O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000400919 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, colocamos em diálogo perspectivas oriundas da Linguística, Psicologia e Educação tendo por objetivos: 1. Compreender as especificidades do processo de aprendizagem da leitura e o processamento da leitura no leitor proficiente; 2. Contribuir para que as políticas públicas voltadas à educação para a leitura, em particular o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possam alcançar seus objetivos, ao amparar-se em conhecimentos advindos da ciência da leitura. Investigamos duas linhas de raciocínio a fim de buscar entender porque os avanços da pesquisa em neurociência não se traduzem em uma pedagogia da leitura mais eficiente, com especial atenção ao contexto brasileiro. A primeira linha de raciocínio diz respeito aos processos conscientes e inconscientes da leitura e como a pedagogia da leitura pode ser traída pela ponta visível do iceberg; a segunda linha de raciocínio diz respeito às características compartilhadas pelas modalidades oral e escrita da linguagem e às especificidades da modalidade escrita. Se compreendermos essas especificidades, poderemos qualificar a atuação de professores e de outros profissionais, contribuindo para o imprescindível diálogo entre políticas públicas, ciência e educação. |
id |
PUC_SP-4_528c256759a37b4f714014c042a6fe6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-44502016000400919 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortaisalfabetizaçãoneurociência da leituralinguagem oral e escritaprocessos conscientes e inconscientesPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaRESUMO Neste artigo, colocamos em diálogo perspectivas oriundas da Linguística, Psicologia e Educação tendo por objetivos: 1. Compreender as especificidades do processo de aprendizagem da leitura e o processamento da leitura no leitor proficiente; 2. Contribuir para que as políticas públicas voltadas à educação para a leitura, em particular o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possam alcançar seus objetivos, ao amparar-se em conhecimentos advindos da ciência da leitura. Investigamos duas linhas de raciocínio a fim de buscar entender porque os avanços da pesquisa em neurociência não se traduzem em uma pedagogia da leitura mais eficiente, com especial atenção ao contexto brasileiro. A primeira linha de raciocínio diz respeito aos processos conscientes e inconscientes da leitura e como a pedagogia da leitura pode ser traída pela ponta visível do iceberg; a segunda linha de raciocínio diz respeito às características compartilhadas pelas modalidades oral e escrita da linguagem e às especificidades da modalidade escrita. Se compreendermos essas especificidades, poderemos qualificar a atuação de professores e de outros profissionais, contribuindo para o imprescindível diálogo entre políticas públicas, ciência e educação.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000400919DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.4 2016reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-44508205042893915info:eu-repo/semantics/openAccessGABRIEL,RosângelaKOLINSKY,RégineMORAIS,Josépor2016-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502016000400919Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-12-16T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
title |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
spellingShingle |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais GABRIEL,Rosângela alfabetização neurociência da leitura linguagem oral e escrita processos conscientes e inconscientes Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_short |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
title_full |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
title_fullStr |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
title_full_unstemmed |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
title_sort |
O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais |
author |
GABRIEL,Rosângela |
author_facet |
GABRIEL,Rosângela KOLINSKY,Régine MORAIS,José |
author_role |
author |
author2 |
KOLINSKY,Régine MORAIS,José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GABRIEL,Rosângela KOLINSKY,Régine MORAIS,José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização neurociência da leitura linguagem oral e escrita processos conscientes e inconscientes Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
topic |
alfabetização neurociência da leitura linguagem oral e escrita processos conscientes e inconscientes Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
description |
RESUMO Neste artigo, colocamos em diálogo perspectivas oriundas da Linguística, Psicologia e Educação tendo por objetivos: 1. Compreender as especificidades do processo de aprendizagem da leitura e o processamento da leitura no leitor proficiente; 2. Contribuir para que as políticas públicas voltadas à educação para a leitura, em particular o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possam alcançar seus objetivos, ao amparar-se em conhecimentos advindos da ciência da leitura. Investigamos duas linhas de raciocínio a fim de buscar entender porque os avanços da pesquisa em neurociência não se traduzem em uma pedagogia da leitura mais eficiente, com especial atenção ao contexto brasileiro. A primeira linha de raciocínio diz respeito aos processos conscientes e inconscientes da leitura e como a pedagogia da leitura pode ser traída pela ponta visível do iceberg; a segunda linha de raciocínio diz respeito às características compartilhadas pelas modalidades oral e escrita da linguagem e às especificidades da modalidade escrita. Se compreendermos essas especificidades, poderemos qualificar a atuação de professores e de outros profissionais, contribuindo para o imprescindível diálogo entre políticas públicas, ciência e educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000400919 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000400919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-44508205042893915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.4 2016 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1752127684902649856 |