AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@2
Resumo: Considerando-se o modelo de negócios que norteia as operações das organizações, algumas indústrias apresentam características peculiares que as tornam distintas quando comparadas com as demais indústrias do mercado brasileiro. O setor de telecomunicações é um bom exemplo. Neste segmento, após o processo de privatização, observou-se a ocorrência de intensas transformações, com a existência de um cenário multifacetado, de competição, onde uma empresa pode ser classificada simultaneamente como cliente, fornecedora e concorrente de uma outra organização. Vale ressaltar a rápida obsolescência tecnológica, o que faz com que os participantes deste segmento antecipem movimentos estratégicos na disputa por parcela de mercado, a fim de atingirem suas metas financeiras. Neste contexto, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas é uma realidade, onde as parcerias se apresentam com diversas características, conforme os objetivos previamente definidos. Esta pesquisa tem por finalidade avaliar as implicações estratégicas das alianças e redes na obtenção de vantagem competitiva no setor de telecomunicações brasileiro. Para tal, foi realizado um estudo de casos múltiplos com três empresas representativas do setor: a Embratel, a Oi e a Vivo. Além disso, estudou-se a influência das alianças sob a ótica de uma empresa fornecedora de equipamentos de telecomunicações, no caso, a Alcatel- Lucent. Para a realização da pesquisa, adotou-se a estratégia de triangulação dos métodos (YIN, 1996), que se baseia na investigação documental, no levantamento de percepções com a utilização de questionário estruturado, além do levantamento de percepções complementares por intermédio de entrevistas. Na etapa de tratamento e análises dos dados, utilizou-se o modelo genérico-integrativo de Macedo-Soares (2000) e o modelo SNA (Macedo-Soares, 2002) para a análise relacional. Os resultados evidenciaram a importância das alianças e das redes na implementação das estratégias das operadoras. Além disso, foram identificados os fatores organizacionais das empresas que possibilitam capitalizar as suas forças, reduzindo as fraquezas, de forma a explorar as oportunidades e minimizar as ameaças existentes no ambiente externo.
id PUC_RIO-1_421fc98899bc5567aca3d82adcd8b47d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12553
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVOTHE STRATEGIC IMPLICATIONS OF THE NETWORKS AND ALLIANCES TO OBTAIN COMPETITIVE ADVANTAGE AT THE TELECOMMUNICATIONS SECTOR IN THE COUNTRY: A CASE STUDY AT EMBRATEL, OI AND VIVO2008-09-02TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062SANDRA REGINA DA ROCHA PINTOIRENE RAGUENET TROCCOLITERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESIRENE RAGUENET TROCCOLIIRENE RAGUENET TROCCOLIALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRConsiderando-se o modelo de negócios que norteia as operações das organizações, algumas indústrias apresentam características peculiares que as tornam distintas quando comparadas com as demais indústrias do mercado brasileiro. O setor de telecomunicações é um bom exemplo. Neste segmento, após o processo de privatização, observou-se a ocorrência de intensas transformações, com a existência de um cenário multifacetado, de competição, onde uma empresa pode ser classificada simultaneamente como cliente, fornecedora e concorrente de uma outra organização. Vale ressaltar a rápida obsolescência tecnológica, o que faz com que os participantes deste segmento antecipem movimentos estratégicos na disputa por parcela de mercado, a fim de atingirem suas metas financeiras. Neste contexto, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas é uma realidade, onde as parcerias se apresentam com diversas características, conforme os objetivos previamente definidos. Esta pesquisa tem por finalidade avaliar as implicações estratégicas das alianças e redes na obtenção de vantagem competitiva no setor de telecomunicações brasileiro. Para tal, foi realizado um estudo de casos múltiplos com três empresas representativas do setor: a Embratel, a Oi e a Vivo. Além disso, estudou-se a influência das alianças sob a ótica de uma empresa fornecedora de equipamentos de telecomunicações, no caso, a Alcatel- Lucent. Para a realização da pesquisa, adotou-se a estratégia de triangulação dos métodos (YIN, 1996), que se baseia na investigação documental, no levantamento de percepções com a utilização de questionário estruturado, além do levantamento de percepções complementares por intermédio de entrevistas. Na etapa de tratamento e análises dos dados, utilizou-se o modelo genérico-integrativo de Macedo-Soares (2000) e o modelo SNA (Macedo-Soares, 2002) para a análise relacional. Os resultados evidenciaram a importância das alianças e das redes na implementação das estratégias das operadoras. Além disso, foram identificados os fatores organizacionais das empresas que possibilitam capitalizar as suas forças, reduzindo as fraquezas, de forma a explorar as oportunidades e minimizar as ameaças existentes no ambiente externo.When the business models that guide the operations of organizations are taken into account, some industries present different characteristics which distinguish them from others, this is the case in the Brazilian market too, as can be seen in its telecommunication sector. After privatization took effect, intense transformation in this segment became more than visible in a multifaceted competitive scenario simultaneously