PROFESSORAS BEM-SUCEDIDAS SÃO PROFESSORAS REFLEXIVAS?! A prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade

The following study consists of a procedural research through a qualitative approach in narrative format. It assumes the teacher s role as one of much responsibility demanding constant improvement as to achieve capability to carry out well succeeded pedagogical actions. The teacher herein mentioned,...

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Access type:openAccess
Publication Date:2004
Main Author: Utsumi, Luciana Miyuki Sado lattes
Advisor: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de lattes
Referee: Santos Neto, Elydio dos lattes, Placco, Vera Maria Nigro de Souza lattes
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Metodista de São Paulo
Program: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Department: Educação
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1079
Citation:UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. PROFESSORAS BEM-SUCEDIDAS SÃO PROFESSORAS REFLEXIVAS?! A prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade. 2004. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.
Portuguese abstract:O presente estudo consiste numa pesquisa processual, de natureza qualitativa, expresso na modalidade narrativa. Tem como pressuposto que o papel do professor implica uma tal responsabilidade que resulta em exigência de aperfeiçoamento constante, para que este profissional possa apresentar-se capaz de uma ação pedagógica bem-sucedida. Um professor, assim caracterizado, corresponde ao profissional efetivamente engajado na prática docente, manifestando atitude de reflexão sobre esta mesma prática, não apenas antes, em sua preparação, mas durante o seu desenrolar e mesmo depois desta, procurando extrair da própria ação elementos que ajudem a constantemente melhorá-la. Sob tais aspectos, destaco a prática reflexiva de Professoras do Ensino Fundamental, nos anos iniciais de escolaridade, especialmente relativa a suas ações pedagógicas bem-sucedidas em aulas, que busco enfocar como objeto de estudo e de investigação nesta dissertação. A coleta de dados da pesquisa deu-se por meio de 1) entrevistas semi-estruturadas, 2) relatos orais, 3) observação de aulas e 4) notas de campo. A análise dos dados, a discussão dos resultados e os encaminhamentos possíveis para a formação de professores foram construídos e expressos levando em conta princípios e critérios da Investigação Narrativa. Das conclusões, tecidas à luz do que resulta desta investigação, destacam-se as que são assim enunciadas: a) as Professoras realizam práticas reflexivas de tipos e níveis diferentes, contudo, tais reflexões ocorrem visivelmente atreladas às suas dificuldades e aos seus conflitos didático-pedagógicos, cada qual em seu contexto específico de ação; b) As Professoras conseguem realizar reflexões na sua ação, bem como reflexões sobre a sua ação com aproximações à literatura pedagógica, ainda que com ausência de explicitação de aspectos sociológicos, filosóficos, políticos, antropológicos, epistemológicos, enfim, dos aspectos que conferem maior criticidade e critério à reflexão, ou seja, atributos de reflexividade. Em função disso, ressalto a importância do progresso da escola em consonância com o progresso e a profissionalização do trabalho docente, através da consideração de cada contexto específico num movimento de busca de sentido para o ensino e para a aprendizagem. Nas considerações finais, propugno para o professor reflexivo compromissos evidentes com o futuro, no presente de suas salas de aula, para que possa ter maior capacidade de resposta pedagógica às necessidades educativas dos seus alunos, que se inserem e vivem na complexa sociedade deste século XXI.
English abstract:The following study consists of a procedural research through a qualitative approach in narrative format. It assumes the teacher s role as one of much responsibility demanding constant improvement as to achieve capability to carry out well succeeded pedagogical actions. The teacher herein mentioned, is one engaged in the teaching practice, acknowledging and reflecting upon the latter, not only prior to and during the preparation but also during the progress and still after with the objective of extracting from the actions, elements which aid in a constant improvement of the process. Under the above mentioned aspects, I wish to bring to your attention the reflexive practice of Teachers in Primary School, in the initial years of schooling, specially related to their well succeeded pedagogical actions in class, such being the subject studied and investigated in this dissertation. The data collection process of this study was acquired through 1) semistructured interviews 2) oral accounts, 3) class observation and 4) field notes. The data analysis, the discussion of the results and the possible follow up processes for the development of teachers were assembled and expressed taking into consideration principles and criteria of the Narrative Investigation. From the conclusion drawn from the result of the investigation, the following were underlined: a) Teachers carry out reflexive practices of different types and levels, however, such reflections are clearly related to their difficulties and to their pedagogical didactic conflicts, each within a specific action context; b) The Teachers are able to undergo reflection upon their action, as well as reflection about their action with a pedagogical-literature approach, although not expressing sociological, philosophical, political, anthropological, epistemological aspects- those aspects which bring more critical content and more criteria to reflection, in other words, reflexivity attributes. With the above mentioned, it is important to note the development of the school aligned with the development and professionalization of the teaching practice, through the consideration of each specific context following a search meaning movement for the teaching and learning practices. In my last thoughts, I encourage the reflexive teachers to engage in clear commitments with the future, in the present activity of their classroom setting, in order to acquire skills as to their pedagogic response to the educational needs of their students, who are part of and live in this complex 21st century society.