Letramento na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleiman,Angela B.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bakhtiniana
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006
Resumo: Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.
id PUC_SP-6_1f1d39155d3fbdd055056e58ff7abb22
oai_identifier_str oai:scielo:S2176-45732014000200006
network_acronym_str PUC_SP-6
network_name_str Bakhtiniana
repository_id_str
spelling Letramento na contemporaneidadeLetramento escolarCultura digitalMultimodalidadeNeste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) 2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso v.9 n.2 2014reponame:Bakhtinianainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/S2176-45732014000200006info:eu-repo/semantics/openAccessKleiman,Angela B.por2014-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S2176-45732014000200006Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bakhtinianarevista@gmail.com2176-45732176-4573opendoar:2014-12-01T00:00Bakhtiniana - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento na contemporaneidade
title Letramento na contemporaneidade
spellingShingle Letramento na contemporaneidade
Kleiman,Angela B.
Letramento escolar
Cultura digital
Multimodalidade
title_short Letramento na contemporaneidade
title_full Letramento na contemporaneidade
title_fullStr Letramento na contemporaneidade
title_full_unstemmed Letramento na contemporaneidade
title_sort Letramento na contemporaneidade
author Kleiman,Angela B.
author_facet Kleiman,Angela B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleiman,Angela B.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento escolar
Cultura digital
Multimodalidade
topic Letramento escolar
Cultura digital
Multimodalidade
description Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2176-45732014000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
publisher.none.fl_str_mv LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
dc.source.none.fl_str_mv Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso v.9 n.2 2014
reponame:Bakhtiniana
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Bakhtiniana
collection Bakhtiniana
repository.name.fl_str_mv Bakhtiniana - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||bakhtinianarevista@gmail.com
_version_ 1752127735274143744