classifying companies as customers, suppliers and competitors of another organization. It is worthwhile to emphasize that rapid technological obsoleteness forces the stakeholders in this sector to predict strategies to fight for market-share so that they can reach their financial targets. In these circumstances, coalition and strategic networks do play an important role seeing that due to their predefined goals the partnerships involved have different features. The aim of this research is to evaluate the strategic implications of allies and networks as a way to gain competitive advantage in the Brazilian telecommunication market. As a result, a study of multiple cases, using three companies, Embratel, Oi and Vivo was performed. Besides this, the influence of agreements with a supplier of telecommunication equipment, Alcatel- Lucent was also carried out. In order to accomplish this undertaking, the triangular strategy of methods (YIN, 1996), which is based on systematic investigation of documents and perceptions using a structured questionnaire as well as complementary follow-up interviews were performed. Data were analyzed using the Macedo-Soares generic integrated model (2000) while the SNA model (Macedo-Soares, 2002) was applied to the relational analysis. The results demonstrated the importance of alliances and the implementation of the market players´ strategic networks. In addition to this, organizational factors of the companies, which allow them to capitalize on their strengths, consequently reducing their weaknesses so as to exploit opportunities and minimizing existing external threats, were identified.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12553Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE STRATEGIC IMPLICATIONS OF THE NETWORKS AND ALLIANCES TO OBTAIN COMPETITIVE ADVANTAGE AT THE TELECOMMUNICATIONS SECTOR IN THE COUNTRY: A CASE STUDY AT EMBRATEL, OI AND VIVO
title AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
spellingShingle AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
ALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCA
title_short AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
title_full AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
title_fullStr AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
title_full_unstemmed AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
title_sort AS IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS EMBRATEL, OI E VIVO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCA
author_facet ALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01166412741
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5194857133589062
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv IRENE RAGUENET TROCCOLI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv IRENE RAGUENET TROCCOLI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IRENE RAGUENET TROCCOLI
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE POLICARPO GOUVEA DE MENDONCA
contributor_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
IRENE RAGUENET TROCCOLI
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
IRENE RAGUENET TROCCOLI
IRENE RAGUENET TROCCOLI
description Considerando-se o modelo de negócios que norteia as operações das organizações, algumas indústrias apresentam características peculiares que as tornam distintas quando comparadas com as demais indústrias do mercado brasileiro. O setor de telecomunicações é um bom exemplo. Neste segmento, após o processo de privatização, observou-se a ocorrência de intensas transformações, com a existência de um cenário multifacetado, de competição, onde uma empresa pode ser classificada simultaneamente como cliente, fornecedora e concorrente de uma outra organização. Vale ressaltar a rápida obsolescência tecnológica, o que faz com que os participantes deste segmento antecipem movimentos estratégicos na disputa por parcela de mercado, a fim de atingirem suas metas financeiras. Neste contexto, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas é uma realidade, onde as parcerias se apresentam com diversas características, conforme os objetivos previamente definidos. Esta pesquisa tem por finalidade avaliar as implicações estratégicas das alianças e redes na obtenção de vantagem competitiva no setor de telecomunicações brasileiro. Para tal, foi realizado um estudo de casos múltiplos com três empresas representativas do setor: a Embratel, a Oi e a Vivo. Além disso, estudou-se a influência das alianças sob a ótica de uma empresa fornecedora de equipamentos de telecomunicações, no caso, a Alcatel- Lucent. Para a realização da pesquisa, adotou-se a estratégia de triangulação dos métodos (YIN, 1996), que se baseia na investigação documental, no levantamento de percepções com a utilização de questionário estruturado, além do levantamento de percepções complementares por intermédio de entrevistas. Na etapa de tratamento e análises dos dados, utilizou-se o modelo genérico-integrativo de Macedo-Soares (2000) e o modelo SNA (Macedo-Soares, 2002) para a análise relacional. Os resultados evidenciaram a importância das alianças e das redes na implementação das estratégias das operadoras. Além disso, foram identificados os fatores organizacionais das empresas que possibilitam capitalizar as suas forças, reduzindo as fraquezas, de forma a explorar as oportunidades e minimizar as ameaças existentes no ambiente externo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12553@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324900091723776