O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4863
Resumo: RESUMO: o contexto de extremismo político no Brasil tem levando muitos analistas a duvidarem do futuro da incipiente democracia nacional. A polarização esquerda direita, estimulado na campanha eleitoral 2014, cresceu com o radicalismo conservador de direita ganhando elementos de ódio nas redes sociais online. Tal cenário de disputa, ao contrário do que possa parecer, pode ser salutar e funcionar como um fator agregador e de manutenção dos grupos na perspectiva sociológica de George Simmel e de autores da ciência política que são adeptos da teoria formal da democracia ou democracia como procedimento. O presente artigo tem por objetivo relacionar a discussão do sociólogo e filósofo alemão, George Simmel a respeito da Natureza Sociológica do Conflito e a Competição com as teorias democráticas contemporâneas e o atual momento nacional. PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Competição e Clivagem. Conflito Agregador.
id PUC-GO-2_eac668f1350acb2fcf73d2876f10c6bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4863
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama
repository_id_str
spelling O CONFLITO COMO FATOR AGREGADORRESUMO: o contexto de extremismo político no Brasil tem levando muitos analistas a duvidarem do futuro da incipiente democracia nacional. A polarização esquerda direita, estimulado na campanha eleitoral 2014, cresceu com o radicalismo conservador de direita ganhando elementos de ódio nas redes sociais online. Tal cenário de disputa, ao contrário do que possa parecer, pode ser salutar e funcionar como um fator agregador e de manutenção dos grupos na perspectiva sociológica de George Simmel e de autores da ciência política que são adeptos da teoria formal da democracia ou democracia como procedimento. O presente artigo tem por objetivo relacionar a discussão do sociólogo e filósofo alemão, George Simmel a respeito da Natureza Sociológica do Conflito e a Competição com as teorias democráticas contemporâneas e o atual momento nacional. PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Competição e Clivagem. Conflito Agregador.Editora da PUC GoiásFernandes, Luiz Carlos do Carmo2016-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/486310.18224/pan.v6i1.4863Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 6, n. 1 (2016); 31-382237-108710.18224/pan.v6i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4863/2722Direitos autorais 2016 Panoramainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:41:08ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
title O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
spellingShingle O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
title_short O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
title_full O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
title_fullStr O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
title_full_unstemmed O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
title_sort O CONFLITO COMO FATOR AGREGADOR
author Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
author_facet Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO: o contexto de extremismo político no Brasil tem levando muitos analistas a duvidarem do futuro da incipiente democracia nacional. A polarização esquerda direita, estimulado na campanha eleitoral 2014, cresceu com o radicalismo conservador de direita ganhando elementos de ódio nas redes sociais online. Tal cenário de disputa, ao contrário do que possa parecer, pode ser salutar e funcionar como um fator agregador e de manutenção dos grupos na perspectiva sociológica de George Simmel e de autores da ciência política que são adeptos da teoria formal da democracia ou democracia como procedimento. O presente artigo tem por objetivo relacionar a discussão do sociólogo e filósofo alemão, George Simmel a respeito da Natureza Sociológica do Conflito e a Competição com as teorias democráticas contemporâneas e o atual momento nacional. PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Competição e Clivagem. Conflito Agregador.
description RESUMO: o contexto de extremismo político no Brasil tem levando muitos analistas a duvidarem do futuro da incipiente democracia nacional. A polarização esquerda direita, estimulado na campanha eleitoral 2014, cresceu com o radicalismo conservador de direita ganhando elementos de ódio nas redes sociais online. Tal cenário de disputa, ao contrário do que possa parecer, pode ser salutar e funcionar como um fator agregador e de manutenção dos grupos na perspectiva sociológica de George Simmel e de autores da ciência política que são adeptos da teoria formal da democracia ou democracia como procedimento. O presente artigo tem por objetivo relacionar a discussão do sociólogo e filósofo alemão, George Simmel a respeito da Natureza Sociológica do Conflito e a Competição com as teorias democráticas contemporâneas e o atual momento nacional. PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Competição e Clivagem. Conflito Agregador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4863
10.18224/pan.v6i1.4863
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4863
identifier_str_mv 10.18224/pan.v6i1.4863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/4863/2722
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Panorama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Panorama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 6, n. 1 (2016); 31-38
2237-1087
10.18224/pan.v6i1
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726665001953918976