A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Alessandra Cristina Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134
Resumo: O presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.
id PUC_GO_bb1df0a09ddfbbe3367d6de39f3a5842
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1134
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.Ensino da escritaLivro DidáticoProdução textualTeaching of writingTextbookText productionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.The present study dealt with the relation between the Portuguese Language Textbook and the Written Language Teaching according to the literacy perspective. The study is justified, on the one hand, by finding the increasing difficulties of educated people in using writing, adequately, in different sociocommunicative environments, and on the other hand, by the importance of the textbook in the classroom as a regulatory tool of the pedagogical action. The research tried to understand how the language practice activities guidelines (reading and text production) proposed in the Portuguese Language Textbooks of the PNLD-2014 contribute to the acquisition of the written language as a cultural activity of social interaction. For this purpose, we chose to perform a qualitative research in the form of documentary research. The Analysis was based on the contributions of Vygotsky and Bakhtin about language and studies on literacy according to Soares, Kleiman and Rojo. The research results indicated that the Portuguese Language Texbooks, although adopting language conceptions that consider the language in its discursive form, yet, propose activities which do not favor the formation of a critical and reflexive reader and writer.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPaiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Libâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Melo, Keila Matida deCPF:92818943604http://lattes.cnpq.br/6263655046166303Santiago, Alessandra Cristina Santos2016-07-27T13:53:23Z2015-10-212015-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-07-28T05:30:29Zoai:ambar:tede/1134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-07-28T05:30:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
title A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
spellingShingle A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
Santiago, Alessandra Cristina Santos
Ensino da escrita
Livro Didático
Produção textual
Teaching of writing
Textbook
Text production
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
title_full A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
title_fullStr A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
title_sort A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
author Santiago, Alessandra Cristina Santos
author_facet Santiago, Alessandra Cristina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Wilson Alves de
http://lattes.cnpq.br/7384413996427337
Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Melo, Keila Matida de
CPF:92818943604
http://lattes.cnpq.br/6263655046166303
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Alessandra Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Livro Didático
Produção textual
Teaching of writing
Textbook
Text production
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino da escrita
Livro Didático
Produção textual
Teaching of writing
Textbook
Text production
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
2015-08-21
2016-07-27T13:53:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134
identifier_str_mv SANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1791080044820430848