Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU) |
id |
METODISTA_5a7b38abc76317aed287feadb245516e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1922 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930Education and history: Maria Iracema Munhoz State School, in São Bernardo do Campo, from 1890 to 1930Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- BrasilMaria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- BrazilCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU)This research, of qualitative nature of ethnographic nature, is directed to the decentralization educational policies, which has its field of action in the micro universe of the school. In this context, the role of the school boards is highlighted, among them the Class and Grade Council, as this has been materializing as one of the spaces that most favors the participation of different segments of the school, becoming a determining factor for the quality of the democratization of the school. school management and teaching-learning. The research was developed in three moments: 1) analysis of school documentation; 2) observations in a state school institution of the public school of São Bernardo do Campo and 3) open and semi-structured interviews with parents, student teachers and managers who provided support to make considerations about the practices performed during the Class Councils and Series. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoBarbosa, Joaquim GonçalvesRocha, Heloisa Helena PimentaSaes, Decio Azevedo Marques deFranssatto, Rosa de Fátima Moraes2019-10-07T16:25:48Z2007-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFranssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-10-07T16:25:48Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1922Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-10-07T16:25:48Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 Education and history: Maria Iracema Munhoz State School, in São Bernardo do Campo, from 1890 to 1930 |
title |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
spellingShingle |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 Franssatto, Rosa de Fátima Moraes Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
title_full |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
title_fullStr |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
title_full_unstemmed |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
title_sort |
Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930 |
author |
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes |
author_facet |
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Joaquim Gonçalves Rocha, Heloisa Helena Pimenta Saes, Decio Azevedo Marques de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Escola Estadual Maria Iracema Munhoz - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Educação - Historia; Educação- Brasil Maria Iracema Munhoz State School - São Bernardo do Campo (SP) - 1890 - 1930; Education - History; Education- Brazil CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação do diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobrea as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-09 2019-10-07T16:25:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922 |
identifier_str_mv |
Franssatto, Rosa de Fátima Moraes. Educação e história: a escola estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930. 2007. 101 folhas]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005146959872 |