CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rosineide de Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/957
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar qual a compreensão que autores Surdos e não surdos tem diante das conquistas dos Surdos, apontadas no contexto educacional, de forma a examinar os diferentes elementos e aspectos envolvidos indicando quais os principais atores e autores deste cenário. A Pesquisa Bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado, com análise dos conteúdos coletados em livros de autoria de Surdos ou não surdos. O parâmetro cronológico para esta pesquisa está localizado nos últimos quinze anos, período em que as novas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB / 96 tem desacomodado questões relacionadas à educação de pessoas com deficiências. Aparentemente por conta de determinações e regulamentações do Decreto nº 5.626 de DEZEMBRO / 2005, as discussões a respeito dos Surdos e da Língua de Sinais tem ocupado um espaço diferenciado na sociedade, em especial nas escolas regulares e na formação de professores. Num primeiro momento, parece tratar-se de reflexos das discussões postas pelas Políticas de Educação Inclusiva, no entanto, a questão relacionada aos Surdos tem para muitos se destacado quanto à dimensão de suas conquistas e, por vezes parece se referir a uma invenção da atualidade: o Surdo e a Língua de Sinais.
id METODISTA_f058784dc38cc52a60715f91750ad33e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/957
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTOSurdocultura Surdaorganização políticaconquistas educacionaisautoras Surdas e autoras não surdas.Deafdeaf culturepolitical organizationeducational achievementsDeaf authors and not deaf authorsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa se propõe a investigar qual a compreensão que autores Surdos e não surdos tem diante das conquistas dos Surdos, apontadas no contexto educacional, de forma a examinar os diferentes elementos e aspectos envolvidos indicando quais os principais atores e autores deste cenário. A Pesquisa Bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado, com análise dos conteúdos coletados em livros de autoria de Surdos ou não surdos. O parâmetro cronológico para esta pesquisa está localizado nos últimos quinze anos, período em que as novas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB / 96 tem desacomodado questões relacionadas à educação de pessoas com deficiências. Aparentemente por conta de determinações e regulamentações do Decreto nº 5.626 de DEZEMBRO / 2005, as discussões a respeito dos Surdos e da Língua de Sinais tem ocupado um espaço diferenciado na sociedade, em especial nas escolas regulares e na formação de professores. Num primeiro momento, parece tratar-se de reflexos das discussões postas pelas Políticas de Educação Inclusiva, no entanto, a questão relacionada aos Surdos tem para muitos se destacado quanto à dimensão de suas conquistas e, por vezes parece se referir a uma invenção da atualidade: o Surdo e a Língua de Sinais.This research aims to investigate how the authors understand that Deaf and deaf is not on the achievements of the Deaf, directed the educational context in order to examine the different elements and aspects involved indicating which key players and authors of this scenario. The literature was the methodological approach adopted, with analysis of the contents collected in books by non-Deaf or deaf. The chronological parameter for this research is located in the last fifteen years, during which the new rules of the Law of Directives and Bases of Education - LDB / 96 has unaccommodated issue related to education of persons with disabilities. Apparently because of determinations and regulations of Decree No. 5626 DECEMBER / 2005, discussions about the Deaf and sign language have occupied a unique space in society, especially in mainstream schools and teacher training. At first, it seems to be a reflection of the discussions made by the Inclusive Education Political, however, the issue related to the Deaf has been outstanding for many of the extent of his achievements, and sometimes seems to refer to one of the present invention: The Deaf and Sign Language.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Moura, Maria Cecilia deCPF:89020032023Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Soares, Rosineide de Andrade2016-08-03T16:15:30Z2011-12-142011-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Rosineide de Andrade. CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:14Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/957Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:14Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
title CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
spellingShingle CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
Soares, Rosineide de Andrade
Surdo
cultura Surda
organização política
conquistas educacionais
autoras Surdas e autoras não surdas.
Deaf
deaf culture
political organization
educational achievements
Deaf authors and not deaf authors
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
title_full CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
title_fullStr CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
title_full_unstemmed CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
title_sort CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO
author Soares, Rosineide de Andrade
author_facet Soares, Rosineide de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Moura, Maria Cecilia de
CPF:89020032023
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rosineide de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
cultura Surda
organização política
conquistas educacionais
autoras Surdas e autoras não surdas.
Deaf
deaf culture
political organization
educational achievements
Deaf authors and not deaf authors
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Surdo
cultura Surda
organização política
conquistas educacionais
autoras Surdas e autoras não surdas.
Deaf
deaf culture
political organization
educational achievements
Deaf authors and not deaf authors
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa se propõe a investigar qual a compreensão que autores Surdos e não surdos tem diante das conquistas dos Surdos, apontadas no contexto educacional, de forma a examinar os diferentes elementos e aspectos envolvidos indicando quais os principais atores e autores deste cenário. A Pesquisa Bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado, com análise dos conteúdos coletados em livros de autoria de Surdos ou não surdos. O parâmetro cronológico para esta pesquisa está localizado nos últimos quinze anos, período em que as novas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB / 96 tem desacomodado questões relacionadas à educação de pessoas com deficiências. Aparentemente por conta de determinações e regulamentações do Decreto nº 5.626 de DEZEMBRO / 2005, as discussões a respeito dos Surdos e da Língua de Sinais tem ocupado um espaço diferenciado na sociedade, em especial nas escolas regulares e na formação de professores. Num primeiro momento, parece tratar-se de reflexos das discussões postas pelas Políticas de Educação Inclusiva, no entanto, a questão relacionada aos Surdos tem para muitos se destacado quanto à dimensão de suas conquistas e, por vezes parece se referir a uma invenção da atualidade: o Surdo e a Língua de Sinais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
2011-09-15
2016-08-03T16:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Rosineide de Andrade. CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/957
identifier_str_mv SOARES, Rosineide de Andrade. CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998294515712