DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216
Resumo: Este estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells.
id PUC_GO_1b98acb4c071ae19d6e5417d24548383
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1216
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)Usos do computadoreducação escolardiscursos pedagógicosUses the computerschool education, educational speechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells.This study aimed to present a thematic analysis and theoretical state of the art made about the uses of computers in school education in the period 1997 to 2007 in productions scientific journals published in national and international level as well as the Working Group on Education and Communication from the National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPEd). Thus, a search that was guided proposed, essentially, the following question: "What theoretical guidance guide the pedagogical discourse in this scientific articles on uses of computer in school?". Based on this assumption, there was a literature search of character executrix, with thematic balance of production and found 107 work related to the subject of the investigation and, furthermore, 1330 authors referenced in these studies. considers that the theoretical contribution to subsidize the path of the research methodology was based on texts by Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco ( 2005), Bardin (2006), Triviños (2006) and Barreto (2006). The body indicated the establishment of two broad categories, namely: "The computer as a teaching" and "The computer as a theoretical discussion in the context of society and education." It is here that the studies are considered direct in their vast majority, more to the theme of the distance education and to the issues of use of computers in the teaching and learning process. The main theoretical references identified in studies about education and technology are based on the following authors: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky and Manuel Castells.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Araújo, Cláudia Helena dos Santos2016-07-27T13:54:16Z2015-02-042008-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T20:55:51Zoai:ambar:tede/1216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T20:55:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
title DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
spellingShingle DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Usos do computador
educação escolar
discursos pedagógicos
Uses the computer
school education, educational speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
title_full DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
title_fullStr DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
title_full_unstemmed DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
title_sort DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
author Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author_facet Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cláudia Helena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Usos do computador
educação escolar
discursos pedagógicos
Uses the computer
school education, educational speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Usos do computador
educação escolar
discursos pedagógicos
Uses the computer
school education, educational speeches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
2015-02-04
2016-07-27T13:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216
identifier_str_mv ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791383156064256