Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840 |
Resumo: | Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social. |
id |
P_RS_0a0a504105790d01f0d873b529f3d36f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3840 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:72765917000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6Bins, Katiuscha Lara Genro2015-04-14T14:23:55Z2007-10-192007-01-22BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395838.pdf: 325518 bytes, checksum: 10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12979/395838.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTALEDUCA??O ESPECIALEDUCA??O E SOCIEDADEALFABETIZA??O (ADULTOS)JOVENS - EDUCA??OINCLUS?O SOCIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395838.pdf.jpg395838.pdf.jpgimage/jpeg2979http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/3/395838.pdf.jpg11fb6bb9d3d394710d7d93ef313874d6MD53TEXT395838.pdf.txt395838.pdf.txttext/plain236115http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/2/395838.pdf.txtcda8441c58e29c401cf06bbe7feeb2fcMD52ORIGINAL395838.pdfapplication/pdf325518http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/1/395838.pdf10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53MD51tede/38402015-04-17 15:54:57.53oai:tede2.pucrs.br:tede/3840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
title |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
spellingShingle |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais Bins, Katiuscha Lara Genro PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL EDUCA??O ESPECIAL EDUCA??O E SOCIEDADE ALFABETIZA??O (ADULTOS) JOVENS - EDUCA??O INCLUS?O SOCIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
title_full |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
title_fullStr |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
title_full_unstemmed |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
title_sort |
Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais |
author |
Bins, Katiuscha Lara Genro |
author_facet |
Bins, Katiuscha Lara Genro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29347181072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:72765917000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bins, Katiuscha Lara Genro |
contributor_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL EDUCA??O ESPECIAL EDUCA??O E SOCIEDADE ALFABETIZA??O (ADULTOS) JOVENS - EDUCA??O INCLUS?O SOCIAL |
topic |
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL EDUCA??O ESPECIAL EDUCA??O E SOCIEDADE ALFABETIZA??O (ADULTOS) JOVENS - EDUCA??O INCLUS?O SOCIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840 |
identifier_str_mv |
BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/3/395838.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/2/395838.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/1/395838.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11fb6bb9d3d394710d7d93ef313874d6 cda8441c58e29c401cf06bbe7feeb2fc 10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793078303948800 |