A Marginalização da Pessoa com Deficiência e os Discursos e Práticas Cristãs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sheila Santos Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4264
Resumo: O objeto deste estudo é o fenômeno religioso cristão como espaço de discursos e práticas, que legitimam a marginalização da pessoa com deficiência. O objetivo geral é analisar as ocorrências da marginalização da pessoa com deficiência, por meio de discursos e práticas cristãs. Os objetivos específicos são compreender as aproximações e os distanciamentos dos discursos e das práticas religiosas inclusivas do cristianismo em relação à pessoa com deficiência, investigar os elementos que fundamentam o discurso cristão em relação à pessoa com deficiência e a intencionalidade religiosa quanto à inclusão, e observar as ressignificações religiosas do campo empírico em relação à forma de perceber a pessoa com deficiência e de veicular a sua marginalização. A metodologia adotada é de análise do discurso, por meio dos recursos teóricos e das observações do campo empírico. A hipótese advém da análise de que a marginalização está marcada pela cultura de exclusão, diretamente ligada à falta de informação, ao preconceito e à indiferença. A pesquisa se justifica pelas ocorrências da marginalização da pessoa com deficiência, que geram inquietações no contexto social. As implicações religiosas de exclusão demonstram ter o poder simbólico e prático, cuja marginalização ocorre também pela pouca discussão dada ao tema. Os três capítulos apresentam aproximações e distanciamentos da religião cristã e seu ethos na sociedade, quanto às concepções de corpo e deficiência; a intencionalidade da religião, frente à marginalização da pessoa com deficiência; o contexto cristão, a partir do campo empírico de doze instituições religiosas, que compreendem a inclusão e/ou a exclusão. Os resultados apontam que predomina a continuidade da marginalização, sendo necessário haver o rompimento de discursos e práticas, para o reconhecimento de direitos das pessoas com deficiência, e o princípio da igualdade em detrimento de uma hegemônica perspectiva de caridade e piedade.
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Os objetivos específicos são compreender as aproximações e os distanciamentos dos discursos e das práticas religiosas inclusivas do cristianismo em relação à pessoa com deficiência, investigar os elementos que fundamentam o discurso cristão em relação à pessoa com deficiência e a intencionalidade religiosa quanto à inclusão, e observar as ressignificações religiosas do campo empírico em relação à forma de perceber a pessoa com deficiência e de veicular a sua marginalização. A metodologia adotada é de análise do discurso, por meio dos recursos teóricos e das observações do campo empírico. A hipótese advém da análise de que a marginalização está marcada pela cultura de exclusão, diretamente ligada à falta de informação, ao preconceito e à indiferença. A pesquisa se justifica pelas ocorrências da marginalização da pessoa com deficiência, que geram inquietações no contexto social. As implicações religiosas de exclusão demonstram ter o poder simbólico e prático, cuja marginalização ocorre também pela pouca discussão dada ao tema. Os três capítulos apresentam aproximações e distanciamentos da religião cristã e seu ethos na sociedade, quanto às concepções de corpo e deficiência; a intencionalidade da religião, frente à marginalização da pessoa com deficiência; o contexto cristão, a partir do campo empírico de doze instituições religiosas, que compreendem a inclusão e/ou a exclusão. Os resultados apontam que predomina a continuidade da marginalização, sendo necessário haver o rompimento de discursos e práticas, para o reconhecimento de direitos das pessoas com deficiência, e o princípio da igualdade em detrimento de uma hegemônica perspectiva de caridade e piedade.The object of this study is the Christian religious phenomenon as a space of discourses and practices that legitimize the marginalization of the disabled person. The general objective is to analyze the occurrences of the marginalization of the person with disabilities through Christian discourses and practices. The specific objectives are to understand the approximations and distances of the inclusive religious discourses and practices of Christianity in relation to the disabled person, to investigate the elements that underlie the Christian discourse regarding the disabled person and the religious intentionality regarding inclusion and to observe the various religious significations of the empirical field in relation to the way of perceiving the person with disability and to channel their marginalization. The methodology adopted is discourse analysis, through the theoretical resources and the observations of the empirical field. The hypothesis comes from the analysis that the marginalization is marked by the culture of exclusion, directly linked to lack of information, prejudice and indifference. The research is justified by the occurrences of the marginalization of the disabled person, which generate worries in the social context. The religious implications of exclusion demonstrate symbolic and practical power, whose marginalization also occurs because of the limited discussion on the subject. The three chapters present approximations and distances of the Christian religion and its ethos in the society, as far as the conceptions of body and deficiency; the intentionality of religion, against the marginalization of persons with disabilities; the Christian context, from the empirical field of twelve religious institutions, which include inclusion and/or exclusion. The results indicate that the continuity of marginalization prevails, and it is necessary to disrupt discourses and practices, to recognize the rights of people with disabilities, and the principle of equality to the detriment of a hegemonic perspective of charity and piety.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoLemos, Carolina Teleshttp://lattes.cnpq.br/8034392675044483Avelar, Rezende Bruno dehttp://lattes.cnpq.br/2398335130010152Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Ribeiro, Sheila Santos Carvalho2019-06-24T17:48:05Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRibeiro, Sheila Santos Carvalho. A Marginalização da Pessoa com Deficiência e os Discursos e Práticas Cristãs. 2019. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-06-25T04:00:45Zoai:ambar:tede/4264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-06-25T04:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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