Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franssatto, Rosa de Fátima Moraes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU)
id METODISTA_5a7b38abc76317aed287feadb245516e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1922
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930Education and history: Maria Iracema Munhoz State School, in São Bernardo do Campo, from 1890 to 1930Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- BrasilMaria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- BrazilCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU)This research, of qualitative nature of ethnographic nature, is directed to the decentralization educational policies, which has its field of action in the micro universe of the school. In this context, the role of the school boards is highlighted, among them the Class and Grade Council, as this has been materializing as one of the spaces that most favors the participation of different segments of the school, becoming a determining factor for the quality of the democratization of the school. school management and teaching-learning. The research was developed in three moments: 1) analysis of school documentation; 2) observations in a state school institution of the public school of São Bernardo do Campo and 3) open and semi-structured interviews with parents, student teachers and managers who provided support to make considerations about the practices performed during the Class Councils and Series. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoBarbosa, Joaquim GonçalvesRocha, Heloisa Helena PimentaSaes, Decio Azevedo Marques deFranssatto, Rosa de Fátima Moraes2019-10-07T16:25:48Z2007-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFranssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-10-07T16:25:48Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1922Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-10-07T16:25:48Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
Education and history: Maria Iracema Munhoz State School, in São Bernardo do Campo, from 1890 to 1930
title Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
spellingShingle Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes
Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil
Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
title_full Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
title_fullStr Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
title_full_unstemmed Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
title_sort Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
author Franssatto, Rosa de Fátima Moraes
author_facet Franssatto, Rosa de Fátima Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
Rocha, Heloisa Helena Pimenta
Saes, Decio Azevedo Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Franssatto, Rosa de Fátima Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil
Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil
Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-09
2019-10-07T16:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Franssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922
identifier_str_mv Franssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005146959872