Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, C?ntia Murussi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
Resumo: Esta disserta??o pesquisou as compet?ncias, os saberes e o impacto da capacita??o dos professores das Salas de Recursos de alunos com Defici?ncia Visual. Esta necessidade surge da import?ncia em aprofundar o conhecimento espec?fico da ?rea da Defici?ncia Visual, isto ?, saberes e compet?ncias necess?rias a atua??o dos professores frente a este alunado. A partir do di?logo que estabelecemos com autores como Jacques Delors, Maurice Tardif, Maria Teresa Egl?r Mantoan, Philippe Perrenoud, Deborah Deutsch Smith entre outros, pensamos que o professor, um dos agentes do processo educativo, ? pe?a fundamental na condu??o do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e, a partir deste instrumento, ouvimos 17 professores que trabalham com deficientes visuais nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viam?o, Canoas, S?o Leopoldo, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Ant?nio da Patrulha, Santo ?ngelo, Gravata?, Alvorada. As entrevistas foram realizadas em sua maioria nas Escolas, com grande colabora??o dos professores participantes. Os principais resultados que emergiram desta pesquisa foram: a) as tr?s disciplinas: Inform?tica, Orienta??o e Mobilidade e Soroban que comp?em o atendimento especializado dos alunos com defici?ncia visual, ainda n?o s?o vistas como prioridade no ensino destes alunos pelos professores pesquisados; b) na percep??o dos professores pesquisados o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com defici?ncia visual n?o acontece de forma isolada, mas tamb?m na intera??o entre os colegas videntes; c) a compet?ncia mais valorizada nas entrevistas foi a compet?ncia t?cnica/Aprender a conhecer/Saber, seguidas pelas a Aprender a Fazer/Saber Fazer/Compet?ncias Metodol?gicas, Aprender a Conviver/Saber Estar/Compet?ncias Participativas e a Compet?ncia Aprender a Ser/Saber Ser/Compet?ncias Pessoais; d) os profissionais pesquisados demonstraram em sua maioria clareza da import?ncia do seu trabalho para os alunos deficientes visuais, apesar de indicarem a necessidade de maior capacita??o nas disciplinas espec?ficas do atendimento educacional especializado para deficientes visuais, particularmente nas disciplinas orienta??o e mobilidade, inform?tica e soroban ; e) a inclus?o educacional dos alunos com baixa vis?o ou cegueira ? relatada como bem sucedida nas Escolas em que as Salas de Recursos cumprem seu papel. Com a an?lise destes resultados, obtivemos um melhor entendimento do trabalho do professor da Sala de Recursos e do funcionamento deste espa?o como recurso fundamental de apoio ? aprendizagem dos alunos com Defici?ncia Visual.
id P_RS_135605052e32e15753819b82444d4e00
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3629
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Carvalho, Isabel Cristina de MouraCPF:00153371706http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2CPF:55247989015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200306U4Silveira, C?ntia Murussi2015-04-14T14:23:01Z2010-03-092010-01-06http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421421.pdf: 1873911 bytes, checksum: 6ec3f43239b04bab2464a9213ed565f1 (MD5) Previous issue date: 2010-01-06Esta disserta??o pesquisou as compet?ncias, os saberes e o impacto da capacita??o dos professores das Salas de Recursos de alunos com Defici?ncia Visual. Esta necessidade surge da import?ncia em aprofundar o conhecimento espec?fico da ?rea da Defici?ncia Visual, isto ?, saberes e compet?ncias necess?rias a atua??o dos professores frente a este alunado. A partir do di?logo que estabelecemos com autores como Jacques Delors, Maurice Tardif, Maria Teresa Egl?r Mantoan, Philippe Perrenoud, Deborah Deutsch Smith entre outros, pensamos que o professor, um dos agentes do processo educativo, ? pe?a fundamental na condu??o do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e, a partir deste instrumento, ouvimos 17 professores que trabalham com deficientes visuais nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viam?o, Canoas, S?o Leopoldo, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Ant?nio da Patrulha, Santo ?ngelo, Gravata?, Alvorada. As entrevistas foram realizadas em sua maioria nas Escolas, com grande colabora??o dos professores participantes. Os principais resultados que emergiram desta pesquisa foram: a) as tr?s disciplinas: Inform?tica, Orienta??o e Mobilidade e Soroban que comp?em o atendimento especializado dos alunos com defici?ncia visual, ainda n?o s?o vistas como prioridade no ensino destes alunos pelos professores pesquisados; b) na percep??o dos professores pesquisados o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com defici?ncia visual n?o acontece de forma isolada, mas tamb?m na intera??o entre os colegas videntes; c) a compet?ncia mais valorizada nas entrevistas foi a compet?ncia t?cnica/Aprender a conhecer/Saber, seguidas pelas a Aprender a Fazer/Saber Fazer/Compet?ncias Metodol?gicas, Aprender a Conviver/Saber Estar/Compet?ncias Participativas e a Compet?ncia Aprender a Ser/Saber Ser/Compet?ncias Pessoais; d) os profissionais pesquisados demonstraram em sua maioria clareza da import?ncia do seu trabalho para os alunos deficientes visuais, apesar de indicarem a necessidade de maior capacita??o nas disciplinas espec?ficas do atendimento educacional especializado para deficientes visuais, particularmente nas disciplinas orienta??o e mobilidade, inform?tica e soroban ; e) a inclus?o educacional dos alunos com baixa vis?o ou cegueira ? relatada como bem sucedida nas Escolas em que as Salas de Recursos cumprem seu papel. Com a an?lise destes resultados, obtivemos um melhor entendimento do trabalho do professor da Sala de Recursos e do funcionamento deste espa?o como recurso fundamental de apoio ? aprendizagem dos alunos com Defici?ncia Visual.