A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E O ESTRANHO.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/691 |
Resumo: | A partir da experiência em sala de aula de Ensino Médio como professor de Literatura, esta tese surge como estudo de reflexão teórica sobre o lugar do texto literário e os modos de sua abordagem pela escola. Através da leitura e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1989, 2002 e 2006, foi possível compreender a tendência dos documentos oficiais em integrar a Literatura aos estudos de linguagem, o que desencadeou uma série de problemas e incoerências para o ensino de Literatura no Ensino Médio brasileiro. Dentre várias questões, a ausência do texto literário em sala de aula foi analisada e, por ser impensável se ensinar Literatura com esta ausência, esta tese discorre sobre duas perspectivas teóricas: uma formalista e outra fenomenológica, para se discutir a necessidade e urgência de se estudar Literatura pelo e através da leitura do texto literário dentro e fora da sala de aula. Assim, após uma introdução geral sobre o problema, apresento a ideia de estranhamento como posta pelos formalistas russos, mais precisamente por Chklovski. A escolha deste fenômeno se dá pela impossibilidade de se perceber o estranhamento literário sem a leitura do texto. Nesse sentido, a segunda parte desta tese é construída com base nos estudos de Gaston Bachelard sobre a imagem poética. Numa perspectiva fenomenológica, o filósofo mostra a urgência do confronto entre o leitor e o texto literário, num sentido de ruptura e percepção de uma transgressão que permite a criação de novas imagens ou de novas metáforas. Por essa razão, a terceira parte desta tese discute os documentos nacionais que regularizam e compõem as diretrizes do ensino de Literatura no Ensino Médio no Brasil. Os pressupostos teóricos postos nos capítulos anteriores veiculam esse debate e, por ele, defendo o ensino pelo estranhamento, no sentido de ser urgente a leitura do texto literário nas aulas de Literatura. A proposta aqui feita, certamente, não pretende trazer respostas a um problema do ensino nacional, mas possibilita abrir espaços para se discutir e se estudar, com mais veemência, o estudo do texto literário. |
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A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E O ESTRANHO.Literaturatexto literárioestranhamentorupturatransgressãoensinoLiteratureliterary textestranhamentorupturatransgressãoTeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir da experiência em sala de aula de Ensino Médio como professor de Literatura, esta tese surge como estudo de reflexão teórica sobre o lugar do texto literário e os modos de sua abordagem pela escola. Através da leitura e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1989, 2002 e 2006, foi possível compreender a tendência dos documentos oficiais em integrar a Literatura aos estudos de linguagem, o que desencadeou uma série de problemas e incoerências para o ensino de Literatura no Ensino Médio brasileiro. Dentre várias questões, a ausência do texto literário em sala de aula foi analisada e, por ser impensável se ensinar Literatura com esta ausência, esta tese discorre sobre duas perspectivas teóricas: uma formalista e outra fenomenológica, para se discutir a necessidade e urgência de se estudar Literatura pelo e através da leitura do texto literário dentro e fora da sala de aula. Assim, após uma introdução geral sobre o problema, apresento a ideia de estranhamento como posta pelos formalistas russos, mais precisamente por Chklovski. A escolha deste fenômeno se dá pela impossibilidade de se perceber o estranhamento literário sem a leitura do texto. Nesse sentido, a segunda parte desta tese é construída com base nos estudos de Gaston Bachelard sobre a imagem poética. Numa perspectiva fenomenológica, o filósofo mostra a urgência do confronto entre o leitor e o texto literário, num sentido de ruptura e percepção de uma transgressão que permite a criação de novas imagens ou de novas metáforas. Por essa razão, a terceira parte desta tese discute os documentos nacionais que regularizam e compõem as diretrizes do ensino de Literatura no Ensino Médio no Brasil. Os pressupostos teóricos postos nos capítulos anteriores veiculam esse debate e, por ele, defendo o ensino pelo estranhamento, no sentido de ser urgente a leitura do texto literário nas aulas de Literatura. A proposta aqui feita, certamente, não pretende trazer respostas a um problema do ensino nacional, mas possibilita abrir espaços para se discutir e se estudar, com mais veemência, o estudo do texto literário.This thesis emerges as the study of a theoretical reflection on the place of the literary text and the ways of its approach by Brazilian school system, from the experience I had in High School as a teacher of Literature. By reading and analyzing the Parâmetros Curriculares Nacionais (1989, 2002 and 2006), it was possible to understand the trend of these official documents to integrate Literature to Language studies, which triggered a series of problems and inconsistencies in the teaching of literature. Among these issues, the absence of literary texts in the classroom was analyzed, and because it is unthinkable to teach Literature with this absence, this thesis discusses two theoretical perspectives: a formalist and a phenomenological. These led us to discuss the need and urgency of studying Literature by reading the literary text in and outside the classroom. So, after a general introduction about the problem, I present the idea of estranhamento as placed by the Russian formalists, more precisely by Chklovski. The choice of this phenomenon is because we have to consider the impossibility of one noticing the literary estranhamento without reading a text. Accordingly, the second part of this thesis is built, however, based on studies of the poetic images by Gaston Bachelard. Through a phenomenological perspective, the philosopher shows the urgency of the confrontation between reader and literary text, as a sense of ruptura and perception of a transgression, that allows one to create new images or new metaphors. Therefore, the third part of this thesis discusses the National Documents that regulate and compose the guidelines of teaching Literature in Brazilian High Schools. The theoretical positions used in the previous chapters convey this debate, and for it, I stand for the idea of teaching Literature through estranhamento , because it is urgent to bring back the practice of reading literary texts during the classes of Literature. The proposal made here certainly do not want to bring answers to a problem of national education, but it opens spaces for discussing and studying, more vehemently, the study of literary texts.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Assumpção, Albertina Vicentinihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054E6&dataRevisao=nullCarvalho, Maria Luiza Ferreira Laboissière dehttp://lattes.cnpq.br/5786758414157909Ferreira, Alice Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9748926083860842Santos, Goiamérico Felício Carneiro doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792155E0Soares, Daniel Aldo2016-07-27T13:44:44Z2013-10-102013-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Daniel Aldo. A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E O ESTRANHO.. 2013. 136 f. 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