PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NA INTERNET: LEITURA E ESCRITA DE JOVENS NO ORKUT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Inez Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1025
Resumo: O objetivo deste estudo, vinculado à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, foi analisar as práticas comunicativas dos jovens no orkut com vistas a identificação das estratégias discursivo-argumentativas que permitem o aprimoramento da leitura e da escrita como competências socioculturais. No primeiro capítulo apresentam-se as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a relação dos jovens com essas tecnologias, além da abordagem sociotécnica da relação entre tecnologia e a educação. O referencial teórico desse capítulo baseia-se nos estudos de Abreu (2006), Belloni (2005, 2008), Buckingham (2003; 2006), Carvalho (2006), Foracchi (1972), Jenkis (2008), Libâneo (2006), Melucci (1997), Peixoto (2003, 2008), Peralva (1997), Prensky (2001), Recuero (2005), Santaella (2003, 2004), Tapscott (1999, 2009), Toschi (2010), Veen e Vrakking (2009). O segundo capítulo aborda a leitura e a escrita, e seu uso na comunicação social. O capítulo apresenta, ainda, uma reflexão sobre as competências comunicativas e a construção de textos e discursos e suas estratégias de comunicação. O referencial teórico desse capítulo fundamenta-se em Bakhtin (1992, 2002), Brandão (2001), Bronckart (1999), Cagliari (2004), Chartier (1999, 2002), Chauí (2000), Fischer (2006), Freitas (2000, 2002), Koch (1996, 2002, 2008), Koch e Elias (2006), Kleiman (1989, 2001, 2002), Leffa e Lopes (1994), Ramal (2000), Santaella (1997, 1983, 2003, 2004), Soares (2000, 2003), Traváglia (2002) e Vygotsky (1998, 2007, 2008), entre outros. A pesquisa pode ser caracterizada como do tipo qualitativa e de inspiração etnográfica virtual. A amostra inicial foi constituída de jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual da periferia de Anápolis. A partir daí a amostra foi ampliada com a inclusão dos integrantes da rede dos estudantes inicialmente contatados. Desta forma, o campo empírico constituiu-se na rede formada pelos estudantes e pelos amigos adicionados a sua rede. O procedimento adotado foi a observação dos processos de comunicação estabelecidos nessa rede. O estudo evidenciou que os jovens sabem adequar sua comunicação ao momento e às exigências dos processos de interação comunicativa, mesmo demonstrando falta de originalidade, uma vez que impera a cópia de músicas e de mensagens de sites especializados em fornecer esse tipo de conteúdo. Os jovens utilizam estratégias específicas para a comunicação social por meio do orkut com o desenvolvimento de um novo código de leitura e escrita, disseminado entre eles. Aquele que comunica busca adequar-se ao interlocutor, ao contexto, aos objetivos e à necessidade comunicativa, de forma articulada, contribuindo para o aprimoramento no uso dessa linguagem. A presente pesquisa revelou, então, que em suas práticas comunicacionais no orkut, os jovens articulam as linguagens oral e escrita de forma que elas se complementem, tendo em vista a expressão do sentido pretendido ou do sentido conhecido pelo grupo sociocultural a que pertencem. Dessa forma, conseguem também produzir novos sentidos para sua compreensão do mundo e de suas relações de interação com o outro ou com os outros no mundo.
