O currículo do Curso de Pedagogia em Movimento: Como se formam pedagogos na UCG?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Luciano Julio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1094
Resumo: Desta dissertação consta um estudo sobre o processo de desenvolvimento da proposta curricular do Curso de Pedagogia, implantado pelo Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás EDU/UCG, no primeiro semestre de 2004, portanto o objeto de pesquisa é o Curso de Pedagogia da UCG. Tem o propósito de identificar as relações entre a concepção de formação expressa na proposta curricular e a prática formativa dos professores do Departamento de Educação. A pesquisa é qualitativa na modalidade de pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa adotados para o alcance dos objetivos propostos foram: a delimitação progressiva do foco do estudo; o aprofundamento da revisão de literatura; o uso extensivo de comentários e informações ao longo da observação participante; a definição de categorias e sua análise. O quadro de referência teórica, volta-se para os estudos que tratam da teoria de currículo e da formação de professores, fundamentados em idéias de autores como Brzezinski (1987, 1996, 1999 e 2002), Andrade (1983), Liston & Zeichner (1993), Pacheco (1996, 2000, 2003), Moreira (1999), Silva (1999, 2000), Sacristán (2000), Silva (2003), Coelho (2004), entre outros. A revisão histórica acerca da evolução do Curso de Pedagogia no Brasil foi enriquecida por pesquisa em fontes documentais leis, decretos, resoluções, pareceres e indicações , objetivando situar os paradigmas de formação do pedagogo que, de certo modo, influenciaram a atual proposta curricular do EDU/UCG. A pesquisa de campo desenvolveu-se por meio da observação participante e de entrevistas mediante roteiro semi-estruturado com professores e gestores do novo currículo. Alunos também foram sujeitos informantes, utilizando-se a técnica de entrevistas coletivas, em grupo focal. De posse dos dados coletados, do quadro de referência teórica utilizado, bem como das entrevistas e observações realizadas pode-se afirmar que o Projeto Político-pedagógico do Curso de Pedagogia 2004/1 busca manter os princípios discutidos e adotados coletivamente em 1984 e assume a docência como a base da identidade do Pedagogo. Entretanto, embora se afirme que o referencial dessa proposta se origine naquele currículo, o documento atual não os apresenta de forma clara e, assume um discurso político mais moderado a despeito de estarem bem expressos concepções de homem, sociedade, formação e atuação do pedagogo. A pesquisa permitiu concluir que a prática formativa do EDU apresenta-se de forma mais progressista da que o documento procura registrar, sendo esta prática, transversalizada pela preocupação em realizar um trabalho em que a unidade entre teoria e prática, a leitura crítica da atuação do pedagogo escolar e a interdisciplinaridade seja apreendida pelos alunos desde o primeiro semestre. Conflitos e contradições também foram identificados, no que concerne a tentativa de ampliação da visão do Pedagogo para além da prática educativa escolar, embora os propósitos do curso objetivem esta formação, não há sua explicitação em eixos curriculares e disciplinas no documento base. Constatou-se também que alguns docentes têm dificuldade em realizarem um trabalho coletivo, demonstrando pouca integração, assumindo práticas independentes e isoladas que pouco contribuem para a formação do profissional Pedagogo.
