados da pesquisa NEPSO de número 516, que teve por tema "A comunidade e a escola", realizada por uma escola pública municipal de Mauá no ano de 2007, foram extraídos indicadores que escoraram a reflexão desenvolvida sobre os limites e possibilidades do uso da pesquisa de opinião na melhoria da qualidade social da escola. A partir dessa recuperação de dados que manifestaram a opinião da comunidade sobre a escola, conhecemos as expectativas desta sobre educação escolar e verificamos em que medida a escola fez uso dos resultados obtidos na pesquisa NEPSO de número 516. As entrevistas foram organizadas e aplicadas pelo grupo de alunos, alunas e professores da escola, que, nesse processo, voltaram sua atenção para conhecer a cultura do seu entorno, com o fim de produzir matéria para o jornal da escola. Os objetivos desta pesquisa acadêmica assentaram na necessidade de recuperar o que pensa a comunidade sobre a escola que vive no seu entorno e extrair dessas manifestações, indicadores que possam contribuir para uma ação educativa de sensibilidade solidária efetiva, favorecendo o relacionamento e a capacidade de bem viver, entre a escola e todos e todas que estão diretamente ligados a ela, de forma que a escola possa desempenhar seu papel com qualidade social.
id METODISTA_8847ab9da7f7b11715505b504078020d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1195
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.Metodologia NepsoAções educativas participativasEscola e comunidadeSensibilidade solidáriaMethodology Nepsoparticipatory educational interventions, school and communityJoint Sensitivity.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta pesquisa de dissertação de mestrado, priorizamos valorizar ações educativas participativas, nas quais tanto educador como educando aprendem e ensinam simultaneamente, por meio do diálogo, da reflexão em grupo, do exercício da criatividade, buscando enxergar relações de trabalho que envolvam a participação de agentes ou atores e demais coadjuvantes, que representam a realidade circundante. Essa pesquisa pode ser caracterizada como pesquisa de pesquisa. Num procedimento de recuperação dos dados da pesquisa NEPSO de número 516, que teve por tema "A comunidade e a escola", realizada por uma escola pública municipal de Mauá no ano de 2007, foram extraídos indicadores que escoraram a reflexão desenvolvida sobre os limites e possibilidades do uso da pesquisa de opinião na melhoria da qualidade social da escola. A partir dessa recuperação de dados que manifestaram a opinião da comunidade sobre a escola, conhecemos as expectativas desta sobre educação escolar e verificamos em que medida a escola fez uso dos resultados obtidos na pesquisa NEPSO de número 516. As entrevistas foram organizadas e aplicadas pelo grupo de alunos, alunas e professores da escola, que, nesse processo, voltaram sua atenção para conhecer a cultura do seu entorno, com o fim de produzir matéria para o jornal da escola. Os objetivos desta pesquisa acadêmica assentaram na necessidade de recuperar o que pensa a comunidade sobre a escola que vive no seu entorno e extrair dessas manifestações, indicadores que possam contribuir para uma ação educativa de sensibilidade solidária efetiva, favorecendo o relacionamento e a capacidade de bem viver, entre a escola e todos e todas que estão diretamente ligados a ela, de forma que a escola possa desempenhar seu papel com qualidade social.In this master s degree dissertation research, we prioritize to value participatory educational interventions, in which both teacher and student learn and teach simultaneously, through dialogue, group reflection, the exercise of creativity, trying to see working relations that involves the participation of agents or players and other assistants, who represent the surrounding reality. This research can be characterized as a research based on another research. In a recovery procedure of the survey data NEPSO number 516, which had the theme "The community and school‖, held by a public school of Maua in 2007, indicators were extracted. They anchored a discussion based on the limits and possibilities on the use of opinion research in order to improve the school social quality. From this data recovery, which expressed the community opinion about the school, we got to know the community expectationsabout schooling and verify to what extent the school has used the research results NEPSO number 516. The interviews were organized and implemented by the group of students and school teachers, which, in this process, focused their attention to know the culture of their surroundings, in order to produce material for the school newspaper. The objectives of this research were based on academic need to recover what the community thinks about the school that lives in their surroundings and draw from those events, indicators that can contribute to an educational action of an effective joint sensitivity, promoting the relationship and the ability to provide welfare, between the school and all who are directly connected to it, so the school can play its role with social quality.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Souza, Roger Marchesini QuadrosCPF:11239612352http://lattes.cnpq.br/6342655447227128Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Santos, ângela Soares Louzada2016-08-03T16:16:24Z2011-08-162011-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, ângela Soares Louzada. UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1195Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
title UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
Santos, ângela Soares Louzada
Metodologia Nepso
Ações educativas participativas
Escola e comunidade
Sensibilidade solidária
Methodology Nepso
participatory educational interventions, school and community
Joint Sensitivity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
title_full UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
title_sort UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.
author Santos, ângela Soares Louzada
author_facet Santos, ângela Soares Louzada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Souza, Roger Marchesini Quadros
CPF:11239612352
http://lattes.cnpq.br/6342655447227128
Almeida, Laurinda Ramalho de
CPF:02635853222
http://lattes.cnpq.br/6318074054951173
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, ângela Soares Louzada
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia Nepso
Ações educativas participativas
Escola e comunidade
Sensibilidade solidária
Methodology Nepso
participatory educational interventions, school and community
Joint Sensitivity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Metodologia Nepso
Ações educativas participativas
Escola e comunidade
Sensibilidade solidária
Methodology Nepso
participatory educational interventions, school and community
Joint Sensitivity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta pesquisa de dissertação de mestrado, priorizamos valorizar ações educativas participativas, nas quais tanto educador como educando aprendem e ensinam simultaneamente, por meio do diálogo, da reflexão em grupo, do exercício da criatividade, buscando enxergar relações de trabalho que envolvam a participação de agentes ou atores e demais coadjuvantes, que representam a realidade circundante. Essa pesquisa pode ser caracterizada como pesquisa de pesquisa. Num procedimento de recuperação dos dados da pesquisa NEPSO de número 516, que teve por tema "A comunidade e a escola", realizada por uma escola pública municipal de Mauá no ano de 2007, foram extraídos indicadores que escoraram a reflexão desenvolvida sobre os limites e possibilidades do uso da pesquisa de opinião na melhoria da qualidade social da escola. A partir dessa recuperação de dados que manifestaram a opinião da comunidade sobre a escola, conhecemos as expectativas desta sobre educação escolar e verificamos em que medida a escola fez uso dos resultados obtidos na pesquisa NEPSO de número 516. As entrevistas foram organizadas e aplicadas pelo grupo de alunos, alunas e professores da escola, que, nesse processo, voltaram sua atenção para conhecer a cultura do seu entorno, com o fim de produzir matéria para o jornal da escola. Os objetivos desta pesquisa acadêmica assentaram na necessidade de recuperar o que pensa a comunidade sobre a escola que vive no seu entorno e extrair dessas manifestações, indicadores que possam contribuir para uma ação educativa de sensibilidade solidária efetiva, favorecendo o relacionamento e a capacidade de bem viver, entre a escola e todos e todas que estão diretamente ligados a ela, de forma que a escola possa desempenhar seu papel com qualidade social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-16
2011-04-13
2016-08-03T16:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, ângela Soares Louzada. UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1195
identifier_str_mv SANTOS, ângela Soares Louzada. UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999803416576