Paisagens com desassossego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Renato Cordeiro
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148
Resumo: O artigo busca ler a representação de Lisboa no Livro do desassossego,de Bernardo Soares (Fernando Pessoa), para verificar como éengendrada a legibilidade da cidade, a presença mais encorpada no livro,q ue o sujeito "narrador" vê da janela do seu quarto da rua dosDouradores. Em oposição à geometria da Baixa Pombalina, o eu fragmentado,nesse espaço da exclusão voluntária, lê a cidade como lugardo desassossego do homem moderno, desligado da experiência da tradição.Em desconti nuidade com o espaço urbano racionalizado, o sujeitobusca sentidos para o sonho e faz paisagens com o que sente. Colocandoa cidade além do bem e do mal, para usar a idéia de Carl SchorskeCA idéia de cidade no pensamento europeu de Voltaire a Spengler"),o eu enfrenta a realidade urbana em termos subjetivos e podedeclarar: ''A minha consciência da cidade é, por dentro, a minha consciênciade mim". A questão se proj eta nos dois poemas "Lisbon revisited",de Álvaro de Campos.
id PUC_MINS-6_5222c8665a83d5ea678797c2cf71419e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10148
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Paisagens com desassossegoLisboaLivro do desassossegoFernando PessoaBernardo Soarses.O artigo busca ler a representação de Lisboa no Livro do desassossego,de Bernardo Soares (Fernando Pessoa), para verificar como éengendrada a legibilidade da cidade, a presença mais encorpada no livro,q ue o sujeito "narrador" vê da janela do seu quarto da rua dosDouradores. Em oposição à geometria da Baixa Pombalina, o eu fragmentado,nesse espaço da exclusão voluntária, lê a cidade como lugardo desassossego do homem moderno, desligado da experiência da tradição.Em desconti nuidade com o espaço urbano racionalizado, o sujeitobusca sentidos para o sonho e faz paisagens com o que sente. Colocandoa cidade além do bem e do mal, para usar a idéia de Carl SchorskeCA idéia de cidade no pensamento europeu de Voltaire a Spengler"),o eu enfrenta a realidade urbana em termos subjetivos e podedeclarar: ''A minha consciência da cidade é, por dentro, a minha consciênciade mim". A questão se proj eta nos dois poemas "Lisbon revisited",de Álvaro de Campos.PUC Minas1997-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148Scripta; Vol 1 No 1 (1997): Scripta 1; 115-125Scripta; v. 1 n. 1 (1997): Scripta 1; 115-1252358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148/8262Gomes, Renato Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:16:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10148Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:16:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Paisagens com desassossego
title Paisagens com desassossego
spellingShingle Paisagens com desassossego
Gomes, Renato Cordeiro
Lisboa
Livro do desassossego
Fernando Pessoa
Bernardo Soarses.
title_short Paisagens com desassossego
title_full Paisagens com desassossego
title_fullStr Paisagens com desassossego
title_full_unstemmed Paisagens com desassossego
title_sort Paisagens com desassossego
author Gomes, Renato Cordeiro
author_facet Gomes, Renato Cordeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Renato Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Lisboa
Livro do desassossego
Fernando Pessoa
Bernardo Soarses.
topic Lisboa
Livro do desassossego
Fernando Pessoa
Bernardo Soarses.
description O artigo busca ler a representação de Lisboa no Livro do desassossego,de Bernardo Soares (Fernando Pessoa), para verificar como éengendrada a legibilidade da cidade, a presença mais encorpada no livro,q ue o sujeito "narrador" vê da janela do seu quarto da rua dosDouradores. Em oposição à geometria da Baixa Pombalina, o eu fragmentado,nesse espaço da exclusão voluntária, lê a cidade como lugardo desassossego do homem moderno, desligado da experiência da tradição.Em desconti nuidade com o espaço urbano racionalizado, o sujeitobusca sentidos para o sonho e faz paisagens com o que sente. Colocandoa cidade além do bem e do mal, para usar a idéia de Carl SchorskeCA idéia de cidade no pensamento europeu de Voltaire a Spengler"),o eu enfrenta a realidade urbana em termos subjetivos e podedeclarar: ''A minha consciência da cidade é, por dentro, a minha consciênciade mim". A questão se proj eta nos dois poemas "Lisbon revisited",de Álvaro de Campos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10148/8262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 1 No 1 (1997): Scripta 1; 115-125
Scripta; v. 1 n. 1 (1997): Scripta 1; 115-125
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1754303663513272320