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spelling PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NA INTERNET: LEITURA E ESCRITA DE JOVENS NO ORKUTCommunication practices on the Internet: reading and writing of young people on orkut.Leitura e escrita no orkutPráticas juvenis de comunicaçãoEducaçãoredes sociais onlineReading and writting on orkutYoung&#8223s communication practicesEducationonline social networksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo deste estudo, vinculado à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, foi analisar as práticas comunicativas dos jovens no orkut com vistas a identificação das estratégias discursivo-argumentativas que permitem o aprimoramento da leitura e da escrita como competências socioculturais. No primeiro capítulo apresentam-se as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a relação dos jovens com essas tecnologias, além da abordagem sociotécnica da relação entre tecnologia e a educação. O referencial teórico desse capítulo baseia-se nos estudos de Abreu (2006), Belloni (2005, 2008), Buckingham (2003; 2006), Carvalho (2006), Foracchi (1972), Jenkis (2008), Libâneo (2006), Melucci (1997), Peixoto (2003, 2008), Peralva (1997), Prensky (2001), Recuero (2005), Santaella (2003, 2004), Tapscott (1999, 2009), Toschi (2010), Veen e Vrakking (2009). O segundo capítulo aborda a leitura e a escrita, e seu uso na comunicação social. O capítulo apresenta, ainda, uma reflexão sobre as competências comunicativas e a construção de textos e discursos e suas estratégias de comunicação. O referencial teórico desse capítulo fundamenta-se em Bakhtin (1992, 2002), Brandão (2001), Bronckart (1999), Cagliari (2004), Chartier (1999, 2002), Chauí (2000), Fischer (2006), Freitas (2000, 2002), Koch (1996, 2002, 2008), Koch e Elias (2006), Kleiman (1989, 2001, 2002), Leffa e Lopes (1994), Ramal (2000), Santaella (1997, 1983, 2003, 2004), Soares (2000, 2003), Traváglia (2002) e Vygotsky (1998, 2007, 2008), entre outros. A pesquisa pode ser caracterizada como do tipo qualitativa e de inspiração etnográfica virtual. A amostra inicial foi constituída de jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual da periferia de Anápolis. A partir daí a amostra foi ampliada com a inclusão dos integrantes da rede dos estudantes inicialmente contatados. Desta forma, o campo empírico constituiu-se na rede formada pelos estudantes e pelos amigos adicionados a sua rede. O procedimento adotado foi a observação dos processos de comunicação estabelecidos nessa rede. O estudo evidenciou que os jovens sabem adequar sua comunicação ao momento e às exigências dos processos de interação comunicativa, mesmo demonstrando falta de originalidade, uma vez que impera a cópia de músicas e de mensagens de sites especializados em fornecer esse tipo de conteúdo. Os jovens utilizam estratégias específicas para a comunicação social por meio do orkut com o desenvolvimento de um novo código de leitura e escrita, disseminado entre eles. Aquele que comunica busca adequar-se ao interlocutor, ao contexto, aos objetivos e à necessidade comunicativa, de forma articulada, contribuindo para o aprimoramento no uso dessa linguagem. A presente pesquisa revelou, então, que em suas práticas comunicacionais no orkut, os jovens articulam as linguagens oral e escrita de forma que elas se complementem, tendo em vista a expressão do sentido pretendido ou do sentido conhecido pelo grupo sociocultural a que pertencem. Dessa forma, conseguem também produzir novos sentidos para sua compreensão do mundo e de suas relações de interação com o outro ou com os outros no mundo.Connected to the Theory of Education and Pedagogical Studies research line, the objective of this study was to analyze the communicative practices of young people, in orkut, as an identification of discursive and argumentative strategies that permits the improvement of reading and writing as sociocultural competences. The first chapter presents the information and communication technologies (ICT) and the relation of young people with these new technologies, as well as socio-technical approach of technology and education. The theoretical reference of this chapter is based on studies of Abreu (2006), Belloni (2005, 2008), Buckingham (2003; 2006), Carvalho (2006), Foracchi (1972), Jenkis (2008), Libâneo (2006), Melucci (1997), Peixoto (2003, 2008), Peralva (1997), Prensky (2001), Recuero (2005), Santaella (2003, 2004), Tapscott (1999, 2009), Toschi (2010), Veen and Vrakking (2009). The second chapter focuses on reading and writing, and its use in the social communication. This chapter presents also a reflection about the communicative competence and the construction of texts and discourses, including their communication strategies. The theoretical reference for this discussion is based on Bakhtin (1992, 2002), Brandão (2001), Bronckart (1999), Cagliari (2004), Chartier (1999, 2002), Chauí (2000), Fischer (2006), Freitas (2000, 2002), Koch (1996, 2002, 2008), Koch and Elias (2006), Kleiman (1989, 2001, 2002), Leffa and Lopes (1994), Ramal (2000), Santaella (1997, 1983, 2003, 2004), Soares (2000, 2003), Traváglia (2002), Vygotsky (1998, 2007, 2008), among others. The research can be characterized as qualitative and imbued with virtual ethnographic inspiration. The