EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sandra Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2193
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar a Educação Inclusiva e avaliar a política social da pessoa com deficiência e seu impacto na execução das leis e programas que regulamentam os direitos sociais da pessoa com deficiência na perspectiva da educação inclusiva, possibilitando sua emancipação como ser social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica a fim de fazer um breve levantamento das leis, documentos e autores que tratam da política social da pessoa com deficiência no Brasil, Goiás e em Uruaçu, procurando analisar o desenvolvimento dessa política e sua consonância com a Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006). Os resultados obtidos apontam para o modo como funciona a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento às necessidades do aluno com deficiência na escola. A partir da análise documental relacionada com as categorias centrais que envolvem a discussão da política social da pessoa com deficiência, a educação inclusiva não é efetivada como orientam as leis e os documentos que a direcionam. Nesse sentido, é necessário comprometimento e boa vontade política, tanto dos governantes como dos representantes de escolas e da sociedade civil, em construir uma educação inclusiva que educa para o exercício da cidadania e para a emancipação da pessoa com deficiência e de todas as pessoas da sociedade.
id PUC_GO_f476b87fe18ba6bbdf44d094072e974f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2193
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.pessoa com deficiênciapolítica socialproteção socialeducação inclusivacidadaniaemancipaçãopeople with disabilitiessocial policysocial protectioninclusive educationcitizenshipemancipationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEsta dissertação objetiva analisar a Educação Inclusiva e avaliar a política social da pessoa com deficiência e seu impacto na execução das leis e programas que regulamentam os direitos sociais da pessoa com deficiência na perspectiva da educação inclusiva, possibilitando sua emancipação como ser social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica a fim de fazer um breve levantamento das leis, documentos e autores que tratam da política social da pessoa com deficiência no Brasil, Goiás e em Uruaçu, procurando analisar o desenvolvimento dessa política e sua consonância com a Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006). Os resultados obtidos apontam para o modo como funciona a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento às necessidades do aluno com deficiência na escola. A partir da análise documental relacionada com as categorias centrais que envolvem a discussão da política social da pessoa com deficiência, a educação inclusiva não é efetivada como orientam as leis e os documentos que a direcionam. Nesse sentido, é necessário comprometimento e boa vontade política, tanto dos governantes como dos representantes de escolas e da sociedade civil, em construir uma educação inclusiva que educa para o exercício da cidadania e para a emancipação da pessoa com deficiência e de todas as pessoas da sociedade.This dissertation aimed to analyze the Inclusive Education and evaluating the social policy of the disabled person and their impact on the implementation of laws and programs that regulate the social rights of people with disabilities in the context of inclusive education, enabling their emancipation as a social being. For this, was made a documentary and bibliographical research in order to make a brief survey of the laws, documents and authors who deal with social policy disabled person in Brazil, Goiás and Uruaçu, looking for to analyze the development of this policy and its consonance with the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (ONU, 2006). The results point to the way they work the National Policy for Special Education in Inclusive Education Perspective on meeting the needs of disabled students in school. From the analysis of documents related to the central categories that involve the discussion of social policy disabled person, inclusive education is not honored as guides laws and documents that directs. Therefore, it is necessary commitment and good efforts political both of the governments as representatives of schools and civil society in building an inclusive education that educates for citizenship and for the emancipation of the disabled person and all people in societyPontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialLacerda, Constantina Ana GuerreiroCPF:12893698449http://lattes.cnpq.br/0383539386251190Déa, Vanessa Helena Santana DallaCPF:13362337880http://lattes.cnpq.br/4747115499551611Faria, Sandra deCPF:32408810106http://lattes.cnpq.br/6164952256319056Ramos, Sandra Gomes2016-08-10T10:32:18Z2015-08-262015-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Sandra Gomes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-08-11T04:23:03Zoai:ambar:tede/2193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-08-11T04:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Ramos, Sandra Gomes
pessoa com deficiência
política social
proteção social
educação inclusiva
cidadania
emancipação
people with disabilities
social policy
social protection
inclusive education
citizenship
emancipation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
author Ramos, Sandra Gomes
author_facet Ramos, Sandra Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Constantina Ana Guerreiro
CPF:12893698449
http://lattes.cnpq.br/0383539386251190
Déa, Vanessa Helena Santana Dalla
CPF:13362337880
http://lattes.cnpq.br/4747115499551611
Faria, Sandra de
CPF:32408810106
http://lattes.cnpq.br/6164952256319056
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv pessoa com deficiência
política social
proteção social
educação inclusiva
cidadania
emancipação
people with disabilities
social policy
social protection
inclusive education
citizenship
emancipation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic pessoa com deficiência
política social
proteção social
educação inclusiva
cidadania
emancipação
people with disabilities
social policy
social protection
inclusive education
citizenship
emancipation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description Esta dissertação objetiva analisar a Educação Inclusiva e avaliar a política social da pessoa com deficiência e seu impacto na execução das leis e programas que regulamentam os direitos sociais da pessoa com deficiência na perspectiva da educação inclusiva, possibilitando sua emancipação como ser social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica a fim de fazer um breve levantamento das leis, documentos e autores que tratam da política social da pessoa com deficiência no Brasil, Goiás e em Uruaçu, procurando analisar o desenvolvimento dessa política e sua consonância com a Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006). Os resultados obtidos apontam para o modo como funciona a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento às necessidades do aluno com deficiência na escola. A partir da análise documental relacionada com as categorias centrais que envolvem a discussão da política social da pessoa com deficiência, a educação inclusiva não é efetivada como orientam as leis e os documentos que a direcionam. Nesse sentido, é necessário comprometimento e boa vontade política, tanto dos governantes como dos representantes de escolas e da sociedade civil, em construir uma educação inclusiva que educa para o exercício da cidadania e para a emancipação da pessoa com deficiência e de todas as pessoas da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
2015-03-27
2016-08-10T10:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Sandra Gomes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2193
identifier_str_mv RAMOS, Sandra Gomes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1791080048449552384