A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU) |
id |
METODISTA_ab78590be4aa5fa83a7ad99380f836c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1084 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicashistória da educaçãoescola públicabons alunossucesso escolarimaginárioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Souza, Rosa Fátima deCPF:69893956522http://lattes.cnpq.br/6453276942134992Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Pinheiro, Leandro da Nóbrega2016-08-03T16:15:56Z2008-09-252007-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1084Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
title |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
spellingShingle |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas Pinheiro, Leandro da Nóbrega história da educação escola pública bons alunos sucesso escolar imaginário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
title_full |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
title_fullStr |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
title_full_unstemmed |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
title_sort |
A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas |
author |
Pinheiro, Leandro da Nóbrega |
author_facet |
Pinheiro, Leandro da Nóbrega |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Jane Soares de CPF:13258852520 http://lattes.cnpq.br/0927807073677027 Souza, Rosa Fátima de CPF:69893956522 http://lattes.cnpq.br/6453276942134992 Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Leandro da Nóbrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação escola pública bons alunos sucesso escolar imaginário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
história da educação escola pública bons alunos sucesso escolar imaginário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem por objetivo, pesquisa a formação do imaginário a respeito dos estudantes considerados bons alunos ao longo da história da educação brasileira. O presente trabalho analisa ainda, o imaginário existente numa escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo quanto ao que sua comunidade escolar considera como sendo o modelo ideal de estudante, e por isso um bom aluno para o nível de ensino fundamental II. A pesquisa empírica foi realizada através do estudo das visões que professores, gestores e alunos tinham sobre o assunto a partir da resposta de questionários respondidos por estes no decorrer do ano letivo de 2006. Acreditamos que através da compreensão das idéias que compõe o imaginário escolar a respeito dos bons alunos possamos propor uma reflexão sobre as constantes queixas de que não temos mais estudantes estudiosos, inteligentes e dedicados nas escolas públicas. Pretendemos ainda, re-pensar os discursos que destacam apenas as questões relacionadas ao fracasso da rede pública de ensino, gerando o quase desaparecimento do sucesso e dos bons alunos no imaginário das comunidades escolares acerca da educação pública. E por fim nos questionar a respeito dos problemas que determinados posicionamentos acabam acarretando na prática pedagógica de professores e no posicionamento das escolas diante do conhecimento e de seus estudantes.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-08 2008-09-25 2016-08-03T16:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Leandro da Nóbrega. A turma da primeira carteira: os bons alunos no imaginário das escolas públicas. 2007. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999237185536 |