O processo de significa??o da experi?ncia museal : um estudo sobre o contexto pessoal de professores de ci?ncias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3396 |
Resumo: | Diversos pesquisadores v?m estudando os resultados cognitivos e afetivos das experi?ncias de visitas de grupos escolares aos museus de ci?ncias, assim como os fatores que ampliam a experi?ncia de aprendizagem nestes espa?os de educa??o n?o-formal. No entanto, poucas investiga??es t?m analisado o papel do professor na iniciativa de realiza??o de uma visita ao museu com seu grupo de alunos. Este trabalho se prop?e a investigar as percep??es dos professores que visitam o MCT-PUCRS com seus alunos, sob a ?tica do processo de constru??o de significados da experi?ncia museal, dentro do contexto pessoal do professor, analisando suas expectativas, motiva??es, estrat?gias e conex?es pretendidas entre a visita ao museu e o ensino de ci?ncias na escola. A pesquisa foi orientada por uma abordagem quantitativa e qualitativa, com entrevistas feitas com os professores visitantes. Os discursos foram analisados utilizando a an?lise discursiva textual. Os resultados mostram que os professores, em sua maioria, freq?entam o museu anualmente e suas primeiras experi?ncias de visita remetem a mem?rias de sua adolesc?ncia, como alunos da educa??o b?sica ou superior, sempre marcadas por emo??es positivas e pelo encantamento. Os professores revelam motiva??es intr?nsecas para a visita, como a amplia??o de conhecimentos e uma forma??o continuada, assim como justificativas ligadas ao crescimento e aprendizagem dos alunos. Motiva??es extr?nsecas, como atividades planejadas pela escola s?o utilizadas por uma minoria. As expectativas dos professores est?o diretamente relacionadas ?s suas motiva??es, incluindo modifica??es em sua pr?tica docente. O prazer e divers?o esperados na visita n?o est?o desvinculados da aprendizagem, assim como a amplia??o do interesse e a curiosidade dos alunos em ci?ncias e a complementa??o de conte?dos. Sobre as pr?ticas de visitas dos professores e suas perspectivas de rela??o com o ensino formal, encontra-se uma grande diversidade de op??es de escolha e controle das atividades dos alunos, que revelam diferentes concep??es de aprendizagem. As atividades planejadas no retorno ?s escolas, relacionadas ? visita??o, incluem relatos orais e escritos e organiza??o de mostras ou feiras de ci?ncias. Todos esses mecanismos de avalia??o p?s-visita mostram uma preocupa??o com a preserva??o e contextualiza??o da experi?ncia museal em outros contextos, como na escola. Os resultados da pesquisa mostram que o Modelo Contextual de Aprendizagem, de Falk e Dierking (2000), apresenta-se como uma base te?rica ?til na organiza??o e an?lise das investiga??es sobre a aprendizagem em espa?os de educa??o n?o formal. |
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