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Os procedimentos de pesquisa adotados para o alcance dos objetivos propostos foram: a delimitação progressiva do foco do estudo; o aprofundamento da revisão de literatura; o uso extensivo de comentários e informações ao longo da observação participante; a definição de categorias e sua análise. O quadro de referência teórica, volta-se para os estudos que tratam da teoria de currículo e da formação de professores, fundamentados em idéias de autores como Brzezinski (1987, 1996, 1999 e 2002), Andrade (1983), Liston & Zeichner (1993), Pacheco (1996, 2000, 2003), Moreira (1999), Silva (1999, 2000), Sacristán (2000), Silva (2003), Coelho (2004), entre outros. A revisão histórica acerca da evolução do Curso de Pedagogia no Brasil foi enriquecida por pesquisa em fontes documentais leis, decretos, resoluções, pareceres e indicações , objetivando situar os paradigmas de formação do pedagogo que, de certo modo, influenciaram a atual proposta curricular do EDU/UCG. A pesquisa de campo desenvolveu-se por meio da observação participante e de entrevistas mediante roteiro semi-estruturado com professores e gestores do novo currículo. Alunos também foram sujeitos informantes, utilizando-se a técnica de entrevistas coletivas, em grupo focal. De posse dos dados coletados, do quadro de referência teórica utilizado, bem como das entrevistas e observações realizadas pode-se afirmar que o Projeto Político-pedagógico do Curso de Pedagogia 2004/1 busca manter os princípios discutidos e adotados coletivamente em 1984 e assume a docência como a base da identidade do Pedagogo. Entretanto, embora se afirme que o referencial dessa proposta se origine naquele currículo, o documento atual não os apresenta de forma clara e, assume um discurso político mais moderado a despeito de estarem bem expressos concepções de homem, sociedade, formação e atuação do pedagogo. A pesquisa permitiu concluir que a prática formativa do EDU apresenta-se de forma mais progressista da que o documento procura registrar, sendo esta prática, transversalizada pela preocupação em realizar um trabalho em que a unidade entre teoria e prática, a leitura crítica da atuação do pedagogo escolar e a interdisciplinaridade seja apreendida pelos alunos desde o primeiro semestre. Conflitos e contradições também foram identificados, no que concerne a tentativa de ampliação da visão do Pedagogo para além da prática educativa escolar, embora os propósitos do curso objetivem esta formação, não há sua explicitação em eixos curriculares e disciplinas no documento base. Constatou-se também que alguns docentes têm dificuldade em realizarem um trabalho coletivo, demonstrando pouca integração, assumindo práticas independentes e isoladas que pouco contribuem para a formação do profissional Pedagogo.This dissertation is a study about the developing process of the curricular proposal to the Pedagogy Course, applied by the department of Education of the Catholic University of Goiás EDU/UCG, in the first semester of 2004, therefore the object of this research is the Pedagogy Course in UCG. Its proposal is to identify the relations between the majoring conception expressed in the curricular proposal and the teaching practice of the teachers in the Education Department. The research qualitative in the class of action research. The research procedures adopted to reach the desired objectives were: the delimitation of the focus of the study, the progression of the literature s review; the extensive usage of comments and information along with a active observation; the definition of categories and their analysis. The theoretical reference regards studies about the curriculum theory and the graduation of teachers based on the ideas of authors, such as Brzezinski (1987, 1996, 1999, e 2002), Andrade(1985), Liston & Zeichner (1993), Pacheco (1996, 2000, 2003), Moreira (1999), Silva ( 1999, 2000), Sacristán (2000), Silva (2003), Coelho ( 2004), among others. The historical review of Pedagogy Course in Brazil has been enriched by the research made in documental fonts laws, decrees, resolutions, reports and indications -, with the objective of place the paradigms in the graduation of the pedagogue that, in a certain way, influence the actual curricular proposal of the EDU/UCG. The field research was developed by the active observation and by interviews with a semi-structured script with teachers and tutors of the new curriculum. The students were used as a font of information by the use of the technique of group interviews. With the data collected from the theoretical reference, the interviews and the observations made was possible to affirm that the Project Political-pedagogic of the course of Pedagogy 2004/1 tries to maintain the principles discussed and adopted collectively in 1984 and assumes the teaching as the Pedagogue s identity. Though it is affirmed that the reference of this proposal has its origins on that curriculum, the actual document does not show it on a clear manner and it assumes a moderate political speech despite of being well expressed on it the conceptions of man, society, graduation and the practice of the pedagogue. The research allowed to be concluded that the graduation practice of the EDU is more progressist than the one that the document brings, therefore this practice is recognized by the intention on the realization of a work where the unity between theory and practice, the critical reading of the school s pedagogue s job and the multi subjects are learned by the students since their first semester. Conflicts and contradictions were also identified regarding the try to wide the Pedagogue s vision to beyond the school education practice, even though the proposal of the course have it as on of its objectives, there is no explanation and subjects on the curriculum. It was also concluded that some of the teachers have difficulties on the realization of group work, demonstrating not enough integration, assuming independent and isolated practices that contribute very few to the graduation of the professional Pedagogue.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Silva, Marcelo Soares Pereira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866Z8Firmino, Luciano Julio2016-07-27T13:53:00Z2006-08-102005-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIRMINO, Luciano Julio. O currículo do Curso de Pedagogia em Movimento: Como se formam pedagogos na UCG?. 2005. 134 f. 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