Publicidade e consumo responsável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016 |
Resumo: | Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor. |
id |
PUC_SP-8_5b0f21f768c1625547670b06c1b4bb5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1982-25532013000300016 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade e consumo responsávelconsumo responsávelsubjetividadespublicidadeDa perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016Galáxia (São Paulo) v.13 n.26 2013reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/S1982-25532013000300016info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Tarcyanie Cajueiropor2015-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1982-25532013000300016Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2015-07-15T00:00Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade e consumo responsável |
title |
Publicidade e consumo responsável |
spellingShingle |
Publicidade e consumo responsável Santos,Tarcyanie Cajueiro consumo responsável subjetividades publicidade |
title_short |
Publicidade e consumo responsável |
title_full |
Publicidade e consumo responsável |
title_fullStr |
Publicidade e consumo responsável |
title_full_unstemmed |
Publicidade e consumo responsável |
title_sort |
Publicidade e consumo responsável |
author |
Santos,Tarcyanie Cajueiro |
author_facet |
Santos,Tarcyanie Cajueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Tarcyanie Cajueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo responsável subjetividades publicidade |
topic |
consumo responsável subjetividades publicidade |
description |
Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532013000300016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1982-25532013000300016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) v.13 n.26 2013 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1752127619890937856 |