A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Juçara Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/743
Resumo: Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica.
id PUC_GO_87f6d6e68143c46becbe60a6ffef2805
oai_identifier_str oai:ambar:tede/743
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕESA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕESCurso de pedagogiaFormação do pedagogoPrática pedagógicaEnsino da leitura e escritaPedagogy courseTeacher trainingTeaching practiceTeaching of reading and writingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsiderando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica.Considering the debates around the proposition of a new pedagogy course in the late 1970 s and early 1980 s in Goiás, the present thesis aims at analysing the practice of a former Pedagogy student at teaching reading and writing, in order to identify possible contributions and limitations of the training offered. The theoretical foundation of the thesis is on Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni and Vasquéz, among others. The research was guided by the qualitative approach and held through field research. Data collection was done by means of class observations, semistructured interview and analysis of documents. The result highlights the complexity of the problem of the teaching of reading and writing, it describes the dialectical movement in the study, training and teaching history of the former student and points out a few contradictions printed in her teaching practice.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Fernandes, Eliane Marquez da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/6909779518031618Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Rossi, Maria Aparecida Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3034112641320213Moura, Juçara Gomes de2016-07-27T13:45:15Z2013-10-082011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:12:38Zoai:ambar:tede/743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:12:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
title A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
spellingShingle A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
Moura, Juçara Gomes de
Curso de pedagogia
Formação do pedagogo
Prática pedagógica
Ensino da leitura e escrita
Pedagogy course
Teacher training
Teaching practice
Teaching of reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
title_full A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
title_fullStr A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
title_sort A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
author Moura, Juçara Gomes de
author_facet Moura, Juçara Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Araújo, Denise Silva
http://lattes.cnpq.br/2754806857545880
Zanata, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Rossi, Maria Aparecida Lopes
http://lattes.cnpq.br/3034112641320213
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Juçara Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de pedagogia
Formação do pedagogo
Prática pedagógica
Ensino da leitura e escrita
Pedagogy course
Teacher training
Teaching practice
Teaching of reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Curso de pedagogia
Formação do pedagogo
Prática pedagógica
Ensino da leitura e escrita
Pedagogy course
Teacher training
Teaching practice
Teaching of reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-26
2013-10-08
2016-07-27T13:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/743
identifier_str_mv MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791379627606016