HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezam, Alexandre
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843
Resumo: Tendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU)
id METODISTA_f288e0ec8364f16b042b6881e13bb233
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/843
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORALComunicaçãomarketing políticoArthur BernardesComunicaciónmarketing políticoArthur BernardesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU)Teniendo en vista la importancia del marketing político y electoral en los días de hoy, esta pesquisa trae elementos que indican su uso en la campaña presidencial de 1922, por el entonces candidato Arthur Bernardes y por su opositor Nilo Peçanha. El objetivo es hacer una comparación entre la campaña electoral desarrollada en la época y los actuales estudios de marketing político a través de la prensa brasileña. Con la pesquisa descriptiva, que usó como metodología la pesquisa histórica, bibliográfica y documental, puede asegurarse que a pesar de hacer casi un siglo, herramientas de propagandas ideológicas eran muy usadas por los candidatos y por la prensa que los apoyaba.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Torrezam, Alexandre2016-08-03T12:30:51Z2011-05-062008-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/843Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
title HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
spellingShingle HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
Torrezam, Alexandre
Comunicação
marketing político
Arthur Bernardes
Comunicación
marketing político
Arthur Bernardes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
title_full HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
title_fullStr HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
title_full_unstemmed HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
title_sort HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL
author Torrezam, Alexandre
author_facet Torrezam, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
CPF:94674123412
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezam, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
marketing político
Arthur Bernardes
Comunicación
marketing político
Arthur Bernardes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
marketing político
Arthur Bernardes
Comunicación
marketing político
Arthur Bernardes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Tendo em vista a importância do marketing político e eleitoral nos dias de hoje, esta pesquisa traz elementos que indicam a sua utilização na campanha presidencial de 1922 pelo então candidato Arthur Bernardes e pelo seu oponente Nilo Peçanha. O objetivo é traçar um paralelo entre a campanha eleitoral desenvolvida na época e os estudos atuais de marketing político através da imprensa brasileira. Com a pesquisa descritiva que utilizou como metodologia a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pôde-se afirmar que mesmo há quase um século, ferramentas de propaganda ideológicas eram largamente utilizadas pelos candidatos e pela imprensa que os apoiava.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-02
2011-05-06
2016-08-03T12:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843
identifier_str_mv TORREZAM, Alexandre. HAJA O QUE HOUVER: BERNARDES PRESIDENTE E A IMPRENSA PROTAGONISTA DO PROCESSO ELEITORAL. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997706264576