RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2 |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise do processo de construção de imagem do compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes autores que versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de Melo, Renato Almeida e Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três autores como primeiros e principais conformadores dos elementos constitutivos deste processo, desenvolvese a análise de tais elementos, considerando-se suas compreensões sobre a formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no estudo dos projetos delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o que pensavam sobre questões como: nacionalismo musical, música popular, música erudita, influências étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não apenas a apreensão dos tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo produzidas nas primeiras décadas do século XX e os seus respectivos propósitos, mas também a imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as gerações subseqüentes. |
id |
PUC_RIO-1_652761d95c8852e9150d681901d380c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13039 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTAREWRITING THE PAST: ALBERTO NEPOMUCENO UNDER THE MODERNIST BATON2008-09-12RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO38854163791lattes.cnpq.br/1936292018521131SANTUZA CAMBRAIA NAVES11965002153JULIO CESAR VALLADAO DINIZSANTUZA CAMBRAIA NAVESRICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJOANDRE PEREIRA BOTELHOROGERIO SOARES DE MOURAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREste trabalho consiste na análise do processo de construção de imagem do compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes autores que versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de Melo, Renato Almeida e Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três autores como primeiros e principais conformadores dos elementos constitutivos deste processo, desenvolvese a análise de tais elementos, considerando-se suas compreensões sobre a formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no estudo dos projetos delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o que pensavam sobre questões como: nacionalismo musical, música popular, música erudita, influências étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não apenas a apreensão dos tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo produzidas nas primeiras décadas do século XX e os seus respectivos propósitos, mas também a imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as gerações subseqüentes.This paper aims at analyzing the process of image construction of the composer Alberto Nepomuceno in works of three important authors who have written about the Brazilian musical past: Guilherme de Melo, Renato Almeida and Mário de Andrade. After identifying them as the first and most important conformers of the elements constituting the process, such elements were analyzed, considering the authors` points of view on the Brazilian music formation. This aspect consists of the study of the projects developed by them, taking into special consideration their opinion on issues like: musical nationalism, popular music, classical music, ethnic influences and aesthetic and stylistic models, making it possible to understand not only the types of memory of Brazilian music that are being created at the first decades of the XX century and their respective goals, but also the image of musical Brazil which is intended to be transmitted to future generations.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:25Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13039Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
REWRITING THE PAST: ALBERTO NEPOMUCENO UNDER THE MODERNIST BATON |
title |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
spellingShingle |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA ROGERIO SOARES DE MOURA |
title_short |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
title_full |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
title_fullStr |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
title_full_unstemmed |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
title_sort |
RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ROGERIO SOARES DE MOURA |
author_facet |
ROGERIO SOARES DE MOURA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38854163791 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1936292018521131 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SANTUZA CAMBRAIA NAVES |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
11965002153 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SANTUZA CAMBRAIA NAVES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANDRE PEREIRA BOTELHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROGERIO SOARES DE MOURA |
contributor_str_mv |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO SANTUZA CAMBRAIA NAVES JULIO CESAR VALLADAO DINIZ SANTUZA CAMBRAIA NAVES RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO ANDRE PEREIRA BOTELHO |
description |
Este trabalho consiste na análise do processo de construção de imagem do compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes autores que versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de Melo, Renato Almeida e Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três autores como primeiros e principais conformadores dos elementos constitutivos deste processo, desenvolvese a análise de tais elementos, considerando-se suas compreensões sobre a formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no estudo dos projetos delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o que pensavam sobre questões como: nacionalismo musical, música popular, música erudita, influências étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não apenas a apreensão dos tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo produzidas nas primeiras décadas do século XX e os seus respectivos propósitos, mas também a imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as gerações subseqüentes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324900274176000 |