Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bins, Katiuscha Lara Genro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840
Resumo: Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social.
id P_RS_0a0a504105790d01f0d873b529f3d36f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3840
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:72765917000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6Bins, Katiuscha Lara Genro2015-04-14T14:23:55Z2007-10-192007-01-22BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395838.pdf: 325518 bytes, checksum: 10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12979/395838.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTALEDUCA??O ESPECIALEDUCA??O E SOCIEDADEALFABETIZA??O (ADULTOS)JOVENS - EDUCA??OINCLUS?O SOCIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395838.pdf.jpg395838.pdf.jpgimage/jpeg2979http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/3/395838.pdf.jpg11fb6bb9d3d394710d7d93ef313874d6MD53TEXT395838.pdf.txt395838.pdf.txttext/plain236115http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/2/395838.pdf.txtcda8441c58e29c401cf06bbe7feeb2fcMD52ORIGINAL395838.pdfapplication/pdf325518http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/1/395838.pdf10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53MD51tede/38402015-04-17 15:54:57.53oai:tede2.pucrs.br:tede/3840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
title Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
spellingShingle Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
Bins, Katiuscha Lara Genro
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL
EDUCA??O ESPECIAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
ALFABETIZA??O (ADULTOS)
JOVENS - EDUCA??O
INCLUS?O SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
title_full Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
title_fullStr Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
title_full_unstemmed Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
title_sort Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais
author Bins, Katiuscha Lara Genro
author_facet Bins, Katiuscha Lara Genro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:72765917000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Bins, Katiuscha Lara Genro
contributor_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL
EDUCA??O ESPECIAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
ALFABETIZA??O (ADULTOS)
JOVENS - EDUCA??O
INCLUS?O SOCIAL
topic PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA MENTAL
EDUCA??O ESPECIAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
ALFABETIZA??O (ADULTOS)
JOVENS - EDUCA??O
INCLUS?O SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Minha pesquisa ? de car?ter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a tem?tica da Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida atrav?s das suas rela??es com a escola, a fam?lia e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que import?ncia tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetiza??o de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclus?o destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se prop?e a realizar uma triangula??o entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Te?rico elaborado, abordo e destaco concep??es e princ?pios te?ricos sobre Alfabetiza??o, Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para al?m das concep??es educativas tradicionais. Os dados emp?ricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, inclu?dos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se prop?s a realizar uma reflex?o e problematiza??o acerca de tr?s tem?ticas que, embora fa?am parte de nosso cotidiano educacional, ainda n?o haviam sido articuladas e entrela?adas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer rela??es entre a Alfabetiza??o, a Educa??o de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ?tica dos pr?prios sujeitos investigados, que deram ? pesquisa o tom de suas pr?prias viv?ncias e expectativas, o que favoreceu que as an?lises se assentassem sobre um escopo te?rico-pr?tico que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a aten??o tamb?m para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclus?o social.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840
identifier_str_mv BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-s?cio-culturais envolvidos na alfabetiza??o de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/3/395838.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/2/395838.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3840/1/395838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11fb6bb9d3d394710d7d93ef313874d6
cda8441c58e29c401cf06bbe7feeb2fc
10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793078303948800