A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Leandro da Nóbrega
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU)
id METODISTA_ab78590be4aa5fa83a7ad99380f836c5
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1084
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicashistória da educaçãoescola públicabons alunossucesso escolarimaginárioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Souza, Rosa Fátima deCPF:69893956522http://lattes.cnpq.br/6453276942134992Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Pinheiro, Leandro da Nóbrega2016-08-03T16:15:56Z2008-09-252007-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1084Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
title A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
spellingShingle A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
Pinheiro, Leandro da Nóbrega
história da educação
escola pública
bons alunos
sucesso escolar
imaginário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
title_full A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
title_fullStr A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
title_full_unstemmed A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
title_sort A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
author Pinheiro, Leandro da Nóbrega
author_facet Pinheiro, Leandro da Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Souza, Rosa Fátima de
CPF:69893956522
http://lattes.cnpq.br/6453276942134992
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Leandro da Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
escola pública
bons alunos
sucesso escolar
imaginário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic história da educação
escola pública
bons alunos
sucesso escolar
imaginário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-08
2008-09-25
2016-08-03T16:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084
identifier_str_mv PINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999237185536