Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP], Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5727
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200004
Resumo: Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.
id UFSP_e8565b02ecdcc46488b881aea6f96a6f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/5727
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Nove de Julho Departamento de Saúde2015-06-14T13:41:40Z2015-06-14T13:41:40Z2010-06-01Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 27, n. 2, p. 169-176, 2010.0103-166Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5727http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200004S0103-166X2010000200004.pdfS0103-166X201000020000410.1590/S0103-166X2010000200004Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.Receptive language is the individual's capacity to understand what he hears or reads. Objective: to evaluate the performance of kindergarten children in terms of their receptive vocabulary. 159 students from a public school participated in the study and responded to the Peabody Test that evaluates the lexical development in the receptive domain. Procedure: after obtaining authorization from the school principal's office and parents, the children were evaluated individually. Results: 61% of the children showed a lower performance than expected for their age. The 1st grade students demonstrated better results than those in the 3rd grade. The child's gender and the mothers' level of education did not interfere in the test performance. Conclusion: as early as kindergarten, it is already important to work on vocabulary, in order to develop the children's potential for communication.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Nove de Julho Departamento de SaúdeIIIUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de PediatriaUNIFESP, Depto. de FonoaudiologiaIIIUNIFESP, Depto. de PediatriaSciELO169-176porPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasEstudos de Psicologia (Campinas)Educação infantilLinguagem infantilVocabulárioChild readingChild languageVocabularyAvaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolaresAn evaluation of receptive vocabulary in preschool childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-166X2010000200004.pdfapplication/pdf258966${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/1/S0103-166X2010000200004.pdfc7c1eefaa1bc8bde21376bb64fd50690MD51open accessTEXTS0103-166X2010000200004.pdf.txtS0103-166X2010000200004.pdf.txtExtracted texttext/plain33561${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/21/S0103-166X2010000200004.pdf.txt0a5283034deaf51674c27ba122c5832cMD521open accessTHUMBNAILS0103-166X2010000200004.pdf.jpgS0103-166X2010000200004.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3972${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/23/S0103-166X2010000200004.pdf.jpg71a448adda0bf7db8e3971d7b5660783MD523open access11600/57272023-06-05 19:56:39.866open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5727Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:56:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An evaluation of receptive vocabulary in preschool children
title Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
spellingShingle Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]
Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
Child reading
Child language
Vocabulary
title_short Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_full Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_fullStr Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
title_sort Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares
author Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]
author_facet Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]
Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]
author_role author
author2 Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]
Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Nove de Julho Departamento de Saúde
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Vanderléia Matos [UNIFESP]
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]
Schoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
topic Educação infantil
Linguagem infantil
Vocabulário
Child reading
Child language
Vocabulary
dc.subject.eng.fl_str_mv Child reading
Child language
Vocabulary
description Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 27, n. 2, p. 169-176, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5727
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200004
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-166X
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-166X2010000200004.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-166X2010000200004
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2010000200004
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 27, n. 2, p. 169-176, 2010.
0103-166X
S0103-166X2010000200004.pdf
S0103-166X2010000200004
10.1590/S0103-166X2010000200004
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5727
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169-176
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/1/S0103-166X2010000200004.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/21/S0103-166X2010000200004.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5727/23/S0103-166X2010000200004.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c1eefaa1bc8bde21376bb64fd50690
0a5283034deaf51674c27ba122c5832c
71a448adda0bf7db8e3971d7b5660783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460317197500416