Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Camarinha,Hugo Maximino |
Data de Publicação: |
2020 |
Outros Autores: |
Garcés,Claudia Leonor López,
Alves Neto,Raimundo,
Ka’apor,Valdemir |
Tipo de documento: |
Relatório
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000100400
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Resumo: |
Resumo Trabalhos sobre música indígena, com foco específico na organologia ameríndia, dão prevalência aos instrumentos musicais aerofones. Colocar em paralelo o estudo de outros instrumentos musicais indígenas nos parece significativo. Entre o conjunto de instrumentos característicos dos povos indígenas, no contexto da Amazônia, o tambor tem sido o menos abordado pela etnomusicologia. O presente estudo aborda o tambor dos indígenas Ka’apor, povo falante de língua do tronco Tupi, habitantes da Terra Indígena Alto Turiaçu, Maranhão, Brasil. A partir do enfoque da etnomusicologia e com base em levantamento feito em acervos etnográficos e em pesquisa etnográfica, procuramos evidenciar as particularidades do tambor Ka’apor e de seus aspectos performáticos, em paralelo com outros instrumentos membranofones em outros contextos indígenas e quilombolas. A multiplicidade de desígnios e a aplicabilidade do instrumento, entre os diferentes grupos abordados, denotam correlação ou divergência, dependendo dos contextos culturais particulares. Por haver escassa equanimidade entre as diversas abordagens, é importante que haja um olhar distinto sobre o membranofone indígena, devendo este ser elevado a outra categoria, uma que lhe conceda um lugar justo, junto ou a par dos estudos dos demais instrumentos musicais indígenas. |