A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134 |
Resumo: | O presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo. |
id |
PUC_GO_bb1df0a09ddfbbe3367d6de39f3a5842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1134 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.Ensino da escritaLivro DidáticoProdução textualTeaching of writingTextbookText productionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.The present study dealt with the relation between the Portuguese Language Textbook and the Written Language Teaching according to the literacy perspective. The study is justified, on the one hand, by finding the increasing difficulties of educated people in using writing, adequately, in different sociocommunicative environments, and on the other hand, by the importance of the textbook in the classroom as a regulatory tool of the pedagogical action. The research tried to understand how the language practice activities guidelines (reading and text production) proposed in the Portuguese Language Textbooks of the PNLD-2014 contribute to the acquisition of the written language as a cultural activity of social interaction. For this purpose, we chose to perform a qualitative research in the form of documentary research. The Analysis was based on the contributions of Vygotsky and Bakhtin about language and studies on literacy according to Soares, Kleiman and Rojo. The research results indicated that the Portuguese Language Texbooks, although adopting language conceptions that consider the language in its discursive form, yet, propose activities which do not favor the formation of a critical and reflexive reader and writer.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPaiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Libâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Melo, Keila Matida deCPF:92818943604http://lattes.cnpq.br/6263655046166303Santiago, Alessandra Cristina Santos2016-07-27T13:53:23Z2015-10-212015-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-07-28T05:30:29Zoai:ambar:tede/1134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-07-28T05:30:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
title |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. Santiago, Alessandra Cristina Santos Ensino da escrita Livro Didático Produção textual Teaching of writing Textbook Text production CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
title_full |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
title_sort |
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM. |
author |
Santiago, Alessandra Cristina Santos |
author_facet |
Santiago, Alessandra Cristina Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Wilson Alves de http://lattes.cnpq.br/7384413996427337 Libâneo, José Carlos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9 Melo, Keila Matida de CPF:92818943604 http://lattes.cnpq.br/6263655046166303 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Alessandra Cristina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da escrita Livro Didático Produção textual Teaching of writing Textbook Text production CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino da escrita Livro Didático Produção textual Teaching of writing Textbook Text production CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 2015-08-21 2016-07-27T13:53:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134 |
identifier_str_mv |
SANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1791080044820430848 |