A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Carlise Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3468
Resumo: RESUMO: O presente texto tem como tema o consumo da saúde diante as inúmeras possibilidades de comunicação possibilitada principalmente pelas novas mídias. Por meio de uma reflexão do novo consumidor, que vive em meio a um discurso hegemônico de vida saudável, discute-se o prazer em consumir o que for preciso para alcançar o tão sonhado bem estar que parece se tornar também uma obrigação de conduta. O texto discutirá o consumo de vida saudável em três vertentes: da saúde enquanto produto, do consumo da prevenção aos fatores de risco, e do consumo da alimentação enquanto medicamento para esse novo consumidor.Assim, pretende-se refletir sobre novos modos de consumo a partir da categoria saúde, e de que forma a internet, em seus mais diversos tipos e formatos, auxilia nessa nova prática de consumo. PALAVRAS-CHAVE: saúde; consumo; prevenção; alimentação; comunicação digital.
id PUC-GO-2_5f1af087d022c3fd0f577d5a60d87e90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3468
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama
repository_id_str
spelling A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudávelRESUMO: O presente texto tem como tema o consumo da saúde diante as inúmeras possibilidades de comunicação possibilitada principalmente pelas novas mídias. Por meio de uma reflexão do novo consumidor, que vive em meio a um discurso hegemônico de vida saudável, discute-se o prazer em consumir o que for preciso para alcançar o tão sonhado bem estar que parece se tornar também uma obrigação de conduta. O texto discutirá o consumo de vida saudável em três vertentes: da saúde enquanto produto, do consumo da prevenção aos fatores de risco, e do consumo da alimentação enquanto medicamento para esse novo consumidor.Assim, pretende-se refletir sobre novos modos de consumo a partir da categoria saúde, e de que forma a internet, em seus mais diversos tipos e formatos, auxilia nessa nova prática de consumo. PALAVRAS-CHAVE: saúde; consumo; prevenção; alimentação; comunicação digital.Editora da PUC Goiás2014-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/346810.18224/pan.v4i1.3468Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 117-1262237-108710.18224/pan.v4i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3468/2037Borges, Carlise Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-17T19:04:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
title A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
spellingShingle A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
Borges, Carlise Nascimento
title_short A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
title_full A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
title_fullStr A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
title_full_unstemmed A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
title_sort A Saúde Enlatada: apontamentos de um consumo de vida saudável
author Borges, Carlise Nascimento
author_facet Borges, Carlise Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Carlise Nascimento
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO: O presente texto tem como tema o consumo da saúde diante as inúmeras possibilidades de comunicação possibilitada principalmente pelas novas mídias. Por meio de uma reflexão do novo consumidor, que vive em meio a um discurso hegemônico de vida saudável, discute-se o prazer em consumir o que for preciso para alcançar o tão sonhado bem estar que parece se tornar também uma obrigação de conduta. O texto discutirá o consumo de vida saudável em três vertentes: da saúde enquanto produto, do consumo da prevenção aos fatores de risco, e do consumo da alimentação enquanto medicamento para esse novo consumidor.Assim, pretende-se refletir sobre novos modos de consumo a partir da categoria saúde, e de que forma a internet, em seus mais diversos tipos e formatos, auxilia nessa nova prática de consumo. PALAVRAS-CHAVE: saúde; consumo; prevenção; alimentação; comunicação digital.
description RESUMO: O presente texto tem como tema o consumo da saúde diante as inúmeras possibilidades de comunicação possibilitada principalmente pelas novas mídias. Por meio de uma reflexão do novo consumidor, que vive em meio a um discurso hegemônico de vida saudável, discute-se o prazer em consumir o que for preciso para alcançar o tão sonhado bem estar que parece se tornar também uma obrigação de conduta. O texto discutirá o consumo de vida saudável em três vertentes: da saúde enquanto produto, do consumo da prevenção aos fatores de risco, e do consumo da alimentação enquanto medicamento para esse novo consumidor.Assim, pretende-se refletir sobre novos modos de consumo a partir da categoria saúde, e de que forma a internet, em seus mais diversos tipos e formatos, auxilia nessa nova prática de consumo. PALAVRAS-CHAVE: saúde; consumo; prevenção; alimentação; comunicação digital.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3468
10.18224/pan.v4i1.3468
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3468
identifier_str_mv 10.18224/pan.v4i1.3468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3468/2037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 117-126
2237-1087
10.18224/pan.v4i1
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726665001957064704