Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000400711 |
Resumo: | Resumo O Projeto Parceria visa ensinar habilidades parentais a mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo, incluindo dois módulos com manuais correspondentes: (I) um específico para analisar os efeitos da violência e seu enfrentamento, e (II) outro para o ensino de manejo positivo de comportamento dos filhos. O presente estudo avaliou os efeitos de três procedimentos de aplicação dos referidos módulos: (a) Módulo I seguido do Módulo II; (b) Módulo II seguido do Módulo I; e (c) Módulo I e II aplicados simultaneamente, em um delineamento intrassujeitos. Nove mães com histórico de violência pelo parceiro íntimo foram distribuídas em três grupos, cada um com um tipo de procedimento, e participaram de 20 sessões individuais. Foram observados efeitos favoráveis da intervenção nos três grupos avaliados, especialmente no que recebeu o procedimento simultâneo de módulos (c). |
id |
PUC_CAMP-3_00af10f4e11a72a591c11e35d11deaea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-166X2016000400711 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-3 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadasEstilo parentalIntervenção psicológicaViolência contra a mulherViolência domésticaResumo O Projeto Parceria visa ensinar habilidades parentais a mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo, incluindo dois módulos com manuais correspondentes: (I) um específico para analisar os efeitos da violência e seu enfrentamento, e (II) outro para o ensino de manejo positivo de comportamento dos filhos. O presente estudo avaliou os efeitos de três procedimentos de aplicação dos referidos módulos: (a) Módulo I seguido do Módulo II; (b) Módulo II seguido do Módulo I; e (c) Módulo I e II aplicados simultaneamente, em um delineamento intrassujeitos. Nove mães com histórico de violência pelo parceiro íntimo foram distribuídas em três grupos, cada um com um tipo de procedimento, e participaram de 20 sessões individuais. Foram observados efeitos favoráveis da intervenção nos três grupos avaliados, especialmente no que recebeu o procedimento simultâneo de módulos (c).Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000400711Estudos de Psicologia (Campinas) v.33 n.4 2016reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/1982-02752016000400014info:eu-repo/semantics/openAccessSANTINI,Paolla MagioniWILLIAMS,Lúcia Cavalcanti de Albuquerquepor2016-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2016000400711Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2016-10-03T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
title |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
spellingShingle |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas SANTINI,Paolla Magioni Estilo parental Intervenção psicológica Violência contra a mulher Violência doméstica |
title_short |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
title_full |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
title_fullStr |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
title_full_unstemmed |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
title_sort |
Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas |
author |
SANTINI,Paolla Magioni |
author_facet |
SANTINI,Paolla Magioni WILLIAMS,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
WILLIAMS,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTINI,Paolla Magioni WILLIAMS,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilo parental Intervenção psicológica Violência contra a mulher Violência doméstica |
topic |
Estilo parental Intervenção psicológica Violência contra a mulher Violência doméstica |
description |
Resumo O Projeto Parceria visa ensinar habilidades parentais a mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo, incluindo dois módulos com manuais correspondentes: (I) um específico para analisar os efeitos da violência e seu enfrentamento, e (II) outro para o ensino de manejo positivo de comportamento dos filhos. O presente estudo avaliou os efeitos de três procedimentos de aplicação dos referidos módulos: (a) Módulo I seguido do Módulo II; (b) Módulo II seguido do Módulo I; e (c) Módulo I e II aplicados simultaneamente, em um delineamento intrassujeitos. Nove mães com histórico de violência pelo parceiro íntimo foram distribuídas em três grupos, cada um com um tipo de procedimento, e participaram de 20 sessões individuais. Foram observados efeitos favoráveis da intervenção nos três grupos avaliados, especialmente no que recebeu o procedimento simultâneo de módulos (c). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000400711 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000400711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-02752016000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) v.33 n.4 2016 reponame:Estudos de Psicologia (Campinas) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
collection |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1752128724164149248 |