Publicidade e consumo responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Tarcyanie Cajueiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016
Resumo: Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.
id PUC_SP-8_5b0f21f768c1625547670b06c1b4bb5c
oai_identifier_str oai:scielo:S1982-25532013000300016
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Publicidade e consumo responsávelconsumo responsávelsubjetividadespublicidadeDa perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016Galáxia (São Paulo) v.13 n.26 2013reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/S1982-25532013000300016info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Tarcyanie Cajueiropor2015-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1982-25532013000300016Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2015-07-15T00:00Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e consumo responsável
title Publicidade e consumo responsável
spellingShingle Publicidade e consumo responsável
Santos,Tarcyanie Cajueiro
consumo responsável
subjetividades
publicidade
title_short Publicidade e consumo responsável
title_full Publicidade e consumo responsável
title_fullStr Publicidade e consumo responsável
title_full_unstemmed Publicidade e consumo responsável
title_sort Publicidade e consumo responsável
author Santos,Tarcyanie Cajueiro
author_facet Santos,Tarcyanie Cajueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Tarcyanie Cajueiro
dc.subject.por.fl_str_mv consumo responsável
subjetividades
publicidade
topic consumo responsável
subjetividades
publicidade
description Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1982-25532013000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) v.13 n.26 2013
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1752127619890937856