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13301/421421.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O ESPECIALPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA VISUAL - EDUCA??OINCLUS?O ESCOLARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421421.pdf.jpg421421.pdf.jpgimage/jpeg3664http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/3/421421.pdf.jpg52e35699d670cd7ab33d2c60ef21681dMD53TEXT421421.pdf.txt421421.pdf.txttext/plain275670http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/2/421421.pdf.txt53402fd3a88985c8cdb29d8cd8da8a09MD52ORIGINAL421421.pdfapplication/pdf1873911http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/1/421421.pdf6ec3f43239b04bab2464a9213ed565f1MD51tede/36292015-04-30 08:15:38.892oai:tede2.pucrs.br:tede/3629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
title Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
spellingShingle Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
Silveira, C?ntia Murussi
EDUCA??O ESPECIAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA VISUAL - EDUCA??O
INCLUS?O ESCOLAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
title_full Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
title_fullStr Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
title_full_unstemmed Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
title_sort Professores de alunos com defici?ncia visual : saberes, compet?ncias e capacita??o
author Silveira, C?ntia Murussi
author_facet Silveira, C?ntia Murussi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00153371706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:55247989015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200306U4
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, C?ntia Murussi
contributor_str_mv Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O ESPECIAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA VISUAL - EDUCA??O
INCLUS?O ESCOLAR
topic EDUCA??O ESPECIAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA VISUAL - EDUCA??O
INCLUS?O ESCOLAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta disserta??o pesquisou as compet?ncias, os saberes e o impacto da capacita??o dos professores das Salas de Recursos de alunos com Defici?ncia Visual. Esta necessidade surge da import?ncia em aprofundar o conhecimento espec?fico da ?rea da Defici?ncia Visual, isto ?, saberes e compet?ncias necess?rias a atua??o dos professores frente a este alunado. A partir do di?logo que estabelecemos com autores como Jacques Delors, Maurice Tardif, Maria Teresa Egl?r Mantoan, Philippe Perrenoud, Deborah Deutsch Smith entre outros, pensamos que o professor, um dos agentes do processo educativo, ? pe?a fundamental na condu??o do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e, a partir deste instrumento, ouvimos 17 professores que trabalham com deficientes visuais nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viam?o, Canoas, S?o Leopoldo, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Ant?nio da Patrulha, Santo ?ngelo, Gravata?, Alvorada. As entrevistas foram realizadas em sua maioria nas Escolas, com grande colabora??o dos professores participantes. Os principais resultados que emergiram desta pesquisa foram: a) as tr?s disciplinas: Inform?tica, Orienta??o e Mobilidade e Soroban que comp?em o atendimento especializado dos alunos com defici?ncia visual, ainda n?o s?o vistas como prioridade no ensino destes alunos pelos professores pesquisados; b) na percep??o dos professores pesquisados o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com defici?ncia visual n?o acontece de forma isolada, mas tamb?m na intera??o entre os colegas videntes; c) a compet?ncia mais valorizada nas entrevistas foi a compet?ncia t?cnica/Aprender a conhecer/Saber, seguidas pelas a Aprender a Fazer/Saber Fazer/Compet?ncias Metodol?gicas, Aprender a Conviver/Saber Estar/Compet?ncias Participativas e a Compet?ncia Aprender a Ser/Saber Ser/Compet?ncias Pessoais; d) os profissionais pesquisados demonstraram em sua maioria clareza da import?ncia do seu trabalho para os alunos deficientes visuais, apesar de indicarem a necessidade de maior capacita??o nas disciplinas espec?ficas do atendimento educacional especializado para deficientes visuais, particularmente nas disciplinas orienta??o e mobilidade, inform?tica e soroban ; e) a inclus?o educacional dos alunos com baixa vis?o ou cegueira ? relatada como bem sucedida nas Escolas em que as Salas de Recursos cumprem seu papel. Com a an?lise destes resultados, obtivemos um melhor entendimento do trabalho do professor da Sala de Recursos e do funcionamento deste espa?o como recurso fundamental de apoio ? aprendizagem dos alunos com Defici?ncia Visual.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/3/421421.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/2/421421.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3629/1/421421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52e35699d670cd7ab33d2c60ef21681d
53402fd3a88985c8cdb29d8cd8da8a09
6ec3f43239b04bab2464a9213ed565f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793076219379712