Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100205 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho apresenta a análise discursiva de resenhas elaboradas por graduandos surdos do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com base nas abordagens teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Mattiessen 2004), do Sistema de Avaliatividade (Martin e White 2005) e no que propõem pesquisadores interessados no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (Quadros 2004; Lodi 2005; 2006; 2013; Lodi et al 2014; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015; entre outros). O ensino da resenha foi realizado a partir da proposta de Ramos (2004) e a análise das produções revela a presença de marcas avaliativas principalmente da categoria Julgamento do Sistema de Avaliatividade, destacando questões éticas e identitárias sobre preconceito, exclusão e inclusão social e educacional. O trabalho revela também a importância do uso de estratégias adequadas de ensino de Língua Portuguesa escrita para aprendizes surdos. |
id |
PUC_SP-4_1a1b75edc6b668d4b8f1ae82ea0d20b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-44502018000100205 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSFLinguística Sistêmico-FuncionalAvaliatividadePortuguês para graduandos surdosRESUMO Este trabalho apresenta a análise discursiva de resenhas elaboradas por graduandos surdos do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com base nas abordagens teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Mattiessen 2004), do Sistema de Avaliatividade (Martin e White 2005) e no que propõem pesquisadores interessados no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (Quadros 2004; Lodi 2005; 2006; 2013; Lodi et al 2014; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015; entre outros). O ensino da resenha foi realizado a partir da proposta de Ramos (2004) e a análise das produções revela a presença de marcas avaliativas principalmente da categoria Julgamento do Sistema de Avaliatividade, destacando questões éticas e identitárias sobre preconceito, exclusão e inclusão social e educacional. O trabalho revela também a importância do uso de estratégias adequadas de ensino de Língua Portuguesa escrita para aprendizes surdos.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100205DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.34 n.1 2018reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-445064903986853646info:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ,Osilene Maria de Sá e Silva dapor2018-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502018000100205Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-05-24T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
title |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
spellingShingle |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF CRUZ,Osilene Maria de Sá e Silva da Linguística Sistêmico-Funcional Avaliatividade Português para graduandos surdos |
title_short |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
title_full |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
title_fullStr |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
title_full_unstemmed |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
title_sort |
Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF |
author |
CRUZ,Osilene Maria de Sá e Silva da |
author_facet |
CRUZ,Osilene Maria de Sá e Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ,Osilene Maria de Sá e Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Sistêmico-Funcional Avaliatividade Português para graduandos surdos |
topic |
Linguística Sistêmico-Funcional Avaliatividade Português para graduandos surdos |
description |
RESUMO Este trabalho apresenta a análise discursiva de resenhas elaboradas por graduandos surdos do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com base nas abordagens teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Mattiessen 2004), do Sistema de Avaliatividade (Martin e White 2005) e no que propõem pesquisadores interessados no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (Quadros 2004; Lodi 2005; 2006; 2013; Lodi et al 2014; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015; entre outros). O ensino da resenha foi realizado a partir da proposta de Ramos (2004) e a análise das produções revela a presença de marcas avaliativas principalmente da categoria Julgamento do Sistema de Avaliatividade, destacando questões éticas e identitárias sobre preconceito, exclusão e inclusão social e educacional. O trabalho revela também a importância do uso de estratégias adequadas de ensino de Língua Portuguesa escrita para aprendizes surdos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100205 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-445064903986853646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.34 n.1 2018 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1752127685227708416 |