EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1144
Resumo: O presente estudo analisou a implantação e a prática educativa do trabalho da missionária metodista norte-americana Martha Hite Watts na virada do século XIX e início do século XX, na cidade de Piracicaba, situada no estado de São Paulo. Os eixos de análise para interpretar as interfaces históricas do período baseiam-se em três aspectos: gênero, educação e missão. Martha Watts, é considerada a primeira educadora metodista no Brasil. Sua atuação se deu a partir de 1881, na cidade de Piracicaba, onde fundou o Colégio Piracicabano, que permanece em funcionamento até o presente momento. Sua experiência educacional foi relevante para o desempenho das escolas metodistas ao adotar uma pedagogia inovadora, nos moldes dos países europeus e de sua terra natal. No Brasil do final do século XIX, Martha Watts mostrou determinação ao enfrentar as diferenças de uma nova cultura e novo ambiente com hábitos, gestos e palavras estranhas para ela. O estudo procurou, a partir do diálogo com as cartas deixadas pela missionária, contribuir para a linha de pesquisa em História da Educação Brasileira. A obra da missionária Martha Watts se configura como um valioso legado para o estudo da História da Educação, História das Mulheres e Gênero.(AU)
id METODISTA_cb74e0d137223d3fa0b75ef7bc58ac99
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1144
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)mulhermissãogênerometodismoeducação femininawomenmissiongendermethodismfemale educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo analisou a implantação e a prática educativa do trabalho da missionária metodista norte-americana Martha Hite Watts na virada do século XIX e início do século XX, na cidade de Piracicaba, situada no estado de São Paulo. Os eixos de análise para interpretar as interfaces históricas do período baseiam-se em três aspectos: gênero, educação e missão. Martha Watts, é considerada a primeira educadora metodista no Brasil. Sua atuação se deu a partir de 1881, na cidade de Piracicaba, onde fundou o Colégio Piracicabano, que permanece em funcionamento até o presente momento. Sua experiência educacional foi relevante para o desempenho das escolas metodistas ao adotar uma pedagogia inovadora, nos moldes dos países europeus e de sua terra natal. No Brasil do final do século XIX, Martha Watts mostrou determinação ao enfrentar as diferenças de uma nova cultura e novo ambiente com hábitos, gestos e palavras estranhas para ela. O estudo procurou, a partir do diálogo com as cartas deixadas pela missionária, contribuir para a linha de pesquisa em História da Educação Brasileira. A obra da missionária Martha Watts se configura como um valioso legado para o estudo da História da Educação, História das Mulheres e Gênero.(AU)This study is about the implantation and the work education of the North American missionary Matha Hite Watts between the end of the century XIX and the beginning of the century XX, in the city of Piracicaba, located in the state of São Paulo. The analysis to interpret the historical interfaces of the period is based in three points: gender, education and mission. Martha Watts, is considerate the first Methodist educator in Brazil. Her reputation was built in 1881, in the city of Piracicaba, where she founded the Piracicabano School, which still exists. Her educational experience was relevant for the Methodists Schools performance, adopting an innovative ped agogy, having the templates of the European countries and also from her home place. During the final century XIX in Brazil, Martha Watts showed determination in facing the difference of a new culture and environment with habits, gestures and words unknown for her. This study sought from the dialog of the letters left by the missionary, contributing for the research line in Brazilian History Education. The missionary work of Martha Watts is a valuable legacy for the study in History of Education, Women s History and Gender.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Souza, Sandra Duarte deCPF:13131313131http://lattes.cnpq.br/7151234594799732Silva, Eliane Moura daCPF:23464218645http://lattes.cnpq.br/8497038112226658Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira2016-08-03T16:16:14Z2010-07-272010-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Lucia Helena Coelho de Oliveira. EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895). 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1144Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
title EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
spellingShingle EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira
mulher
missão
gênero
metodismo
educação feminina
women
mission
gender
methodism
female education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
title_full EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
title_fullStr EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
title_sort EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)
author Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira
author_facet Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Souza, Sandra Duarte de
CPF:13131313131
http://lattes.cnpq.br/7151234594799732
Silva, Eliane Moura da
CPF:23464218645
http://lattes.cnpq.br/8497038112226658
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lucia Helena Coelho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv mulher
missão
gênero
metodismo
educação feminina
women
mission
gender
methodism
female education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic mulher
missão
gênero
metodismo
educação feminina
women
mission
gender
methodism
female education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo analisou a implantação e a prática educativa do trabalho da missionária metodista norte-americana Martha Hite Watts na virada do século XIX e início do século XX, na cidade de Piracicaba, situada no estado de São Paulo. Os eixos de análise para interpretar as interfaces históricas do período baseiam-se em três aspectos: gênero, educação e missão. Martha Watts, é considerada a primeira educadora metodista no Brasil. Sua atuação se deu a partir de 1881, na cidade de Piracicaba, onde fundou o Colégio Piracicabano, que permanece em funcionamento até o presente momento. Sua experiência educacional foi relevante para o desempenho das escolas metodistas ao adotar uma pedagogia inovadora, nos moldes dos países europeus e de sua terra natal. No Brasil do final do século XIX, Martha Watts mostrou determinação ao enfrentar as diferenças de uma nova cultura e novo ambiente com hábitos, gestos e palavras estranhas para ela. O estudo procurou, a partir do diálogo com as cartas deixadas pela missionária, contribuir para a linha de pesquisa em História da Educação Brasileira. A obra da missionária Martha Watts se configura como um valioso legado para o estudo da História da Educação, História das Mulheres e Gênero.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
2010-03-11
2016-08-03T16:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Lucia Helena Coelho de Oliveira. EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895). 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1144
identifier_str_mv LOPES, Lucia Helena Coelho de Oliveira. EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895). 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999390277632