initial sample was contructed with young high school students from a public state school in the outskirts of Anapolis. Thereafter, the sample was increased with the members of this students‟ network. On this way, the empirical field was composed by the network formed by students and "friends" added to its network. The adopted proceeders were to observe the processes established in this communication web. The study revealed that young people know how to adapt their communication according to the moment and to the requirements of the processes of communicative interaction, even demonstrating the same absence of originality, once that prevails the copying of songs and messages from sites specialized in providing such content. They use specific strategies to the social communication through orkut with the development of a "new code"of reading and writing, spread among them. The one who communicates tries to get adapted to the speaker, to the context, to the objectives and to the communication needs in an articulated manner, contributing to the improvement in the use of such language. This research revealed: in their communicative practices in orkut, young people articulate oral and written languages; these kinds of communication complement each other, considering the expression of the desired meaning or the one known by the socialcultural group. In this way, they can produce new significations for their comprehension of world and of the relations among them or with the others in the world.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Libâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Rosa, Inez Rodrigues2016-07-27T13:52:20Z2012-03-202011-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Inez Rodrigues. Communication practices on the Internet: reading and writing of young people on orkut.. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-07-28T05:22:59Zoai:ambar:tede/1025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-07-28T05:22:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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description O objetivo deste estudo, vinculado à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, foi analisar as práticas comunicativas dos jovens no orkut com vistas a identificação das estratégias discursivo-argumentativas que permitem o aprimoramento da leitura e da escrita como competências socioculturais. No primeiro capítulo apresentam-se as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a relação dos jovens com essas tecnologias, além da abordagem sociotécnica da relação entre tecnologia e a educação. O referencial teórico desse capítulo baseia-se nos estudos de Abreu (2006), Belloni (2005, 2008), Buckingham (2003; 2006), Carvalho (2006), Foracchi (1972), Jenkis (2008), Libâneo (2006), Melucci (1997), Peixoto (2003, 2008), Peralva (1997), Prensky (2001), Recuero (2005), Santaella (2003, 2004), Tapscott (1999, 2009), Toschi (2010), Veen e Vrakking (2009). O segundo capítulo aborda a leitura e a escrita, e seu uso na comunicação social. O capítulo apresenta, ainda, uma reflexão sobre as competências comunicativas e a construção de textos e discursos e suas estratégias de comunicação. O referencial teórico desse capítulo fundamenta-se em Bakhtin (1992, 2002), Brandão (2001), Bronckart (1999), Cagliari (2004), Chartier (1999, 2002), Chauí (2000), Fischer (2006), Freitas (2000, 2002), Koch (1996, 2002, 2008), Koch e Elias (2006), Kleiman (1989, 2001, 2002), Leffa e Lopes (1994), Ramal (2000), Santaella (1997, 1983, 2003, 2004), Soares (2000, 2003), Traváglia (2002) e Vygotsky (1998, 2007, 2008), entre outros. A pesquisa pode ser caracterizada como do tipo qualitativa e de inspiração etnográfica virtual. A amostra inicial foi constituída de jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual da periferia de Anápolis. A partir daí a amostra foi ampliada com a inclusão dos integrantes da rede dos estudantes inicialmente contatados. Desta forma, o campo empírico constituiu-se na rede formada pelos estudantes e pelos amigos adicionados a sua rede. O procedimento adotado foi a observação dos processos de comunicação estabelecidos nessa rede. O estudo evidenciou que os jovens sabem adequar sua comunicação ao momento e às exigências dos processos de interação comunicativa, mesmo demonstrando falta de originalidade, uma vez que impera a cópia de músicas e de mensagens de sites especializados em fornecer esse tipo de conteúdo. Os jovens utilizam estratégias específicas para a comunicação social por meio do orkut com o desenvolvimento de um novo código de leitura e escrita, disseminado entre eles. Aquele que comunica busca adequar-se ao interlocutor, ao contexto, aos objetivos e à necessidade comunicativa, de forma articulada, contribuindo para o aprimoramento no uso dessa linguagem. A presente pesquisa revelou, então, que em suas práticas comunicacionais no orkut, os jovens articulam as linguagens oral e escrita de forma que elas se complementem, tendo em vista a expressão do sentido pretendido ou do sentido conhecido pelo grupo sociocultural a que pertencem. Dessa forma, conseguem também produzir novos sentidos para sua compreensão do mundo e de suas relações de interação com o outro ou com os outros no mundo.
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