DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Magda Mônica Pereira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/22
Resumo: O Brasil, até poucos anos atrás, não via em sua agenda de prioridades a educação como foco principal para o crescimento econômico, talvez por não acreditar que com a estabilidade da moeda, abertura da economia e outros fatores necessitassem de pessoal qualificado para poder manter a capacidade produtiva. Assim, o país tenta corrigir esta situação investindo em educação, incorporando novas tecnologias no processo produtivo, necessitando de uma força de trabalho hábil para aprender e desenvolver as novas técnicas. Atualmente o Brasil mantém um dos menores índices de desemprego, no entanto, muitas empresas sofrem com o apagão da qualificação, necessitando realizar treinamentos e por consequência aumento em seus custos. As empresas tentam driblar a falta de pessoal qualificado investindo nos programas de estágio e trainee, realizando contratações de profissionais estrangeiros, criando universidades corporativas, e em alguns casos, as empresas estreitam seus laços junto às redes de ensino, a fim de preparar jovens para o domínio de novas tecnologias, associado ao aprimoramento em sua área de atuação, evitando assim o desequilíbrio entre teoria e prática . As organizações empresariais conscientes de seu papel começam a compreender que a prosperidade tão almejada não se traduz por faturamentos vultosos ou simplesmente pela quantidade de produtos vendidos. Estas despertam para a criação e adaptação de empresas-cidadãs que por meio de suas ações sociais, buscam desenvolver atividades solidárias. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a Responsabilidade Social Empresarial sob a ótica de parcerias com escolas (parceria entre a General Motors do Brasil, por meio de seu braço social - o Instituto General Motors e a Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão da Cidade de São Caetano do Sul). A parceria se concretiza, por meio do Programa Jovens Empreendedores ou Fábrica de Cabides . O intuito do Programa é despertar o espírito empreendedor nos estudantes e incentivar a formação de futuros empresários. Com os objetivos específicos determinou-se: a) estudar parcerias entre empresas e escolas no desenvolvimento da RSE; b) entender os motivos que levaram a empresa e a escola a concretizar a parceria e suas expectativas; c) identificar possíveis alterações ocorridas na escola, atribuídas ao processo de parceria. A partir destes objetivos, o procedimento metodológico foi orientado pelo método de estudo de caso, objetivando uma pesquisa mais voltada para abordagem qualitativa, levantando-se referenciais teóricos, bem como, procedimentos de análise de dados por meio de questionário, observação direta e artefatos físicos. A análise compreensiva dos dados foi realizada a partir de dois núcleos temáticos: importância da parceria e mercado de trabalho. Os resultados evidenciam que iniciativas de parcerias podem se reverter em melhoria da qualidade de ensino que permita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à inserção responsável no mercado de trabalho com uma dimensão cidadã.
id METODISTA_bae3c694c87e418a21c99055f7060905
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/22
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIALFrom the period of featherbedding to the real knowleged: a partnership between Instituto General Motors and Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão in the development of entrepreneur social responsibilityresponsabilidade social empresarialparceria empresa e escolaestudo de casoInstituto General Motorsgestão de pessoasentrepreneur social responsibilitycompany and school partnershipstudy of caseInstituto General MotorsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO Brasil, até poucos anos atrás, não via em sua agenda de prioridades a educação como foco principal para o crescimento econômico, talvez por não acreditar que com a estabilidade da moeda, abertura da economia e outros fatores necessitassem de pessoal qualificado para poder manter a capacidade produtiva. Assim, o país tenta corrigir esta situação investindo em educação, incorporando novas tecnologias no processo produtivo, necessitando de uma força de trabalho hábil para aprender e desenvolver as novas técnicas. Atualmente o Brasil mantém um dos menores índices de desemprego, no entanto, muitas empresas sofrem com o apagão da qualificação, necessitando realizar treinamentos e por consequência aumento em seus custos. As empresas tentam driblar a falta de pessoal qualificado investindo nos programas de estágio e trainee, realizando contratações de profissionais estrangeiros, criando universidades corporativas, e em alguns casos, as empresas estreitam seus laços junto às redes de ensino, a fim de preparar jovens para o domínio de novas tecnologias, associado ao aprimoramento em sua área de atuação, evitando assim o desequilíbrio entre teoria e prática . As organizações empresariais conscientes de seu papel começam a compreender que a prosperidade tão almejada não se traduz por faturamentos vultosos ou simplesmente pela quantidade de produtos vendidos. Estas despertam para a criação e adaptação de empresas-cidadãs que por meio de suas ações sociais, buscam desenvolver atividades solidárias. