MIGRAÇÃO, TERRITÓRIO E RELIGIOSIDADE NO OESTE DE GOIÁS: O CICLO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE IPORÁ.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3495 |
Resumo: | A história que envolve a entidade religiosa, chamada aqui de Nossa Senhora do Rosário, possui raízes profundas atreladas ao início do povoamento e, conseqüentemente, ao início da cidade de Iporá, situada no Oeste de Goiás. Para entenderesse atrelamento, foi preciso elaborar um trabalho que pudesse envolver os conceitos de território e espaço geográfico. A estes, somamos a idéia de migração e religiosidade, que foi discutido dentro de uma perspectiva histórica, com o intuito de não se perder em áreas que não são comuns para ohistoriador. A região em estudo fez parte, no início, do cronograma da política deinteriorização do governo colonial português, depois, do império e, por fim, da República. Dos aspectos que envolvem migração e interiorização do estado brasileiro, existe o econômico, ligado a garimpagem,que transformou a região em uma área atrativa. Junto com essa demanda econômica a religiosidade caminhava de mãos dadas. É por isso que se torna interessante aliar a história do surgimento da cidade com a religiosidade. Elas se completam e uma não pode ser dissociada da outra. Verdade seja dita, a própria história da cidade esta ligada ao surgimento de um povoado, que é o do Senhor do Bonfim. Dessa maneira, pode-se dizer que Iporá começa já no século XVIII. Caminha por todo o século XIX e, por fim, chega ao século XX, com a emancipação da cidade, no novo espaço territorial determinado pelas autoridades locais. Nesse caminho percorrido, a Senhora do Rosário inicia o seu ciclo no Povoado do Comércio Velho e caminha junto ao povo, para se juntar à nova cidade. Ela chegará com amoral de ceder o nome à nova capela construída. O seu caminho só será interrompido já no século XXI, que contou com o crescimento de outra entidade: a Senhora Auxiliadora. Apesar de ser a mesma, mudando somente a nomenclatura, a direção eclesiástica pensou em unificar o nome tanto para a padroeira, como para a paróquia, dando fim ao ciclo de Nossa Senhora do Rosário. É verdade que ela continua para os devotos antigos, mas para os mais novos a “Santa” não será a mesma. |
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MIGRAÇÃO, TERRITÓRIO E RELIGIOSIDADE NO OESTE DE GOIÁS: O CICLO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE IPORÁ.MIGRATION, TERRITORY AND RELIGIOSITY IN THE WEST OF GOIÁS: THE CYCLE OF OURLADY OF THE ROSARY IN THE CITY OF IPORÁ.Migração, Religião, Espaço e Iporá.Migration, Religion, Space andIporá.CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA história que envolve a entidade religiosa, chamada aqui de Nossa Senhora do Rosário, possui raízes profundas atreladas ao início do povoamento e, conseqüentemente, ao início da cidade de Iporá, situada no Oeste de Goiás. Para entenderesse atrelamento, foi preciso elaborar um trabalho que pudesse envolver os conceitos de território e espaço geográfico. A estes, somamos a idéia de migração e religiosidade, que foi discutido dentro de uma perspectiva histórica, com o intuito de não se perder em áreas que não são comuns para ohistoriador. A região em estudo fez parte, no início, do cronograma da política deinteriorização do governo colonial português, depois, do império e, por fim, da República. Dos aspectos que envolvem migração e interiorização do estado brasileiro, existe o econômico, ligado a garimpagem,que transformou a região em uma área atrativa. Junto com essa demanda econômica a religiosidade caminhava de mãos dadas. É por isso que se torna interessante aliar a história do surgimento da cidade com a religiosidade. Elas se completam e uma não pode ser dissociada da outra. Verdade seja dita, a própria história da cidade esta ligada ao surgimento de um povoado, que é o do Senhor do Bonfim. Dessa maneira, pode-se dizer que Iporá começa já no século XVIII. Caminha por todo o século XIX e, por fim, chega ao século XX, com a emancipação da cidade, no novo espaço territorial determinado pelas autoridades locais. Nesse caminho percorrido, a Senhora do Rosário inicia o seu ciclo no Povoado do Comércio Velho e caminha junto ao povo, para se juntar à nova cidade. Ela chegará com amoral de ceder o nome à nova capela construída. O seu caminho só será interrompido já no século XXI, que contou com o crescimento de outra entidade: a Senhora Auxiliadora. Apesar de ser a mesma, mudando somente a nomenclatura, a direção eclesiástica pensou em unificar o nome tanto para a padroeira, como para a paróquia, dando fim ao ciclo de Nossa Senhora do Rosário. É verdade que ela continua para os devotos antigos, mas para os mais novos a “Santa” não será a mesma.The storyinvolvesareligious entity, call here asOur Ladyof the Rosary, that has deep linked in the beginning of population and consequently, in thebeginningofIporácity, locatedin westernGoiás.Forv understand this linked, it was necessary todevelop awork thatcould to involve theconceptsof territory andgeographical space. For these, we addthe idea ofmigration andreligion, which was discussed in ahistorical perspective, in order tonotget lostin areasthat are not commontothe historian. Theregion in study was part, in the beginning, thescheduleof the interiorization of the Portuguese Colonial, after, the Empireand, finally, of the Republic. The aspects envolves migration andinternalizationof the brazilian state, there is theeconomic, linked to gold-diggim,that transformedthe region inthe attractive area. Along withthiseconomic demandreligiositywalkedhand in hand. For this itbecomes interestingto combine thehistory of the emergenceof the citywith religiosity. Theycomplement each otherandcan notbe dissociatedfrom each other.Truth, the historyof the cityis linkedto the emergence ofa village, that is theLord of Bonfim. Thus, it can to say thatIporábeginsalreadyin the XVII century. Across all theXIX century, and finally,arrives in the XX century, withthe emancipationof the city, the newterritorial space, determined by local authorities. In this way, the Lady of the Rosarybegins itscycle in theOldTown ofTradeand walkstogether the people, for to join thenew city. Shewill comewith moralsto givethe nameto the newchapel built. Yourpathwill only bestoppednowin the XXI century, which includedthe growthof another entity: the LadyHelper.Despite being thesame, changing just ofthe nomenclature, the directionecclesiasticalthoughtin to unify the nameboththe patron, asof the parish, ending the cycleof OurLady of the Rosary. It is true thatit continuesforthe old devotees, but fortheyounger the "Santa" won´t be thesame.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Silva, Deuzair José dahttp://lattes.cnpq.br/0081801564162754Oliveira, Jose Marcelo de2016-09-12T19:43:08Z2013-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Jose Marcelo de. MIGRAÇÃO, TERRITÓRIO E RELIGIOSIDADE NO OESTE DE GOIÁS: O CICLO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE IPORÁ.. 2013. [97 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T19:18:52Zoai:ambar:tede/3495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T19:18:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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