Letramento na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bakhtiniana |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006 |
Resumo: | Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo. |
id |
PUC_SP-6_1f1d39155d3fbdd055056e58ff7abb22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2176-45732014000200006 |
network_acronym_str |
PUC_SP-6 |
network_name_str |
Bakhtiniana |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento na contemporaneidadeLetramento escolarCultura digitalMultimodalidadeNeste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) 2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso v.9 n.2 2014reponame:Bakhtinianainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/S2176-45732014000200006info:eu-repo/semantics/openAccessKleiman,Angela B.por2014-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S2176-45732014000200006Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bakhtinianarevista@gmail.com2176-45732176-4573opendoar:2014-12-01T00:00Bakhtiniana - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento na contemporaneidade |
title |
Letramento na contemporaneidade |
spellingShingle |
Letramento na contemporaneidade Kleiman,Angela B. Letramento escolar Cultura digital Multimodalidade |
title_short |
Letramento na contemporaneidade |
title_full |
Letramento na contemporaneidade |
title_fullStr |
Letramento na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Letramento na contemporaneidade |
title_sort |
Letramento na contemporaneidade |
author |
Kleiman,Angela B. |
author_facet |
Kleiman,Angela B. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleiman,Angela B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento escolar Cultura digital Multimodalidade |
topic |
Letramento escolar Cultura digital Multimodalidade |
description |
Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2176-45732014000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
publisher.none.fl_str_mv |
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso v.9 n.2 2014 reponame:Bakhtiniana instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Bakhtiniana |
collection |
Bakhtiniana |
repository.name.fl_str_mv |
Bakhtiniana - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bakhtinianarevista@gmail.com |
_version_ |
1752127735274143744 |