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a Responsabilidade Social Empresarial sob a ótica de parcerias com escolas (parceria entre a General Motors do Brasil, por meio de seu braço social - o Instituto General Motors e a Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão da Cidade de São Caetano do Sul). A parceria se concretiza, por meio do Programa Jovens Empreendedores ou Fábrica de Cabides . O intuito do Programa é despertar o espírito empreendedor nos estudantes e incentivar a formação de futuros empresários. Com os objetivos específicos determinou-se: a) estudar parcerias entre empresas e escolas no desenvolvimento da RSE; b) entender os motivos que levaram a empresa e a escola a concretizar a parceria e suas expectativas; c) identificar possíveis alterações ocorridas na escola, atribuídas ao processo de parceria. A partir destes objetivos, o procedimento metodológico foi orientado pelo método de estudo de caso, objetivando uma pesquisa mais voltada para abordagem qualitativa, levantando-se referenciais teóricos, bem como, procedimentos de análise de dados por meio de questionário, observação direta e artefatos físicos. A análise compreensiva dos dados foi realizada a partir de dois núcleos temáticos: importância da parceria e mercado de trabalho. Os resultados evidenciam que iniciativas de parcerias podem se reverter em melhoria da qualidade de ensino que permita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à inserção responsável no mercado de trabalho com uma dimensão cidadã.Brazilian authorities, until few years ago, did not consider in their agenda of priorities the education as the main focus to the economic growth, perhaps because they did not believe that with the stability of money, economy opening and other factors, they would need qualified people to maintain the productive capacity. So, nowadays, the country tries to correct this situation investing on education, adding new technologies in the productive process, being necessary a task force able to learn and develop new techniques. Nowadays, Brazil sustains one of the lowest unemployment taxes, however, several companies suffer with the lack of qualified people, therefore it is necessary to train employees and as a consequence there is an increase in the costs. The companies try to deal with the lack of qualified people investing in programs such as trainees, hiring foreigner workers, creating corporative universities, and in some cases, the companies become close to the education net, aiming to prepare young people to the domain of new technologies, promoting their refinement in their acting area, avoiding the unbalance between theory and practice. The entrepreneur organizations conscious of their role, begin to understand that the so desired prosperity does not mean valuables invoices or simply the quantity of products sold. They become aware to the creation and adaptation of corporate citizens that through their social actions try to develop solidary activities. In this context, this study has as general aim to analyze the Social Entrepreneurial Responsibility under partnership view with schools (partnership between General Motors do Brasil, through its social arm -the Instituto General Motors end the Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão da Cidade de São Caetano do Sul). The partnership is materialized through the program Jovem Empreendedor or Fábrica de Cabides . The purpose of this program is to bring the students the enterprise spirit and stimulate the rise of future enterprisers. With specific aims it has the following purposes: a) study the partnership between companies and developing schools of RSE; b) understand the reasons why the company and the schools materialize the partnership and its expectations; c) identify possible changes occurred in the school and attributed to the partnership process. From these aims, through the method of case study, it became evident that initiatives of partnership can revert into better quality of education, which makes possible the development of competence and necessary abilities to insert in the labor market with a citizen dimension.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOCastro, Dagmar Silva Pinto deCPF:23656312318http://lattes.cnpq.br/6371527386043638Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Pereira, Raquel da SilvaCPF:12346525452Costa, Magda Mônica Pereira da2016-08-02T21:42:24Z2012-11-012012-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Magda Mônica Pereira da. From the period of featherbedding to the real knowleged: a partnership between Instituto General Motors and Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão in the development of entrepreneur social responsibility. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/22porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/22Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
From the period of featherbedding to the real knowleged: a partnership between Instituto General Motors and Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão in the development of entrepreneur social responsibility
title DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
spellingShingle DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Costa, Magda Mônica Pereira da
responsabilidade social empresarial
parceria empresa e escola
estudo de caso
Instituto General Motors
gestão de pessoas
entrepreneur social responsibility
company and school partnership
study of case
Instituto General Motors
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
title_full DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
title_fullStr DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
title_full_unstemmed DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
title_sort DOS CABIDES DE EMPREGO AOS CABIDES DO CONHECIMENTO: UM CASO DE PARCERIA ENTRE O INSTITUTO GENERAL MOTORS E A ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO NO DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
author Costa, Magda Mônica Pereira da
author_facet Costa, Magda Mônica Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Dagmar Silva Pinto de
CPF:23656312318
http://lattes.cnpq.br/6371527386043638
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Pereira, Raquel da Silva
CPF:12346525452
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Magda Mônica Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social empresarial
parceria empresa e escola
estudo de caso
Instituto General Motors
gestão de pessoas
entrepreneur social responsibility
company and school partnership
study of case
Instituto General Motors
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic responsabilidade social empresarial
parceria empresa e escola
estudo de caso
Instituto General Motors
gestão de pessoas
entrepreneur social responsibility
company and school partnership
study of case
Instituto General Motors
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O Brasil, até poucos anos atrás, não via em sua agenda de prioridades a educação como foco principal para o crescimento econômico, talvez por não acreditar que com a estabilidade da moeda, abertura da economia e outros fatores necessitassem de pessoal qualificado para poder manter a capacidade produtiva. Assim, o país tenta corrigir esta situação investindo em educação, incorporando novas tecnologias no processo produtivo, necessitando de uma força de trabalho hábil para aprender e desenvolver as novas técnicas. Atualmente o Brasil mantém um dos menores índices de desemprego, no entanto, muitas empresas sofrem com o apagão da qualificação, necessitando realizar treinamentos e por consequência aumento em seus custos. As empresas tentam driblar a falta de pessoal qualificado investindo nos programas de estágio e trainee, realizando contratações de profissionais estrangeiros, criando universidades corporativas, e em alguns casos, as empresas estreitam seus laços junto às redes de ensino, a fim de preparar jovens para o domínio de novas tecnologias, associado ao aprimoramento em sua área de atuação, evitando assim o desequilíbrio entre teoria e prática . As organizações empresariais conscientes de seu papel começam a compreender que a prosperidade tão almejada não se traduz por faturamentos vultosos ou simplesmente pela quantidade de produtos vendidos. Estas despertam para a criação e adaptação de empresas-cidadãs que por meio de suas ações sociais, buscam desenvolver atividades solidárias. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a Responsabilidade Social Empresarial sob a ótica de parcerias com escolas (parceria entre a General Motors do Brasil, por meio de seu braço social - o Instituto General Motors e a Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão da Cidade de São Caetano do Sul). A parceria se concretiza, por meio do Programa Jovens Empreendedores ou Fábrica de Cabides . O intuito do Programa é despertar o espírito empreendedor nos estudantes e incentivar a formação de futuros empresários. Com os objetivos específicos determinou-se: a) estudar parcerias entre empresas e escolas no desenvolvimento da RSE; b) entender os motivos que levaram a empresa e a escola a concretizar a parceria e suas expectativas; c) identificar possíveis alterações ocorridas na escola, atribuídas ao processo de parceria. A partir destes objetivos, o procedimento metodológico foi orientado pelo método de estudo de caso, objetivando uma pesquisa mais voltada para abordagem qualitativa, levantando-se referenciais teóricos, bem como, procedimentos de análise de dados por meio de questionário, observação direta e artefatos físicos. A análise compreensiva dos dados foi realizada a partir de dois núcleos temáticos: importância da parceria e mercado de trabalho. Os resultados evidenciam que iniciativas de parcerias podem se reverter em melhoria da qualidade de ensino que permita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à inserção responsável no mercado de trabalho com uma dimensão cidadã.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
2012-08-08
2016-08-02T21:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Magda Mônica Pereira da. From the period of featherbedding to the real knowleged: a partnership between Instituto General Motors and Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão in the development of entrepreneur social responsibility. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/22
identifier_str_mv COSTA, Magda Mônica Pereira da. From the period of featherbedding to the real knowleged: a partnership between Instituto General Motors and Escola Municipal de Ensino Profª. Alcina Dantas Feijão in the development of entrepreneur social responsibility. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601993537126400